segunda-feira, 8 de abril de 2013

Entrevista: Judy Dyble

Personagem histórica de inegável valor, Judy Dyble continua a marcar presença assídua e de qualidade em termos discográficos. Depois do regresso com os Astralasia’s Marc Swordfish, veio Talking With Strangers, disco em nome próprio que chega agora a uma distribuição mundial depois de edições localizadas (nomeadamente no Reino Unido e Noruega). Para este ano ainda se espera outro trabalho de originais, mas para já a conversa que Via Nocturna manteve com Judy Dyble centrou-se particularmente no excelente Talking With Strangers.
 
Olá Judy! É um enorme prazer poder conversar consigo! Depois de uma carreira longa e excelente, como que se aposentou para se dedicar à família. O que a fez voltar em 2008?
Na verdade, até voltei um pouco mais cedo do que isso. Fui cantar no Festival Cropredy dos Fairport Convention na comemoração do seu 35 º aniversário em 2002. Eu cantei apenas duas músicas e a partir dessa performance ouvi dizer que a banda de trance/dance Astralasia’s Marc Swordfish estava interessada em testar a minha voz. Então comecei a gravar algumas músicas que se tornaram em alguns álbuns deles com edição limitada. Todos os meus vocais foram gravados na minha casa e depois adicionada a música de Marc através da internet. A última vez que eu tinha gravado tinha sido num grande estúdio na década de 70 e os avanços tecnológicos na gravação 35 anos depois foram tremendos o que tornou o meu regresso à música muito mais viável.
 
E quando surgiu o conceito de Talking With Strangers?
Quando em 2008 decidi que me queria afastar do que estava a fazer, comecei a conversar com Tim Bowness através do Myspace e ele sugeriu que ele e seu amigo Alistair Murphy, poderiam co-escrever e co-produzir algumas músicas comigo. Foi esse o início de Talking With Strangers. Foi principalmente gravado remotamente e, em seguida, habilmente costurado por Alistair.
 
 
 

Este é um álbum autobiográfico. Por que decidiu fazer um álbum assim?
Sim, acho que é, mas não era para ser. A única faixa real e autobiográfica é Harpsong. Tim e Alistair queriam criar uma canção longa e sugeriram que escrevesse um poema da minha vida musical, o que acabou por se transformar na base da música sobre o qual foram feitos os arranjos. Caso contrário, as músicas (com exceção de C'est la Vie e Neverknowing) apareceram de onde todas as músicas vêm. Principalmente desencadeadas por uma pequena ideia ou uma frase, ou apenas um pensamento ocioso. Às vezes, as palavras sugerem a música, outras vezes, a música sugere as palavras.
 
Musicalmente, como descreveria este álbum?
Não sei. Eu nem sequer tento descrevê-lo musicalmente. Ele é o que é, uma coleção de canções que se encaixam e que espero sejam musicalmente satisfatórias para ouvir. Fica para os outros tentar encaixar num estilo. Algumas pessoas ouvem prog, outras ouvem folk, outros ainda ouvem um pouco de jazz e outros ouvem outras coisas.
 
Todas as músicas são novas ou houve alguma recuperada a partir da sua antiga carreira?
Todas novas! Em alguns casos, as palavras foram escritas antes da música, noutros, a música veio primeiro. Foi uma coisa colaborativa. Nas primeiras gravações que fiz com Marc antes de Talking With Strangers foi discutida a possibilidade de usar algumas letras escritas há 30 anos mas foi posta de lado para usar mais tarde (muito mais tarde)!
 
Neste álbum teve a oportunidade de trabalhar com vários convidados. Foi difícil gerir tanta gente?
Não para mim, porque não tinha que 'administrar' nada. Esse foi o trabalho de Alistair! Tudo que fiz foi perguntar às pessoas minhas amigas, se eles gostariam de fazer parte deste disco. E felizmente Robert, Ian, Julianne, Celia, Simon e Jacqui todos disseram que sim. Pat Mastelotto é alguém que eu nunca conheci na vida real, mas a sua contribuição com os seus tambores e percussão foi maravilhosa! A maioria das contribuições foi enviada através da internet, embora Simon Nicol e Jacqui McShee tenham vindo aqui a minha casa para gravar um laptop com Alistair. Foi realmente um caso de logística e organização. Enviar a música para os músicos quando estava pronta para as suas contribuições.
 
De todos os convidados, talvez Ian McDonald e Robert Fripp sejam os mais conhecidos. Já se conhecem há muito tempo, por isso será fácil trabalhar juntos, não é verdade? Mas qual foi a sua contribuição específica neste trabalho?
Sim, de facto, conheço os dois há muito tempo, há mais de 40 anos. Ian e eu estávamos juntos há algum tempo e fomos à procura de outros músicos para trabalhar. Acidentalmente deparamo-nos com os irmãos Giles Irmãos e com Robert. Eu segui em frente e, enquanto eles se transformaram em King Crimson, eu tornei-me parte dos Trader Horne. Tenho mantido contato com ambos ao longo dos anos e Robert tem sido muito generoso com os seus sons e contribuições as quais se tornaram uma parte importante de Harpsong. Ian contribuiu com belas peças de flauta em Jazzbirds e Dreamtime e saxofone em Harpsong.
 

Neste álbum foram colocadas duas faixas bónus. Como é que elas surgem?
Houve três faixas que foram gravadas ao mesmo tempo que as usadas ​​no álbum, Waiting, Sparkling e Fragile. Quando me pediram para tomar uma decisão final sobre quais faixas que deveriam aparecer álbum original, estes três faixas, apesar de boas, não pareceram que combinassem bem com as outras faixas. Assim, guardamo-las para usar noutro lugar. Acabaram por ser lançadas numa edição limitada de um picture disc 7”. E decidimos utilizar Fragile como uma faixa bónus na versão norueguesa e as outras duas faixas como faixas bónus nesta nova edição, apenas para as tornar um pouco diferente da versão original.
 
Há também uma versão de C'Est La Vie. Algum motivo especial para a escolha desta canção? Sobre esta música acabou por dizer ser uma ressonância do seu passado para o seu futuro. Pode explicar-nos?
Antigamente, quando Greg e Peter trabalhavam no álbum de Greg para Trilogia dos ELP, eu e o meu marido Simon ficamos com Peter e a sua esposa, Stephanie e ouvimos um teste de prensagem do álbum de Greg. Para mim, C'est La Vie era definitivamente o melhor tema, junto com I Believe In Father Christmas. Na altura pensei que um dia gostaria de cantar essa música e, eventualmente acabei por fazer isso. A ressonância é que ela foi uma parte da minha vida há tantos anos e que, quando eu cantava, estava de volta à casa de Peter para ouvir essas músicas. E as lembranças eram ao mesmo tempo doces e amargas. Portanto, quando estávamos à procura de uma música para fazer uma versão para Talking With Strangers tive o prazer de cantar esta canção.
 
Já se pensou em apresentações ao vivo para estas músicas?
Há sempre possibilidades, elas foram cantadas ao vivo na festa de lançamento do álbum em 2009 e algumas foram cantadas num espetáculo em Londres no ano passado. Irei cantar algumas delas num outro espetáculo em julho, mas eu faço muito poucos espetáculos ao vivo porque tenho alguns problemas de saúde (vêm com a minha idade!!) e viajar e dar concertos não é algo que eu me sinta terrivelmente feliz a fazer.
 
Após este lançamento, o que acha que poderá fazer a seguir? Outro álbum está em questão ou definitivamente não?
Oh sim, há um outro álbum, que está quase pronto para ser lançado, mais uma vez pela Gonzo Multimedia, espero que em junho. Chama-se Flow And Change. Alistair voltou a co-escrever muitas das canções, produziu e fez a engenharia. Desta vez Tim não esteve envolvido, mas espero trabalhar com ele novamente algum dia. Matt Malley dos Counting Crows canta numa música, Mike Mooney dos Echo and the Bunnymen acrescentou viola noutro, Pat Mastelotto acrescentou bateria e percussão a muitas das faixas e Julianne Regan dos All About Eve co-escreveu uma música e cantou de novo para mim. E ainda temos belos arranjos de cordas criados por Phil Toms, interpretados primorosamente por Phil e Steve Bingham (de No-Man) e outros em muitas das faixas. Há semelhanças com Talking With Strangers uma vez que vários dos principais músicos voltam a tocar nele, mas eu nunca faço a mesma coisa duas vezes, de modo que este novo álbum afasta-se numa direção um pouco diferente. Espero que as pessoas gostem.
 
Finalmente seria uma honra para nós se pudesse acrescentar algo mais para os nossos leitores...

Estou muito contente por ter sido convidado a fazer esta entrevista e estou honrada de ser capaz de contar um pouco sobre Talking With Strangers e outros pedaços da minha vida musical. Eu espero que tenham o prazer de ouvir a minha música – pelo menos tanto quanto eu tive em fazê-la!

Sem comentários: