RIP - Malcolm Young (AC/DC) - We Salute You!

Entrevista: Impera

J.K. Impera, Tommy Denander, Matti Alfonzetti e Mats Vassfjord são os nomes que constituem os Impera. Todos experientes, todos com um currículo que fala por si. Juntos estreiam-se para a Escape com Legacy Of Life. O baterista e mentor do projeto, J. K. Impera, conta a Via Nocturna que este é um projeto em desenvolvimento e que um novo álbum já está em preparação, mesmo com as inerentes dificuldades de agenda. Os amantes do hard rock feito como manda a tradição agradecem.
 
Obrigado por despenderes algum do teu tempo a responder a Via Nocturna. A primeira questão será lógica: porque o nascimento deste supergrupo chamado Impera? Quando e como decidiste criar esta entidade?
Eu encontrei o meu amigo John Corabi (Mötley Crue) num festival há uns três anos atrás e disse-lhe que estava a criar uma banda e que eu queria que ele assumisse os vocais. Ele disse sim imediatamente, mas infelizmente as nossas agendas não combinaram. Por isso chamei outro bom amigo, Matti Alfonzetti, e com ele a bordo tínhamos a banda completa. Tommy Denander e eu próprio já vínhamos a escrever material há algum tempo e como Mats Vassfjord é um dos meus amigos mais antigos, sabia que podia contar com ele para fazer parte dos Impera.
 
Então, a ideia surgiu há três anos mas quanto tempo demoraste para formar a banda e ter um álbum pronto?
Levei muito tempo para ter o álbum pronto e para que as canções soassem como eu queria, porque, como provavelmente sabes, Tommy e Matti estão muito ocupados com outros projetos.
 
Portanto, entendo que tenha sido uma tarefa difícil reunir todos estes nomes envolvidos na criação do álbum?
Não, eu conheço-os todos há mais de 20 anos, por isso foi tudo muito fácil.
 
Sendo este um line-up muito experiente, como foi o processo de escrita? Foi dividido por todos os membros ou não?
Todas as músicas foram escritas por mim, pelo Tommy e pelo Matti e tivemos a ajuda de Jörgen Bolmstad em algumas faixas.
 
Mas, o facto de todos os membros terem outras bandas de alguma forma afetou o processo de escrita ou gravação?
Atualmente toda a gente escreve no seu próprio estúdio e faz troca de emails. Isto funciona muito bem, especialmente quando se está em tournée, podemos trabalhar numa música através da Internet o que faz com que o processo de composição avance.
 
Como descreverias Legacy Of Life  para quem não conhece Impera?
Legacy Of Life é, na minha opinião, uma mistura entre Kiss, Van Halen e Whitesnake. É um clássico álbum de rock dos anos 80 com uma produção de 2012. Eu produzi o álbum e Lars Chriss dos Lion´s Share fez a mistura e co-produziu.
 
O artwork é de extrema beleza. Quem foi o responsável?
Foi feito por um amigo de Lars Chriss chamado Carl-André Beckston. Eu disse-lhe que queria algo com espaço e planetas e ele criou essa obra incrível.
 
Este é um lançamento Escape Music, uma editora conhecida pela excelência dos seus produtos dentro da cena hard rock. Será uma honra pertencerem a esta família, eu suponho. Como entraram em contato com a Escape?
O meu co-produtor Lars começou a enviar músicas no início da fase de mistura e uma das editoras que mostrou interesse foi a Escape e para mim foi ótimo assinar com eles. É uma empresa impressionante que trabalha arduamente para os seus artistas.
 
Como podemos considerar os Impera? Um projeto de um único álbum ou uma banda com projetos para mais gravações no futuro?
O nosso plano é continuar a gravar álbuns e fazer tournées. Eu já comecei a escrever canções para o próximo álbum dos Impera e espero que não tenhamos que esperar mais três anos.
 
Como vês o recente aumento de interesse na cena hard rock?
É ótimo, o hard rock sempre será grande e eu acho que há um pouco de hardrocker em toda a gente.
 
Têm alguma tournée agendada agora?
Estamos a planear fazer alguns festivais de verão na Europa e depois vamos voltar para estúdio.
 
Certamente há outros projetos em que alguns de vocês estarão envolvidos. Podes dizer-nos algo sobre isso?
Tommy está agora em tournée agora com Robin Beck (Tommy toca com a gente) e penso que o Matti está com os Red, White & Blues. Eu e o Mats vamos para uma tournée promocional de 10 dias pelos Estados Unidos.
 
Para concluir, queres acrescentar mais alguma coisa para os nossos leitores?
Comprem Legacy Of Life que não se arrependerão e esperamos vê-te na tournée no próximo verão.

Comentários