Entrevista - Zerozonic

Conhecido pelo seu trabalho nos BloodRedThrone e como live-guitarrist dos Satyricon, Daniel Olaisen criou os Zerozonic para exprimir a sua paixão pelo groove metal. Originalmente lançado pela própria editora da banda em finais do ano passado, God Damn, Better, Best, o segundo trabalho da banda acaba de ser relançado pela Mayhem Music. Já a preparar um terceiro disco, Daniel Osaisen, respondeu a Via Nocturna.

Viva, podes apresentar os Zerozonic aos fãs portugueses?
Saudações a todos. Zerozonic é uma banda de groove metal da Noruega formada por Daniel Olaisen (BloodRedThrone) em 2004. Já lançámos dois álbuns e vamos gravar um novo no final deste ano. Somos descritos como uma ótima banda ao vivo e somos muito enérgicos!

Os Pantera parecem ser uma das vossas influências. Que outras mais ocorrem?
De facto, o nosso primeiro álbum foi bastante inspirado pelos Pantera e cada banda que toque groove metal deve ser inspirada pela maior banda de sempre do género! De qualquer forma, o nosso segundo álbum é mais detalhado e sofisticado e há muito mais coisas a acontecer. Quanto ao nosso terceiro álbum, será muito mais pesado e agressivo do que os anteriores. Eu acho que os fãs de Lamb of God, Chimera, Pantera e afins vão gostar de Zerozonic. O que nos torna um pouco diferentes é o nosso vocalista. Ele é muito criativo e adiciona o seu próprio som muito distinto!

A respeito de God Damn, Better, Best, como o descreverias?
Primeiro que tudo, este álbum foi gravado em 2008 e com um baterista e baixista diferentes. Enfim, são nove músicas pesadas sem nunca perder o groove, mas sempre a adicionar mais, com mais riffs e solos e muita coisa a acontecer ao nível dos vocais.

E que diferenças apontas entre este e o primeiro álbum?
A estreia apresentou um groove simples e direto. Este marca um passo em frente. Talvez um pouco mais original. No entanto, ambos os álbuns têm a marca Zerozonic.

Este disco foi lançado em dezembro passado pelo vosso próprio selo. Agora chega a distribuição mundial. Esta é a mesma versão que tinham lançado antes ou tem alguns extras?
É exatamente a mesma. Nós imprimimos o álbum no ano passado e, em seguida, chegámos a um acordo. Agora também está disponível no iTunes, ou seja, desta vez é um lançamento oficial.

Curiosamente, o mesmo já tinha acontecido com a vossa estreia: primeiro a edição em nome próprio e depois um relançamento pela alemã Rockline Records…
Sim, mas é apenas uma coincidência. Pelo menos nossa editora atual é séria. Coisa que a Rockline nunca foi...

Como se processou o contacto com a Mayhem Music? Este álbum foi o referencial?
A Mayhem Music está sediada na minha cidade e desde o inicio que tenho estado atento a ela. Também testei os seus estúdios há algum tempo com outro projeto meu e considero que o gerente é uma excelente pessoa para se trabalhar!

Sendo que tu és um músico muito experiente, desde quando sentiste necessidade de formar uma banda para tocares a tua paixão pelo groove metal?
Eu tenho uma mente aberta a qualquer tipo de metal. Comecei a ouvir e a tocar metal extremo desde muito cedo, e ainda gosto desse estilo, mas gosto muito de metal com base em groove e foi por isso que eu formei os Zerozonic.

Este disco não foi gravado pelo atual line-up, certo? Podes explicar melhor?
God Damn, Better, Best foi gravado em 2008. O baixista original gravou os dois primeiros álbuns dos Zerozonic antes de sair. Ele agora está nos Tristania. O baterista também tocou em ambos os álbuns antes de sair da banda, embora houvesse um baterista antes dele que começou a banda comigo. Enfim, sinto-me bastante confiante com a formação atual e temos uma química perfeita. Mal posso esperar para gravar o nosso primeiro álbum juntos!

A terminar, que expectativas tens para os próximos tempos?
Só ainda fizemos um espetáculo de lançamento e alguns outros para promover God Damn, Better, Best. Agora, estamos ansiosos para gravar o nosso terceiro álbum, Aftersane, com o novo line-up e mostrar um lado ainda mais pesado e agressivo dos Zerozonic. Estamos, também estamos a planear a nossa primeira tournee europeia em 2012! Felicidades e confiram o nosso vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=yB1eiyBl75Y

Comentários