RIP - Malcolm Young (AC/DC) - We Salute You!

Entrevista: Fischer's Flicker

Um dos mais ecléticos lançamentos do ano chega-nos do músico de Chicago Scott Fischer e do seu novo projeto Fischer’s Flicker. Seguindo as suas regras já habituais nos seus anteriores coletivos, Katmandon’t, embarca numa viagem de extrema musicalidade e algum experimentalismo. Via Nocturna foi conhecer este carismático músico e perceber as suas motivações para a criação de mais uma obra de excelente nível.
 
Olá Scott! Obrigado por responderes a Via Nocturna. Antes de mais, podes falar-nos um pouco da tua carreira musical para os roqueiros portugueses?
Certamente! Eu sempre toquei a diversos níveis desde os tempos da escola. É uma daquelas coisas em que todos nós temos um propósito neste planeta e eu sinto que o meu dever principal é o de estar envolvido com a música: na escrita, realização, produção, engenharia de gravação, etc. Gostaria de poder dizer que este é o meu único meio de produtividade, mas também desenvolvo sites (que, por sua vez, contribui para os gastos da música!)
 
Depois de uma carreira de 15 anos, quando e por que sentiste necessidade de criar este novo projeto? Quais são os seus propósitos?
Eu gosto de tocar música de outras pessoas, mas uma das minhas maiores alegrias é escrever meu próprio material! O meu principal objetivo é simplesmente para ter mais música minha lá fora. Eu gosto de escrever em muitos estilos diferentes o que parece ser tanto uma bênção como uma maldição. Alguns parecem confusos com a diversidade, enquanto outros parecem apreciar o fato de não estarem sempre a ouvir a mesma coisa de mim.
 
E mudaste o teu processo de escrita para este novo projeto ou seguiste as mesmas regras?
Eu diria que o meu processo de escrita tem praticamente permanecido o mesmo durante toda a minha carreira. Às vezes as letras vêm em primeiro lugar, às vezes, a melodia surge primeiro. Às vezes as músicas são escritas muito rapidamente, às vezes eu tenho que trabalhar e trabalhar com eles, até que finalmente se faça luz.
 
Katmandon't é um interessante cruzamento entre musicalidade e estranheza. concordas? Era este também um dos teus objetivos?
Observação interessante! Concordo até certo ponto, mas diria que os meus lançamentos anteriores (especificamente o trabalho Carpe P.M.: Honor Comes Only After Humility com os Deja Voodoo e Famous Last Worlds com os Babaganoo) oferecem mais estranheza ainda! Com este álbum atual (Katmandon't), eu não tinha um objetivo específico, mas possivelmente como eu amadureci na idade ou devido ao fato de ter passado por alguns momentos difíceis na vida, o material parece estar mais no lado "sério" desta vez.
 
E porque uma escolha de um nome como Katmandon't? É um jogo de palavras…
Exatamente! O meu irmão é que veio com essa ideia e… pegou!
 
Neste álbum há um núcleo de músicos permanente e outros que têm aparições mais reduzidas. Como se processou a escolha dos músicos que tocam que aqui tocam contigo?
A maioria dos músicos que tocaram no álbum, já tocou em encarnações anteriores da banda ou ainda está a tocar. Há algumas excepções em situações em que eu procurava um instrumento e/ou estilo especifico.
 
A partir deste álbum foram criados alguns vídeos. Qual é a tua intenção?
Na verdade, eu criei um vídeo para cada música do nosso espetáculo ao vivo! A ideia, desta vez, é fazer algo que nos diferencie de outras bandas. A minha solução foi desenvolver um vídeo para cada canção que pode ser projetado em telas colocadas em ambos os lados da banda e que serão sincronizados com o desempenho ao vivo. Dessa forma, podemos atingir o público com efeitos visuais, para além das nossas músicas!
 
Será por isso que as tuas/vossas performances ao vivo têm sido descritas como extravagantes?
Bem, como disse antes, temos incorporados vídeos ao vivo, de modo que nos ajuda a destacar dos demais. Também sou grande fã de artistas com fortes performances em palco, como Alice Cooper, Peter Gabriel e The Residents, por isso tento incorporar alguma teatralidade visual no espetáculo, ainda que com um orçamento apertado.
 
Várias personalidades da indústria musical têm escrito bons comentários sobre o álbum. Como reages a estas notícias?
É engraçado porque eu sempre fui um otário nas biografias do rock-n-roll e sempre me apercebi como esses artistas levam as críticas tão a sério. Eu sempre achei que pareciam 'bebês' quando ficavam chateados com uma crítica negativa. Isso foi até ter recebido algumas. Tu não consegues agradar a todas as pessoas ao mesmo tempo. Eu deveria saber isso - mas tem sido interessante como as opiniões realmente te afetam. As boas críticas deixam-me em êxtase! É tão bom ver que alguém percebe as centenas e centenas de horas que eu coloquei no álbum e que foi realmente apreciado e compreendido. Os maus comentários chateiam-me por isso sinto a vontade de entrar em contato direto com as pessoas que as escreveram para se explicarem. A razão acaba por prevalecer e eu percebo que sempre houve "cursos diferentes para pessoas diferentes". Não se pode agradar a todos!
 
E quanto aos teus outros outros projetos estão definitivamente parados?
Na realidade é tudo o mesmo projeto. Os Deja Voo Doo receberam uma ordem de cessar e desistir porque alguém detinha os direitos sobre o nome. Mudamos para Powderhouse e todos se confundiam sobre o nome e cansei-me de explicar isso a toda a hora. Babaganoo funcionou bem, mas depois eu coloquei um fim nos meus originais após o lançamento do álbum para perseguir outros interesses no momento (uma carreira mais lucrativa, ganhar dinheiro em versões, bem como dedicar os originais apenas para um ambiente de estúdio - a la Steely Dan). Quando finalmente chegou a hora de lançar esse álbum e começar a tocar os originais optei por Fischer Flicker uma vez que eu senti que este nome era o "melhor de dois mundos" já que incorporava o meu próprio nome e a banda com os outros músicos envolvidos.
 
Tens alguns espetáculos previstos para os próximos tempos?
De momento, estamos apenas a fazer espetáculos na área de Chicago, mas, como o interesse no álbum e do aumento da banda, temos de estudar a possibilidade de levar o show para outros locais. Como está Portugal nesta época do ano?
 
A terminar, queres dizer algo mais aos nossos leitores?
Se gostam dos vídeos que já viram e da música que já ouviram, por favor, comprem uma cópia do álbum e contem aos vossos amigos!

Comentários