RIP - Malcolm Young (AC/DC) - We Salute You!

Entrevista: Flash

Há mais de 40 anos que os prog rockers britânicos Flash não editavam um álbum de material original. Ray Bennett e Colin Carter, dois membros fundadores decidiram que estava na hora de voltarem a juntar os Flash. Embora nem todos os membros originais tenham aceitado participar, o novo álbum não belisca minimamente o legado deixado por um dos nomes mais importantes dentro do género. E os dois elementos falaram abertamente a Via Nocturna do presente e recordaram as situações mais e menos positivas de um passado curto mas significativo.

Viva e obrigado pela vossa disponibilidade para responder a Via Nocturna, é um prazer. Quando e por que vocês decidiram gravar um novo álbum de Flash?
Ray Bennett (RB): Obrigado a ti. Fico feliz em responder a algumas perguntas. Quanto ao novo álbum, tratou-se de uma progressão de acontecimentos que nos levaram a este novo registo. No início de 2000, todos os membros originais dos Flash entraram em contato novamente depois de um longo hiato sem contactos. Falei com Colin Carter e, eventualmente, as nossas conversas começaram a voltar-se para a ideia de uma parceria musical novamente. Além disso, havia a possibilidade de reformar Flash com os outros membros originais. Um amigo meu agente incentivou essa ideia e tornou-se nosso booking agent. Pete Banks foi convidado, assim como Mike Hough, embora não tenham seguido mesmo parecendo animados inicialmente com a ideia. Depois, os Flash foram convidados para tocar no The Baja Festival, no México, em 2005 e Peter e Mike Hough ficaram fora, portanto eu e Colin e fizemos esse espetáculo como um duo. Depois continuamos a trabalhar como um duo e com uma banda (The Bennett Carter Band) tocando uma variedade de material. E fizemos imensos concertos. Mais tarde, por volta de 2008 ou algo assim, alguém me sugeriu que deveríamos fazer uma nova versão dos Flash com novas pessoas e novos temas. A ideia agarrou-me de imediato. Mas encontrar as pessoas certas para se encaixar numa banda como Flash provou ser bastante difícil e decorreu mais do que um ano até chegarmos ao estado atual. Colin e eu sentimos que um novo álbum deveia ser genuinamente novo e não uma re-hash do nosso passado. Escrevemos toneladas de ideias, por isso não foi muito difícil de pô-lo a rolar. Apenas tivemos que deixá-lo crescer e evoluir e ver o que acontecia. Mas isto foi muito lento por vários motivos. As primeiras sessões foram todas repetidas porque deixamos a primeira seção rítmica ir. Acabou mal para nós. Além disso, como os meus pais faleceram tive que fazer várias viagens longas para o Reino Unido. Assim, a gravação foi feita em episódios. Acho que o tempo trabalhou a nosso favor. Algumas ideias surgiram em fases posteriores que não poderiam ter acontecido sem essas lacunas na gravação e tempo para refletir. No geral tornou-se um álbum que reflete uns Flash mais adultos.
Colin Carter (CC): Ray e eu tínhamos trabalhado juntos e separadamente em muitos outros projetos desde que os Flash acabaram, mas nós dois sentimos que tínhamos mais a oferecer ao legado Flash. A formação original durou menos de 4 anos. Nós tentamos reformar a banda original com Mike Hough e Pete Banks a tempo para aparecer no Mexicali Prog Festival, em 2005, mas ambos não se comprometeram com o projeto, e assim Ray e eu executamos o material de Flash como um duo. Ray e eu permanecemos em contato e penso que por volta de 2009, começamos a escrever material com a ideia de gravar um novo álbum Flash. Moro na costa oeste em Oregon e Ray vive em Las Vegas, Nevada, que é apenas um voo de uma hora de mim, portanto começamos a gravar e a construir as faixas para o CD.

Então como se processou o recrutamento dos novos membros?
RB: Encontrar novas pessoas é sempre um pouco aleatório. Inicialmente, muitas vezes, começas com os amigos, ou amigos de amigos. O nosso baterista, Mark Pardy, também é Inglês, é um velho amigo meu que tocou no meu álbum solo, Whatever Falls, em Nova York, em 2001. Tocamos juntos uns anos antes também. Um excelente músico. O nosso homem dos teclados, Rick Daugherty estava aqui em Las Vegas e tive muita sorte em o encontrar. A propósito, Las Vegas tem alguns músicos de topo com todos os backgrounds e histórias interessantes. Rick tem um talento incrível e é muito trabalhador, muito completo, e, geralmente, um músico muito talentoso e escritor. Ele já tinha tocado rock progressivo, quando viveu na Alemanha. Ele rapidamente se tornou num membro permanente do line-up. O lugar do baixo é mais flexível. De momento não temos nenhum membro permanente. Wayne Carver, outro músico de Vegas que ama o rock progressivo, tem tocado baixo nos nossos shows até agora, embora eu tenha tocado todos os baixos no álbum atual. Todos nós pensamos que, como eu era o baixista original dos Flash deveria fazer o trabalho. Nesta banda o baixo tem um papel importante a desempenhar na escrita e desenvolvimento dos temas. Além disso, pensamos que nossos fãs antigos apreciariam se eu fizesse o trabalho de baixo.
CC: Naquela altura, não tínhamos line-up completo de modo que utilizamos os serviços de Paul Pace, baterista de Las Vegas em várias das primeiras faixas com Ray e eu adicionando guitarras, baixo, sintetizadores e vocais. Por essa altura, Ray foi apresentado a um teclista fabuloso, Rick Daugherty, que acrescentou os seus próprios floreados e se tornou um colaborador em tempo integral no projeto. Ray então recrutou o baterista Mark Pardy, que ele havia conhecido há muitos anos, para terminar as faixas restantes.

Este álbum foi gravado durante um período de três anos. Porque demorou tanto tempo?
CC: O CD demorou cerca de três anos para ser concluído. Queríamos o disco, quando foi terminado, não só para poder estar em igualdade com os álbuns anteriores, mas também para oferecer algo novo que era rico em detalhes e estruturas e energia. O trabalho era muito intenso, às vezes. Algumas músicas tiveram secções que foram gravadas e construídas, apenas para ser editadas a partir do final do disco. Um processo de refinamento que, naturalmente leva tempo.

E a respeito dos fãs? Como foi a reação dos mais antigos?
RB: Tem sido muito bom. Muitos disseram que tem o sabor da antiga banda, mas com um toque de modernidade também. Esta é a reação que eu esperava.
CC: Temos alguns fãs inveterados do original line-up que nos dias de hoje ainda nos acompanham e estavam interessados em ouvir algo novo dos Flash. A julgar pelo feedback que deram, eles estão muito felizes com o novo material e a nova sonoridade e estilo. Algo velho, algo novo. Descobrimos também o início de um novo público mais jovem, que nos estão a ver e a ouvir pela primeira vez.

Para este novo álbum escreveram sete novas canções, duas delas instrumentais. São todas as músicas recentes ou algumas delas vêm de seus tempos anteriores?
RB: Todo o material é novo, exceto Manhattan Morning, do nosso terceiro álbum Out Of Our Hands (1973) e é uma versão bastante diferente neste novo álbum. Tínhamos pensado ser uma peça acústica simples que destacasse a música em si, com arranjo menos instrumental. Também queria destacar a voz de Colin e um ambiente mais calmo é bom para isso. Tornou-se algo mais claro, tipicamente Flash! Realmente gosto da maneira como saiu. Uma boa mudança de ritmo para o álbum e uma rutura com alta energia. É muito agradável e bastante sofisticado.
CC: Eu tenho duas novas canções de minha autoria neste disco. Night Vision e 10 000 Movies, que foram ambas escritas durante esses 3 anos. A maioria dos principais e backing vocals e a maioria da estrutura da música e riffs de Night Vision, foram gravadas por mim no meu estúdio caseiro em Oregon e depois completado por Ray, Rick e Mark em Las Vegas. Eu reescrevi e acrescentei algumas das ideias líricas de Ray que formam o Grand Canyon. Para mim, colaborações líricas são difíceis. Imagino o cenário e, em seguida, posso preencher os detalhes sobre as minhas próprias músicas, mas trabalhar com as palavras de outra pessoa pode ser uma luta para mim. Afinal, as palavras saem da minha boca. Eu não quero dizer o que não quero dizer.

Precisamente, Manhattan Morning foi um tema recuperado, por assim dizer…
CC: Eu já a vinha a tocar a solo, apenas com voz e guitarra, no último par de anos. O atual feeling e ritmo é a maneira que eu a toco sozinho. Eu sempre senti que esta música foi quase ignorada na versão original do álbum devido à sua longa intro e solo no final. Peter estava a gravar o seu álbum a solo, na altura foi um pouco unco-operatório e não estava muito presente em estúdio quando estávamos a trabalhar nesta canção. Com esta nova gravação tentei pintar um quadro atmosférico com as letras e adicionar mais entrega vocal emocional. Adicionei um terceiro verso para a nova gravação e fiz um rearranjo dos refrões finais. Acho que saiu bem no CD. Os vocais também foram registados aqui no Oregon.

E há, também um cover de Hurt dos NIN. Porque escolheram essa música em particular?
RB: É uma canção grande e simples com impacto. Um pouco como um tipo de canção de John Lennon quando ele estava fazia o seu trabalho a solo mais dramático. Também combina com a voz de Colin. Nós brincámos com isso e ficou.
CC: Ray, Rick e eu estávamos a pensar em ideias de músicas de outros autores, quando nos deparámos com a versão de Hurt de Johnny Cash. Nessa altura, não tinha ouvido a versão de Trent Reznor e comecei a cantar por cima. Começamos uma jam e imediatamente sentimos algo promissor que poderia ser incluído ao vivo. Como podes ver acabou no CD. E as pessoas parecem estar a gostar.

Olhando para trás, como analisam os vossos primeiros lançamentos? E como analisam a ligação entre eles e este novo álbum?
RB: O primeiro álbum, Flash, foi muito bem ensaiado e, no geral, acho que tem o som mais "acabado" de todos os três primeiros álbuns. Havia duas músicas com possibilidades de serem singles e isso ajudou-nos muito. Tivemos um bom produtor que foi importante na altura. E lá estava Tony Kaye nos teclados com o som que tinha imaginado. Flash com teclados tem um som quente e cheio que era o que tínhamos imaginado no início. Com In The Can senti que naquela altura não estávamos prontos para fazer o álbum e que precisávamos de mais material. O que tínhamos era a outra metade do nosso set ao vivo e mais duas novas canções, Lifetime, de Colin e uma minha, Monday Morning Eyes. A minha tinha sido escrita pouco antes das sessões de gravação e organizada e ensaiada rapidamente em estúdio. Gosto da forma como saiu, parece muito fresco e inspirado para este dia. No geral, apesar de algumas reservas minhas, acho que é um disco decente. Acho que poderia ter sido melhor com uma maior variedade de músicas para escolher. Mas isso certamente representa um pouco do que estávamos a fazer ao vivo, apesar de ao vivo soar melhor, acho eu. Mesmo como um quarteto, sem os teclados tínhamos um som mais cheio, mais robusto do que foi capturado neste álbum. O disco é bem lembrado, o que é bom. Muitos fãs antigos até o consideram como favorito. No geral, algumas partes de Out Of Our Hands, o nosso terceiro e último registo desse período, ainda soa muito bem. Excelente a forma como toca aqui e ali e alguns dos melhores momentos de Flash. Mas todo o projeto foi muito apressado e acho que sofreu com isso. O motivo foi a pressão da editora para resultados rápidos e para nos levar de volta à estrada. Não houve tempo suficiente para escrever o que era crucial para os Flash, e ainda é hoje: tempo para obter os arranjos certos para uma canção. Ainda hoje, quando ouço o álbum apetece-me refazer os arranjos. Boas ideias foram encobertas. Na altura, muito foi tocado de maneira muito rápida e de forma muito ocupada para o meu gosto. Peter Banks também estava a trabalhar num álbum a solo ao mesmo tempo. Má ideia. Isso não ajuda. É difícil olhar para este álbum objetivamente agora. Portanto, muito não saiu da forma que eu imaginava e é difícil para apreciar o que está lá. Claro que os nossos fãs não sabem de tudo isso. Geralmente, não é considerado um dos nossos melhores. O álbum ao vivo Psychosync, da década de 90 era originalmente um bootleg, mas é uma boa gravação, uma vez que foi feita por uma estação de rádio para a transmissão ao vivo. Há um par de faixas extras que foram usados para preencher o álbum a partir de um programa de TV, Midnight Special, mas a qualidade deles não é muito boa. O programa de rádio foi gravado durante a nossa primeira tournée nos EUA de 1972, por isso é composto de material dos dois primeiros álbuns de estúdio. O material de som mais áspero é de 1973, portanto, inclui canções de Out Of Our Hands. Definitivamente vale a pena conferir. O título, Psychosync, é de uma das minhas canções. Foi uma palavra que eu inventei. O Star Trek usou a mesma ideia e chamou-lhe um "elo mental".

CC: Acho que existem alguns grandes momentos nos primeiros álbuns. Toneladas de ideias e muito fogo! No entanto, penso eu, tivemos algumas coisas que trabalharam contra nós naquele momento. O primeiro álbum, Flash, foi gravado antes de termos estado em frente a um público mas com o passar do tempo e com mais shows, a verdadeira natureza de cada canção revelou-se. A performance de Flash ao vivo era uma besta muito mais poderosa do que foi capturado em qualquer um dos registos. In The Can, o nosso segundo álbum, foi feito à pressa sob intensa pressão do nosso management e editora em Inglaterra. Nós ainda estávamos em tournée nos Estados a promover o primeiro álbum e deveríamos ter continuado a fazer isso em vez de voltar para o estúdio. O material era curto para o segundo álbum e as sessões foram amontoados entre tournées pela Europa e América. Este álbum tem um toque ao vivo mais intenso, a banda começou a desenvolver músculos. Ainda é favorito para muitos fãs. O terceiro álbum, Out Of Our Hands sofre ainda mais a partir de ideias e arranjos sub-desenvolvidos, e falta de tempo, mas, apesar disso, ainda tem seus momentos. Quanto à ponte entre os registos anteriores e o novo CD, eu diria que os compositores ainda são os mesmos, e são as mesmas vozes, embora tenhamos desenvolvido, amadurecido e, creio eu, melhorado com o tempo. A música ainda tem a vontade de sair e ainda é tecnicamente aventureira. Sonoramente, com a adição de um teclista em tempo integral, o som geral é mais rico e tem mais variedade e poder do que as peças orientadas originalmente para a guitarra, embora, claro, no início dos Flash a banda ser leve por qualquer padrão. Duas épocas, com uma perspetiva semelhante.

Depois deste renascimento dos Flash poderemos esperar mais álbuns no futuro?
RB: Isso é fácil de responder. Sim. Já estamos a planear o próximo álbum.
CC: Os Flash renasceram e, sem dúvida, virão mais discos. Eu não vejo nenhuma razão para não termos um outro álbum dentro de um ano, mais ou menos. Mas primeiro temos que apresentar este às pessoas. Datas ao vivo são o que nós precisamos agora.

A terminar, resta-me agradecer, mais uma vez, a vossa disponibilidade e perguntar se querem dizer mais alguma coisa que não tenha sido abordado nesta entrevista?
RB: Quando tiverem a oportunidade de ver os novos Flash ao vivo, venham ver-nos. Temos um grande som, por isso não percam. E damos presentes! Não, estava a brincar. Para além disso, podem visitar a nossa página no Facebook, Flash . Featuring Ray Bennett & Colin Carter e fazer LIKE. Depois, podem manter-se atualizados com o nosso progresso, consulte os nossos posts e notícias gerais. A página é dirigida por Sherry que recebe muitas coisas interessantes. E, haverá novos vídeos em breve.

CC: Espero que possamos vir e jogar para vocês em Portugal. Adoraríamos! Obrigado mais uma vez pelo interesse. Espero que haja algo aqui que possas fazer uso.

Comentários