Entrevista com Picture

Os holandeses Picture fazem parte do nosso imaginário juvenil quando nos deliciávamos a escutar o fantástico Eternal Dark perdido no meio de uma compilação em vinil! Agora estão de regresso com nova energia e um novo álbum e para Via Nocturna é uma honra reencontrar estes monstros sagrados do hard rock que com Old Dogs, New Tricks provam que ainda estão para durar. Parco em palavras, o colectivo, ainda assim, não se esquivou a falar dos novos e dos velhos Picture.

Os Picture são uma mítica banda de hard rock. O que vos motivou a regressar passados tantos anos?
Jan Bechtum colocou alguns videos antigos da banda no Youtube e a reacção foi fantástica! E aí pensamos: hey, ainda há vida no velho cão! Mais ou menos pela mesma altura, a Sweden Rock perguntou-nos se não queríamos actuar lá e então, começámos a ensaiar e sentimo-nos bem.

Durante estes anos de ausência, estiveram de alguma forma ligados à música ou afastaram-se completamente?
Eu fiz algum trabalho como músico de sessão. Fiz um álbum com uma nova banda chamada Emergency e comecei uma nova banda com o meu filho baterista Tim, chamada Dead Legacy.

O lineup mantém-se o mesmo ou houve necessidade de fazerem algumas modificações?
A única mudança foi na ordem dos membros da banda. Todos foram membros dos Picture, embora em períodos diferentes. E temos, também, um novo guitarrista. Chama-se Peter Bourbon e é ex-Vengeance.

Na altura de Eternal Dark, por exemplo, os Picture era os principais representantes da cena holandesa. Actualmente o vosso país é uma potência mundial. Na vossa opinião o que terá contribuído para esta evolução?
Penso que a Holanda acabou por ser reconhecida como sendo um dos países pioneiros do hard rock e do metal. Temos excelentes bandas e músicos.

E como se sentem agora que regressam e têm um novo álbum em mãos?
Muito felizes… a resposta tem sido excelente e parece que o velho metal nunca foi embora.

O titulo deste novo album, Old Dogs, New Tricks tem alguma coisa relacionada convosco?
Sim, mais com a banda e com o álbum. Nós, a banda, somos os old dogs; e o novo CD é o
new tricks.

Parece-me que estão em excelente forma! Como está a ser a reacção dos velhos fãs?
Sim, estamos bem vivos! E agora há diferentes gerações a virem aos nossos concertos, desde os mais jovens até aos mais velhos.

Parece estar a haver um crescente movimento de recuperação do hard rock. Sentem que a nova geração pode ouvir e gostar de Picture?
Metalheads sempre estiveram interessados na história da sua música favorita e é po
r isso que estamos aqui.

Já tiveram a oportunidade de testar Old Dogs… ao vivo? Como foram as reacções?
Já tocávamos algum material novo ainda antes de Old Dogs ter saído. Algumas canções até aparecem num CD ao vivo. E sim, as reacções têm sido fantásticas!

Quanto ao futuro, suponho que queiram aida presentear-nos com muito e bom hard rock? Que projectos têm em mente?
Planeamos lançar um novo álbum em Outubro. E esperamos gravar uma versão actualizada de Eternal Dark para esse CD. Fiquem atentos ao nosso myspace.

Comentários