Entrevista: Backflip

Nascidos em 2008 os Backflip esperaram até 2013 para editarem o seu trabalho de estreia já depois de terem alargado a sua base de ação com a entrada de um segundo guitarrista. A banda que conta com Inês Oliveira nos vocais destila um hardcore cruzado com algumas linhas melódicas que tem recebido boas críticas. O quinteto juntou-se para contar a Via Nocturna um pouco do seu historial e do trabalho desenvolvido nesta sua proposta homónima.

Viva, obrigado por despenderem algum tempo com Via Nocturna. Os Backflip já estão no ativo desde 2008. Como tem sido a vossa existência nestes anos?
Oi, tudo jóia!? (risos). A existência da banda tem sido dura, complicada, cara, mas ao mesmo tempo não existe nada que nos preencha mais o peito do que isto. Temos aprendido e evoluído imenso durante este percurso.

Sei que nasceram como um quarteto e que, posteriormente passaram a quinteto. Quais foram os motivos que presidiram à adição de um segundo guitarrista?
Na altura sentimos necessidade de adicionar a segunda guitarra, para alcançarmos outra profundidade. E assim apareceu o Miguel Morais.

Depois de um EP, este é a vossa estreia em formato longo. Recuperam algum tema do EP ou são tudo temas novos?
São tudo temas novos.

De que forma e quando surgiu a Hellxis no vosso caminho para lançar este trabalho?
Já conhecíamos o Emanuel há algum tempo de concertos da Hell Xis dos quais fizemos parte, outros a que assistimos enquanto público e a ligação acabou por ser algo natural... Na altura em que terminamos a gravação do LP, demo-lo ao Emanuel para apreciação e ele mostrou-se interessado em trabalhar connosco.

Sendo que Backflip já foi editado há já algum tempo, qual tem sido o feedback recebido por parte da imprensa e fãs?
A nós parece-nos que o público tem correspondido de maneira positiva a este nosso primeiro álbum. Quanto à imprensa, continuamos a ser surpreendidos por todas as reviews que têm surgido, de vários pontos do mundo, desde reviews americanas, alemãs, italianas, francesas, e nacionais, algumas delas com críticas bastante construtivas... E por todas as entrevistas que nos têm pedido para responder.

Como decorreu o processo de composição e gravação do álbum?
Em comparação ao EP, a composição deste álbum foi "uma dor de cabeça", no sentido em que andámos numa azáfama criativa constante, até estarmos satisfeitos com o nosso trabalho para seguirmos para a gravação. A gravação foram 3 semanas envoltas num ambiente brutal, no Generator Music Studios com o Miguel “Vegeta” Marques, na localidade de Assafora. Comemos, dormimos, rimos e fizemos música. Aprendemos e evoluímos imenso durante esta gravação, com a ajuda do Vegeta. Achamos que isso, mais as músicas novas que já levávamos, foi o perfect match.

Nas vossas próprias palavras, como caracterizariam este álbum?
É um álbum cheio de energia, com um grande contraste entre coros sing-a-long, riffs rápidos com melodia, e break downs do demo.

Em dezembro, irão compartilhar o palco com os mestres Agnostic Front. Como estão os níveis de ansiedade?
A bater ferros (risos).

E outras apresentações ao vivo, o que nos podem adiantar desde já?
Temos algumas datas marcadas. No dia 30 deste mês de outubro vamos tocar em Cascais no Stairway Club, com duas bandas italianas, os Tumulto e os La Prospectiva. No dia 2 de dezembro tocamos então com os Agnostic Front e com os Grankapo, e no dia 21 de Dezembro vamos tocar a Odemira com bandas ainda por anunciar... Outras datas a anunciar.

A terminar, mais uma vez obrigado e dou-vos a oportunidade de acrescentar algo mais ao que já foi abordado nesta entrevista?

Obrigado nós por nos darem a oportunidade de expor o nosso trabalho ao público, e aproveitamos para deixar a dica de que nos poderão ouvir em entrevista no dia 27 de outubro, pelas 23h, na rádio Popular FM, e para vos pedir que votem, caso gostem, num concurso em que Backflip está a participar, o Vans Warped Tour Europe, para nos habilitarmos a fazer parte do cartaz!! Façam-nos felizes!! (risos). Aqui fica o link: http://warpedeu.battleofthebands.com/u/Backflip
Backflip - Vans Warped Tour Europe Battle Of The Bands
warpedeu.battleofthebands.com

Comentários