Entrevista: Artical

Mike Dimareli está de regresso com o seu projeto Artical, cada vez mais forte e com maior projeção internacional. Com a lenda Mark Boals a assumir os vocais, Illusiox X serve também para assinalar o bom momento que a Grécia vive em termos metálicos. Um dos temas abordados nesta nossa conversa com Mike foi precisamente a presença de Mark Boals. Mas há mais para conferir.

Olá, é um prazer fazer esta entrevista e obrigado pela tua disponibilidade. Quem são os Artical?
É um prazer falar dos Artical para os fãs de metal portugueses. A banda existiu vários anos como um projeto de Mike Dimareli. O primeiro registo foi o álbum instrumental Fantasy, que foi lançado pela Secret Port Records em 2004. O segundo álbum intitulado Horizon foi um passo além para a banda. Músicos notáveis ​​participaram neste álbum, como Bill Axiotis que assegurou os vocais e Bob Katsionis nos teclados (foi também ele que fez os teclados do álbum Fantasy). A respeito deste novo álbum, Illusion X, acho que foi um grande incremento podermos trabalhar juntos com um grande cantor como Mark Boals!

Ainda bem que falas de Mark Boals. Como se deu o contacto com ele para vocalizar o disco?
Bem como tudo hoje em dia. Entramos em contato através dos nossos perfis no Facebook. Enviei-lhe uma música para ouvir. Ele gostou muito e foi tudo! Começou a gravar os vocais para o álbum inteiro!

E como foi trabalhar com essa lenda viva?
É uma enorme honra ter a colaboração de um vocalista assim! Há muitos anos que admiro o trabalho de Mark. Mas nunca acreditei que um dia fizesse um álbum com ele nos vocais!

Trabalharam juntos na Grécia ou ele fez o seu trabalho sozinho?
Cada um de nós fez o seu próprio trabalho individualmente. Deus abençoe a internet, porque era o mesmo que estarmos a trabalhar juntos no estúdio. Passamos muito tempo todos os dias a falar sobre as composições, letras e os vocais!


Illusion X surge seis anos após Horizon. Por que esse longo hiato?
Às vezes é melhor demorar mais tempo se pretendes inspiração para escrever as músicas! E também queria encontrar a voz adequada para assumir as músicas!

Terceiro álbum com terceira editora. Algum motivo em especial?
Bem, acho que, como a banda se desenvolveu, deve encontrar uma editora que possa apoiar o seu trajeto ascendente. As editoras anteriores foram boas para o status que a banda tinha na época, mas não para hoje em dia. E essa é a razão da mudança de editoras.

E agora na Pitch Black. Como se deu essa ligação?
Espalhámos o novo álbum por diferentes editoras na net. A Pitchblack estava entre as labels que mostraram interesse em assinar connosco. Decidimos assinar com eles porque ficámos satisfeitos com o seu comportamento para connosco.

Este é o primeiro álbum sem o nome de Mike Dimarelli no título da banda. Por quê? Este é um álbum mais coletivo que os anteriores?
Não diria isso. Bandas como Raimbow, Malmsteen costumavam ter o nome do elemento principal no nome da banda e também acabaram por o remover. Mike Dimareli Artical surgiu como uma ideia no primeiro álbum, por causa de seu estilo. Já que era um álbum de guitarra dever-se-ia referir o nome do guitarrista. Também já houve trabalho coletivo no álbum Horizon.

E há outras diferenças evidentes para os dois primeiros álbuns da banda?
Todos os álbuns de Artical têm algo diferente para oferecer aos ouvintes. Acho que Fantasy é mais melódico. O Horizon é um álbum escuro com riffs pesados ​​e agressivos. Illusion X mistura uma variedade de sons. Podes ouvir hard rock, metal épico, power metal, metal progressivo e algumas baladas suaves!


Há algum conceito subjacente a Illusion X?
Eu escrevi as letras tendo como base a minha vida. Esse é o principal conceito em Illusion X e também no álbum anterior Horizon.

De uma forma concisa, como descreverias a música em Illusion X?
Poderosa. Melódica. Sinfónica. Progressiva. E, claro, Metal!

Como têm sido as primeiras reações a Illusion X?
As primeiras reações dos nossos fãs e da imprensa são muito positivas e dão-nos uma grande satisfação pelo trabalho que desenvolvemos neste álbum!

Há já alguma tour planeada?
Queremos fazer alguns espetáculos ao vivo. Por enquanto não há nada especial programado! Mas fiquem atentos porque quando tivermos algum espetáculo será anunciado em todo o lado!

Obrigado mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa...
Os Artical gostariam de agradecer a todas as pessoas que participaram no álbum Illusion X e que ainda nos continuam a ajudar! Gostaria de agradecer aos fãs e à imprensa pela aceitação positiva do nosso novo álbum! Stay heavy!

Comentários