News

Notícias da semana – 28 de novembro de 2020

A Immrama Records a a Gonzo MultiMedia anunciaram o lançamento de Dark Horizons, o álbum de estreia dos Illuminae, o novo projeto de Ian Jones (Karnataka, Chasing The Monsoon) e Agnieszka Swita (Caamora). O álbum conta com os convidados especiais Steve Hackett (Genesis), John Helliwell (Supertramp), Troy Donockley (Nightwish), Craig Blundell (Steven Wilson), Luke Machin e Gonzalo Carrera. O álbum foi misturado por Joe Gibb. Dark Horizons será lançado a 12 de fevereiro de 2021, com o single de avanço Blood On Your Hands já disponível desde ontem.

 


Dez anos depois do lançamento do primeiro álbum de remixes, Remixed Vol. 1 editado em 2010, os temas da banda mais frenética da música portuguesa ganham novas cores e batidas no segundo álbum de remisturas editado pelos Kumpania AlgazarraRemixed Vol. 2, previsto para o início de 2021. E Let’s Go!, o primeiro single, foi remisturado por Dr. Fre & Sam Rabam, produtores belgas que têm trabalhado sobretudo com electro swing, balkan beat e house music. O videoclipe foi gravado por João Guimarães na mítica discoteca 2001 - Catedral do Rock no Autódromo do Estoril. No dis 12 de dezembro, os Kumpania Algazarra vão tocar no BENEFIT SMUP.

 


O primeiro álbum homónimo dos Iced Earth foi lançado originalmente há 30 anos e a Century Media Records está a promover a sua reedição de aniversário. Esta 30th Anniversary Edition traz uma nova remistura e remasterização de alta classe cortesia de Zeuss (Overkill, Queensrÿche etc.) e estará disponível em CD, LP, digipak e digital podendo ser requerido aqui . A data de lançamento é dia 18 de dezembro.

 


A Omnichord Records assinala o lançamento de uma dupla inesperada que abalou Cem Soldos em 2019 e é hoje imortalizada. São First Breath After Coma & Noiserv que contam agora história e trazem ares de novidade aos nossos dias com o lançamento de um vinil de 7 polegadas, de edição limitada a 250 unidades físicas e apenas disponível para compra no bandcamp dos artistas. Foi do cruzamento do rock explosivo de First Breath After Coma com as texturas e brinquedos de Noiserv que nasceram as versões dos dois temas presentes neste vinil. No Lado A está Don't Say Hi If You Don't Have Time For a Nice Goodbye, saído do segundo disco de Noiserv Almost Visible Orchestra, e que ganha agora uma orquestra bem visível e audível pelos First Breath After Coma, enquanto que o Lado B traz a Salty Eyes do segundo disco de First Breath After Coma que ganha aqui uma roupagem intimista e uma textura típica, resultante das dezenas de brinquedos sonoros que rodeiam Noiserv

 


Este Natal, os Lionheart vão ajudar a que crianças com doenças terminais tenham um período um pouco mais feliz. Por esta razão, a banda britânica lança duas canções com 100% das receitas a reverterem para a instituição Little Havens. A primeira, The Reality Of Miracles – Solstice Mix  a lançar a 29 de novembro em versão digital e a segunda, uma nova versão de Mary Did You Know, que, para além de digital, também terá uma versão em vinil branco 7’’, a 11 de dezembro.

 


Os fãs do trio hard rock canadiano TheMighyOne podem festejar porque os álbuns TheMightyOne (2008) e Shift (2012) foram alvo de uma reedição. Melhor ainda, será a primeira vez que estes títulos estão disponíveis no mercado europeu, com a edição a ter ocorrido ontem. Mas há mais: um novo álbum de originais está a caminho: chama-se Torch Of Rock ‘n’ Roll que será lançado a 26 de março de 2021.  

 


The King’s Head, quinteto da Holanda, é um coletivo de dark, melodic e progressive metal que apresenta um híbrido fresco, numa variação que vai do hard rock clássico ao grunge e do sludge ao metal melódico. O álbum homónimo estará disponível em formato digital a 18 de dezembro via WormHoleDeath Records.


 

Chicago tem mexido com o single de estreia dos Home Cookin' Band, intitulado Working For A Good Tip. O registo vocal de Anastasiya Protasevych, oriunda de Lviv na Ucrânia e a residir em Chicago, cruza a influência do blues e classic rock americano com o folk ucraniano, lembrando, um pouco, os The Cranberries. Na banda, ela também toca guitarra ritmo e piano. Para além de Anastasiya, os Home Cookin' Band são formados por Michael Costelloe (guitarra solo), Kevin Lahvic (baixo) e Jeff Gilbert (bateria), estes dois, antigos membros dos Matthew Morgan & The Lost Brigade.

 


Depois do seu último longa-duração, Slaves Of Time, a Glory Stables Records lançou ontem Christmatized, o novo EP dos alemães old school metallers Stallion. Este EP foi construído após os concertos terem sido cancelados devido à pandemia e, assim, a banda oferece uma prenda especial de natal aos seus fãs, num lançamento efetuado pela sua própria editora.


 

Ready For Boarding é o EP dos Stormhunter previsto para 18 de dezembro, numa edição a cargo da G. U. C. Os Stormhunter são uma banda alemã fundada em 1998 por Stefan Müller e Achim Heizelmann. Depois de alguns problemas que originaram uma mudança de nome para Subsphere, Stefan resolver reativar a banda em 2007 e escrever novos temas numa direção de heavy/power metal germânico. Avançando no tempo, Ready For Boarding, é o novo disco do coletivo, contendo 4 temas, sendo um deles uma versão (a primeira vez que isso acontece) de Antisocial. O vídeo de Two Beers (Or Not Two Beers) pode ser visto aqui.


Notícias da semana – 21 de novembro de 2020


Os Tanagra têm um novo single a caminho. Intitulado Seas Of Glass, serve para mostrar o atual momento da banda de Portland, transmitindo todo sentimento causado por uma série de recentes problemas que os têm afetado, embora os fãs consigam ouvir o som distintivo da banda americana. Até à data, os Tanagra já contam com dois lançamentos (None Of This Is Real, de 2015 e Meridiem, de 2019). O vídeo pode ser visualizado aqui.

 


Em maio, os Hammerschmitt anunciaram o fim da banda. Mas os alemães ainda têm um último presente musical para todos os seus fãs. Trata-se do single digital Ewigkeit (The Last Salute) que será lançado a 18 de dezembro via Massacre Records. É uma nova versão de uma das melhores canções da carreira da banda e serve como forma de agradecimento pela forma como foi recebida. O tema foi misturado e masterizado por Jan Vacik que aqui também assume os teclados.

 


Já está disponível a reedição remasterizada de Bourges 1979, duplo CD ao vivo dos Magma. Este concerto em particular permanece como um dos momentos de excelência da banda, parcialmente devido à tensão intensa e aos riscos corridos coletivamente, situação que a audiência ainda recorda nos dias de hoje. Este é mais um dos importantes testamentos da qualidade da banda francesa, num lançamento a cargo da Seventh Records.

 


Já está disponível o mais recente trabalho dos Dark Tranquillity. O sétimo álbum da banda sueca de melodic death metal surge quatro anos o galardoado com o Grammy Atoma e intitula-se Moment. Com ele já está disponível o vídeo para o tema Eyes Of The World onde já se podem ver os dois novos guitarristas Christopher Amott (ex-Arch Enemy) e Johan Reinholdz (Nonexist). Jens Bogren misturou e masterizou o disco nos Fascination Street Studios.

 


Disponível desde 13 deste mês, Blazeborn é o novo single dos Theragon. Este tema é retirado da estreia Where The Stories Begin que tem lançamento pela Art Gates Records a 18 de dezembro. Os Theragon são Ferran Quiles (vocais), Alejandro Ibáñez (guitarras), Enrique García (baixo), Hèctor Palanca (teclados) e Joan Andreu Quiles (bateria). 


 

Vêm do Chile, praticam symphonic metal, assinaram pela WormHoleDeath Records para a distribuição do seu novo álbum Beyond Imagination, nas ruas a 27 de novembro. Falamos dos Slaverty. Este é um disco em cada um dos temas traz uma marca registada mágica que torna a audição numa experiência única. Aqui podem ver o tema Be Free.


 

Os The Mammuthus, banda sueca de psyche rock/stoner rock assinaram pela Sliptrick Records. O coletivo nasceu em 2014 e já conta com dois EPs (Khatanga e The Herd Is Gathering) e um álbum gravado ao vivo em estúdio, Forever Tree. A principal caraterística do quinteto é a incrível mistura de estilos: doom, hard rock, blues e até metal. O novo álbum terá lançamento pela editora italiana em 2021.  

 


O coletivo americano de hard rock/metal, Holy Mother anunciou o lançamento do seu novo álbum, Face This Burn, em janeiro de 2021, via Massacre Records. Será um álbum com uma orientação moderna e com uma presença muito forte do vocalista Mike Tirelli, na liderança. Face This Burn foi misturado e masterizado por Kane Churko no The Hideout Recording Studio, em Las Vegas.


 

Regozijem! Anneke van Giersbergen vai voltar aos discos! A diva holandesa lança The Darkest Skies Are The Brightest a 26 de fevereiro via InsideOut Music. Lírica e musicalmente, a galardoada artista assina o mais evocativo álbum da sua carreira. Neste disco, o seu 23º lançamento, contam-se histórias com guitarras acústicas, cordas, sopros, percussões e, claro, toda a magia e harmonias da sua voz. Ao todo são 11 canções com uma Anneke na intimidade.

 


Os Collateral estão de regresso com a vingança do seu mais poderoso single até à data: Can’t Hold Me Down. Este novo single será lançado pela Roulette Media a 27 de novembro e foi gravado e produzido pela própria banda com mistura de Romesh Dodangoda (Bring Me The Horizon, Funeral For A Friend, Motorhead). Can’t Hold Me Down é, também, a primeira peça do novo e alargado line-up, agora convertido num sexteto. 




Notícias da semana – 14 de novembro de 2020


Com God Save The City, o artista da Bay Area Brad Brooks tem um regresso triunfante com o seu lançamento mais direto e soulful da sua carreira. O seu álbum de 2012, Harmony Of Passing Light trouxe-lhe comparações a nomes como Elvis Costello, Wilco, Brian Wilson e Queen e os planos eram regressar a estúdio o mais breve possível. Tal não se proporcionou porque, infelizmente, foi-lhe diagnosticado cancro na garganta. Com a recuperação conseguida dá-se, então o seu regresso à música com este álbum nas lojas desde 20 de novembro numa edição a cargo da Mouth Magic. O single Why Do You Hurt pode ser visto aqui

 


Os romanos Shores Of Null apresentaram um novo teaser do seu próximo álbum Beyond The Shores (On Death And Dying). Com cerca de 40 minutos e apenas uma faixa, este disco é uma viagem épica pelo processo do luto e é inspirado nos cinco estágios formulados pelo psiquiatra suíço-americano Elisabeth Kübler-Ross. Recomendado para todos os fãs de My Dying Bride, Paradise Lost e Amorphis, Beyond The Shores (On Death And Dying) tem lançamento a 27 de novembro via Spikerot Records e conta com Mikko Kotamäki (Swallow The Sun), Thomas A.G. Jensen (Saturnus) e Elisabetta Marchetti (Inno) como convidados.

 


Há 10 anos atrás um álbum foi lançado e mudou, para sempre, a imagem do dark metal, iniciando uma impressionante e consistente carreira no género. Falamos de Fears dos Lord Of The Lost. Aquilo que, inicialmente foi uma ideia de uma pessoa apenas, Chris Harms, evolui para uma banda completa e para as fundações de uma obra prima. Para celebrar o 10º aniversário deste lançamento, a Out Of Line Records promoveu a reedição de Fears, numa versão remasterizada e com a adição de seis faixas bónus.

 


Os novaiorquinos The Pretty Reckless anunciaram o lançamento do seu quarto álbum intitulado Death By Rock And Roll. O sucessor de Who You Selling For, de 2016, traz o selo da Century Media Records e edição agendada para 12 de fevereiro de 2021. Este trabalho foi batizado com o nome do primeiro single depois deste ter atingido a posição mais alta nas tabelas de rock dos EUA, onde permaneceu várias semanas.

 


No ano de 2020, um virus paralizou o mundo, mas, subitamente, surgido do nada, dois músicos, Michael Vetter e Roland Seidel lançam um novo e excitante projeto chamado Black & Damned. E para o seu primeiro álbum, Heavenly Creatures, chamaram Axel Winkler (Ihresgleichen) para a bateria, Axel Mackenrott (Masterplan) para os teclados, Ali Gözübüyük (Bionic Angels) para o baixo e Aki Reissmann (Pump) para a guitarra. O álbum sai a 29 de janeiro pela Rock Of Angels Records.

 


Os Catalyst Crime são um coletivo internacional de cinematic symphonic metal que acaba de assinar pela Massacre Records. O projeto começou em 2017 entre o baterista dos Xandria, Gerit Lamm e a vocalista americana Zoë Marie Federoff, sendo que, rapidamente, se juntaram o compositor orquestral e teclista Jonah Weingarten, dos Pyramaze, os guitarristas canadianos Tasha Reid e Kaelen Sarakinis, bem como o baixista Matt Federoff. O seu som é caraterizado por paisagens épicas de metal sinfónico, a intensidade negra do death metal e o espírito livre do prog metal. O álbum de estreia, homónimo, está previsto para 2021.

 


Shark Island foram, em tempos, a banda do famoso Gazzari’s na Sunset Strip. Assinaram com a Epic Records em 1989, lançaram a estreia Law Of The Order e viram os temas Dangerous e Father Time aparecerem no filme Bill & Ted's Excellent Adventure, bem como a canção My City no filme Point Break. Mais tarde, a banda trabalhou no álbum Bloodline que foi gravado entre a Croácia e Los Angeles. Foi produzido por Alex Kane (Life Sex Death, Enuff Z’Nuff), misturado pela lendária Sylvia Massy (Aerosmith, Smashing Pumpkins, Red Hot Chili Peppers) e lançado digitalmente em 2019 pela CMM/SAOL. No entanto, uma versão física era requerida pela Europa. E o resultado está aí: Bloodline 2.020 saiu ontem incluindo uma versão longa (nunca antes lançada) de Rock On The Rocks e o tema Someday totalmente regravado 

 


O supergrupo de prog rock Transatlantic, que junta Neal Morse, Mike Portnoy, Roine Stolt e Pete Trewavas, anunciou o lançamento do seu quinto álbum de estúdio intitulado The Absolute Universe. Este que é o primeiro disco de originais desde Kaleidoscope, de 2014, será lançado a 5 de fevereiro de 2021. The Absolute Universe será disponibilizado em duas versões: The Breath Of Life (Abridged Version) e Forevermore (Extended Version). Uma versão tem 90 minutos (duplo CD) e a outra 60, embora, afirma Mike Portnoy, o CD simples não seja uma mera versão editada do duplo, porque tem versões alternativas e, nalguns casos, novas gravações. A edição está a cargo da InsideOut Music.

 


Rage Of War é o quarto álbum do coletivo belga Fireforce. Produzido por R.D. Liapakis e Bob Briessinck e misturado pelo lendário Henrik Udd, este disco tem lançamento pela Rock Of Angels Records a 15 de janeiro de 2021. No total são doze (dez na versão em LP) canções ponderosas carregadas de agradáveis harmonias e componentes melódicos.


 

A lenda dos teclados Rick Wakeman vê agora ser disponibilizado uma edição deluxe e super deluxe do seu álbum Return To The Centre Of The Earth. Originalmente este clássico foi lançado em março de 1999 pela EMI e é a sequência do álbum Journey To The Centre Of The Earth, trabalho inspirado na obra de Júlio Verne. Conta com colaborações de membros de Ozzy Osbourne, Bonnie Tyler, Tony Mitchell, Trevor Rabin, Justin Hayward e Katrina Leskanich. A história é narrada por Patrick Stewart



Notícias da semana – 07 de novembro de 2020


O coletivo sueco Rave The Reqviem acaba de disponibilizar o novo single e vídeo retirado do álbum Stigmata Itch. A escolha para este que já é o terceiro single deste trabalho recaiu em Holy Homicide. Os Rave The Reqviem trazem um híbrido de metal e música eletrónica com coros cativantes e majestosas sinfonias e o seu quarto álbum Stigmata Itch tem edição pela Out Of Line Music a 4 de dezembro, tendo sido masterizado nos lendários Fascination Street Studios

 

George Tsalikis, frontman dos norteamericanos Zandelle, assinou com a Pure Steel Records, naquele que é um regresso a uma casa conhecida. De facto, o seu álbum a solo The Sacrifice, de 2016, já tinha sido promovido pela Pure Steel Promotion. Agora, o regresso é feito com Return To Power, com lançamento agendado para o primeiro trimestre de 2021. Da mesma editora, os Awaken anunciaram o lançamento do single Moment Of Truth, faixa retirada do seu próximo duplo álbum Out Of The Ashes, nas lojas a 27 de novembro.    

 


A Lusitanian Music apontou a data de 27 de novembro para a reedição de dois álbuns e um EP da lendária banda de technical thrash metal Intruder. No pacote estão incluídos os álbuns A Higher From Of Killing, originalmente lançado em 1989 pela Metal Blade e Psycho Savant (1991, Metal Blade), bem como o EP Escape From Pain, lançado entre os dois álbuns, no ano de 1990. As pre-orders podem ser feitas aqui.

 


Fundados em 1998 por Dushan Petrossi, os Magic Kingdom trazem no seu catálogo 5 álbuns de estúdio. Melodias ponderosas, vocais expressivos e o trabalho de guitarra do líder fazem deste coletivo uma força a ter em conta. E agora são a mais recente contratação da editora alemã Massacre Records. Para já, os belgas estão totalmente ocupados no seu novo álbum que será lançado em 2021.

 


External é o nome de um coletivo finlandês de prog metal que acaba de lançar o novo single Feet Don’t Fail, tema incluído no seu próximo EP Stillness. Este novo single foi misturado e masterizado por Samu Oittinen (Insomnium, Sonata Arctica, Korpiklaani). O lançamento está a cargo da Inverse Records.

 


Depois do lançamento do aclamado álbum Vortex, os ucranianos Scarleth e a Rockshots Records juntaram esforços no sentido de promover a reedição de The Silver Lining, segundo álbum da banda, originalmente lançado em 2015 via The Leaders. Esta reedição está agendada para 4 de dezembro. Os Scarleth conseguem uma coerente mistura entre power, folk, doom, gothic e modern prog que poderá aghradar aos fãs de Amaranthe, Within Temptation e Epica.

 


Os King King tiveram que alterar a data de lançamento do seu álbum Maverick para 27 de novembro. Para ir satisfazendo os fãs, o coletivo lançou ontem via Channel 9 Music, a sua editora independente, o seu terceiro single Dance Together. As pre-orders de Maverick podem ser efetuadas aqui. Maverick, executado por uma formação renovada, é o sucessor do aclamado álbum de 2017 Exile & Grace.

 


O dia favorito dos Mad Hatter é o Halloween. De tal forma que os power metallers suecos o celebraram com um novo single intitulado Ghosts Of Wonderland. Este single teve edição via Art Gates Records no dia (naturalmente) 30 de outubro. Os Mad Hatter são compostos por Petter Hjerpe (vocais), Dennis Eriksson (guitarras); Magnus Skoog (baixo) e Alfred Fridhagen (bateria).

 


O confinamento deu em algumas criações musicais. Assim se passou com os Soundcapism Inc. Nos últimos meses Bruno A. fechou-se no seu estúdio em Berlin e concentrou-se a escrever o novo álbum do projeto. E, aparentemente, surgiu o seu álbum mais ambicioso até à data: Afterglow Of Ashes. De acordo com o artista, estes 11 temas (mais um bónus) não conheceram barreiras e, por isso, poderão ser uma surpresa para muitos. O certo é que as guitarras se voltam a juntar à eletrónica num cenário de intimidade, melancolia e nostalgia. Os convidados são Manuel Costa (baixo) e Tobias Umbach (piano).

 


O disco de estreia de Rageful já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. Ineptitude, foi o nome escolhido e resume numa só palavra todo o conceito lírico do álbum. Trata-se de um paralelismo com a nossa sociedade atual, carregada de interesses e corrupção. Este trabalho é fruto de 4 anos de muito suor e decisões difíceis, mas que coloca a fasquia elevada. O álbum conta com 3 participações bastante influentes no panorama do metal nacional: Sérgio Afonso (Bleeding Display/Disassembled) - participação vocal na Unsocial Network; Samuel Trindade (Bleeding Display/Disassembled) - solo de guitarra na Portugal The Torch; Alexandre Ribeiro (GROG/Earth Electric/Disassembled/Neoplasmah) - solo de baixo fretless em Slavery Ways. Este lançamento é acompanhado de um CD físico. É uma edição limitada em cor preta e com um livro de 12 páginas. Sendo um lançamento independente, o disco apenas se encontra disponível através da banda. Aqui podem ver o lyric video de The Rage Is Coming.  



Notícias da semana – 31 de outubro de 2020


Os thrashers de Hamburgo Warpath estão a celebrar a sua terceira década de existência e vão fazer as comemorações com o lançamento de Innocence Lost – 30 Years of Warpath. Assim, preparem-se para 11 canções de thrash devastador e massivo. Innocence Lost introduz um novo line-up, uma versão diferente de God Is Dead, bem como a gravação original da versão de Black Metal dos Venom, onde participa o próprio Cronos, bem como Sabina Classen dos Holy Moses. O álbum tem lançamento a 4 de abril via Massacre Records. Outro grande lançamento em perspetiva é o regresso dos Human Fortress que acontece em janeiro de 2021. O álbum tem como título Epic Tales & Untold Stories, tem capa de Kristijan Kuliš e masterização de Alexander Krull.

 


Apenas um ano após Waiting For Miracles, já está disponível o novo álbum duplo dos The Flower Kings. Os reis do prog rock sueco assinam Islands que tem lançamento pela InsideOut Music e que tem uma duração épica de 92 minutos. Embelezado por mais uma capa magnifica de Roger Dean (Yes, Asia, Gentle Giant, Greenslade, Uriah Heep), Islands é mais uma obra dinâmica e complexa, bombástica e de rara beleza. Deste trabalho, já foram apresentados os vídeos para os temas Broken, Morning News e From The Ground.  

 


Os maestros do rock progressivo Riverside anunciaram o lançamento do álbum ao vivo Lost ‘n’ Foud – Live In Tilburg. Este é um lançamento especial porque até agora só estava disponível numa edição limitada levada a cabo pelo clube de fãs da banda polaca e é um registo que capta uma das mais fantásticas prestações da banda, durante a sua tour de 2015 de promoção ao álbum Love, Fear And The Time Machine. Relevante é, também, o facto de ser a última tour com o falecido Piotr Grudzinski. Este álbum tem lançamento mundial pela InsideOut Music a 11 de dezembro.

 


Os veteranos Tourniquet, liderados pelo baterista e compositor Ted Kirkpatrick, estão de regresso aos discos. The Slow Cosmic Voyage To Wisdom traz 77 minutos de doom com a colaboração de nomes sonantes como Chris Poland (OHM, ex-Megadeth), Eric Wagner (The Skull, ex-Trouble), Tim Ripper Owens (ex-Judas Priest), Bruce Franklin (Trouble), Doug Pinnick (King’s X). Nesta coleção está a reunião de temas épicos da banda, duas versões dos Black Sabbath e uma faixa ultra-heavy drone com 25 minutos de duração. A edição é da Pathogenic Records.

 


O membro dos Evanescence, Jen Majura associou-se ao guitarrista Alen Brentini para o nascimento de um novo duo de rock. Chamam-se Something On 11 e o primeiro single intitulado Soul Suffer Payment já está disponível e pode ser ouvido aqui.O álbum homónimo tem lançamento agendado para o dia 13 de novembro em formato digital.


 

Paragon é o novo álbum do canadiano Rob Moratti, durante algum tempo a voz dos Final Frontier e dos seminais Saga, num regresso aos discos com mais um trabalho em nome próprio. Paragon teve lançamento ontem pela AOR Heaven. Mantendo-se genuíno ao seu trajeto, o vocalista volta a mostrar, essencialmente, as suas qualidades como vocalista de amplos recursos num disco que se veste de melodic rock com apontamentos de prog rock. Paragon traz de forma evidente a sua imagem de marca, com momentos melódicos, boas harmonias e refrões memoráveis.

 


Praticam atmospheric prog metal, são alemães e chamam-se Coldun. Iniciaram-se em 2006 como um projeto do vocalista com o mesmo nome e evoluíram para uma formação estável. E agora atingem a importante marca do terceiro álbum. Intitulado Grand Sun Ritual foi misturado e masterizado nos Priory Recording Studios Birmingham por Greg Chandler (Esoteric) traz dez temas divididos por 52 minutos. O lançamento está agendado para 15 de janeiro.

 


Depois da reedição do primeiro álbum dos Desdemona, Lady Of The Lore, a editora Elevate Records procede, agora, à reedição do segundo, e último álbum da carreira da banda, Look For Yourself (A Tale Of Love And Pride). Este álbum foi, originalmente, lançado em 2004 pela Northwind Records e foi gravado no estreante estúdio New Sin Studios, mostrando um coletivo mais progressivo que a fulminante estreia, ecoando reminiscências de bandas como Fates Warning e Queenryche contrabalançado com o poder progressivo de uns Symphony X.

 


Com uma sonoridade assente no proto metal e heavy metal dos anos 70, os Heavy Highway é um projeto individual, uma one-man-band, que já trabalha no álbum de estreia com o apoio da Loud Rage Music. O projeto, oriundo da Roménia, começou em 2014 com Razvan Ovidiu Preja, depois das suas experiências nas bandas italianas High e Hastighed. A ideia de manter a sequência de nomes começados por H, esteve na origem de Heavy Highway. Inicialmente funcionou como um trio com Razvan e os seus dois irmãos Florin e Tiveriu Cucerzan, mas após dois EP, decidiu seguir sozinho. O novo single chama-se Twisted Revenge e pode ser ouvido aqui.

 


Os rockers de Las Vegas Dead Girls Academy (DGA) lançam, finalmente, o seu álbum Doves In Glass Houses, uma coleção de 11 temas nas lojas desde ontem. Recordemos que o álbum de estreia, Alchemy, lançado em 2018 pela Victory Records colocou dois temas no top 40 da Billboard, I’ll Find A Way e No Way Out. E depois de dois anos em tournée e participações em diversos festivais, os DGA juntaram-se à equipa de produtores formada por Malcolm Springe, Kris Crummett e Nick Sampson para assinarem este novo álbum.




Notícias da semana – 24 de outubro de 2020


DarkFlow é uma nova banda suíça composta por músicos experientes das cenas do rock e metal local. Classificados como uma banda de dark shock rock, o coletivo prepara-se para lançar, no dia 22 de novembro e em edição digital, o seu primeiro longa-duração intitulado 6. Uma edição física também está prevista poder vir a acontecer nos próximos meses, mas para já acedam ao Bandcamp da banda para ouvir It’s All For You.

 


Jakko M Jakszyk (King Crimson), lançou ontem o seu novo álbum a solo intitulado Secrets & Lies. Este é um álbum onde podemos ver Jakszyk junto com os seus colegas dos King Crimson Robert Fripp, Gavin Harrison, Tony Levin e Mel Collins, bem como com John Giblin (Peter Gabriel, Kate Bush, Simple Minds), Mark King (Level 42), Peter Hammill (Van der Graaf Generator) e Al Murray. Lembre-se que, deste álbum já foram disponibilizados vídeos para os temas Uncertain Times, ItWould All Make Sense e The Trouble WithAngels.

 


Swamp Planet é um projeto de metal alternativo com influências de metalcore e post-harcore, de Faro formado recentemente. Foi idealizado por Neide Rodrigues (voz) onde posteriormente se juntaram António Meireles (baixo), Guilherme Duarte (bateria) e João André (guitarra) sendo este o line-up atual. O single de apresentação da banda intitulado Unleash The Queen será lançado no final de outubro de 2020 com o EP a ser preparado para sair em 2021.

 


Aparentemente 2020 é um ano de mudanças nos Cornerstone. Após seis anos como vocalista, Alina Peter decidiu deixar a banda austríaca no meio da tour atual devido a divergências pessoais. No entanto como the show must go on, já foi apresentada a nova frontwoman. Trata-se da cantora soul/rock Doris Riegler que assegurará os concertos até ao fim da tour. Riegler é uma cantora experiente estando associada a diversos projetos e produções musicais como Elisabeth e Little Shop Of Horrors. Adicionalmente fica a informação que o novo single, Private Eyes está previsto para a primeira metade de 2021.


 

Kalmo é uma one-man metal band da Finlândia liderada pelo inimitável Mika. A sua música é uma mistura crua de dark doom metal com black metal. As letras em finlandês contam histórias e visões da inevitabilidade do fim de tudo. As influências mais notórias são Celtic Frost, Slayer, Black Sabbath e Master. O trabalho de estreia foi um EP intitulado Demoni lançado a 10 de maio de 2019. Agora Mika e o seu Kalmo chegam à Sliptrick Records para um novo álbum em 2021.

 


A editora italiana Rockshots Records anunciou que assinou com os Blue Hour Ghost, uma das mais promissoras bandas italianas. O coletivo nasceu em 2013 em Modena criando uma interessante mistura entre prog metal, classic metal e gothic e alternative rock. O álbum homónimo de estreia de 2016 foi produzido por Giuseppe Bassi (Fear Factory) e foi considerado um dos melhores discos do ano. O processo de escrita do novo álbum começou em 2019 e Due está prestes a um novo assalto de um metal fresco e poderoso. O álbum tem lançamento agendado para o início de 2021.

 


Os Desperation Blvd. nasceram de uma ideia de músicos italianos experientes e numa tentativa de trazerem de volta o culto de bandas como Guns N’ Roses, Faster Pussycat, Pretty Boy Floyd ou L. A. Guns. São formados pelo guitarrista Alex 'Crown' Corona, pelo baterista Elvis 'Hell' Ortolan e pelo baixista Matteo 'Matt' Martinelli. O seu primeiro trabalho, um EP homónimo com seis temas – cinco originais e uma versão de Hold Back The Rain dos Duran Duran - será lançado em dezembro. O tema de avanço, November Pain, já está disponível desde setembro.

 


Exile’s Anthology é o novo EP dos Perduratum, banda mexicana de prog metal. O projecto nasceu muito recentemente, em 2019, por ação de Ahijado (baixo) e Diego Cholula (vocais), que, rapidamente, acrescentaram os membros James Ponce (guitarras) e Aruh (bateria) e mais tarde Edgar Butanda (teclados). As suas diversas influências – Dream Theater, Tesseract, Distorted Harmony, Symphony X, Voyager, Leprous – podem ser encontradas neste trabalho de estreia que foi lançado a 10 de outubro. O vídeo do tema A-Misunderstanding pode ser visto aqui.

 


A fantástica banda Parazit apresenta a nova colecção de singles (Neomoira, Zero To Me e Asleep Reason Horror), cada um com um toque diferente e cheios de poder. Os Parazit são um trio instrumental mexicano que cruza rock, jazz, fusion, prog e noise. Formados por Kello González (baixo), Christian Gómez (bateria) e Jose Macario (guitarras), o coletivo já tem no seu catálogo o lançamento de 4 álbuns: A Fractal Journey Of Light And Noise (2012), Amateur Radio In Space (2015), Paradigm Paralysis (2017) e Aural Coincidence (2018).

 


Já está disponível o segundo single de The Norsemen Company, o novo projeto de classic rock de Geir Arne Dale! Chama-se The Master Of The Dark e faz parte do álbum de estreia dos noruegueses intitulado The Coming Of The Chord que tem edição prevista para o início de 2021. The Master Of The Dark traz como convidado especial Aage Styen Nielse (Wig Wam, Ammunition) nos vocais e já pode ser ouvido no Spotify.




Notícias da semana – 17 de outubro de 2020


Miguel Gizzas tem um novo álbum intitulado Lugar Para Dois onde dá mais um passo na sua odisseia de fundir a literatura com a música. Os temas musicais deixaram de ser apenas resumos poéticos dos momentos da história, passando a ser também ambientes que nos integram profundamente na mesma. Para isso, o músico usou estéticas musicais que se enquadram nos momentos e nos lugares onde as histórias acontecem. É assim fácil sentir os sons quentes de África ou sons mais intimistas dos momentos sofridos dos personagens, passando pela fusão entre a marcha de Lisboa e o estilo Big Band dos salões luxuosos por onde se moviam as classes privilegiadas da capital nos anos 50 e 60.

 


Os Zurrapa, um trio de Punk 'n' Roll de Viseu, estão de regresso. E embora tenham lançado o álbum (Des)Governo No País Das Maravilhas este ano, a imposta falta de palco fez com que a banda regressasse à sala de ensaios e ao estúdio e gravasse mais umas modinhas. Assim sendo, cerca de 6 meses depois, apresentam o novo trabalho, chamado Lambe-me o CUbo. Ainda sem data de apresentação certa, os beirões contam apresentá-lo ainda este mês de outubro (ou no início de novembro). O disco é composto por 7 músicas e outras tantas intros.

 


No final deste mês sai um dos mais espetaculares lançamentos dos últimos tempos. Falamos de Strangers dos israelitas Scardust, que traz o selo da M-Theory Audio. Um álbum espetacularmente estranho e dividido em duas partes, onde cada tema da segunda, é uma imagem no espelho do seu tema paralelo da primeira. O álbum conta com a colaboração de Patty Gurdy, música folk alemã e grande amiga da banda com o soberbo trabalho coral que está entregue ao Westbrook Hay Prep School Chamber Choir, um coro de 40 crianças com idades entre os 8 e os 11 anos. O vídeo do tema Tantibus II pode ser visto aqui e o de Addicted aqui.

 


Os Whiteabbey lançaram o seu álbum de estreia, simplesmente intitulado Volume One e que se apresenta dividido em três capítulos, cada um composto por três faixas intimamente conectadas tanto musical quanto liricamente. As influências dos Whiteabbey vêm do power e symphonic metal num disco que leva o ouvinte a embrenhar-se nas composições. Esta história terá continuidade num próximo disco que deverá estar pronto no próximo ano. Volume One conta com os talentos de Tamara Bouwhuis (Dim Crimson) noa vocais, com Stevie McLaughlin (Tim ‘Ripper’ Owens’, Sandstone) a contribuir com a guitarra solo e backing vocals.

 


A Esoteric Recordings anunciou o lançamento do álbum a solo de 1980 de Jon Anderson, Song Of Seven, via Atlantic Records. Originalmente, este disco foi gravado durante o primeiro hiato dos Yes, tendo Anderson criado um disco otimista de variadas influências e com um notável conjunto de músicos – Ronnie Leahy, Jack Bruce, John Giblin, Clem Clempson, Ian Bairnson, Johnny Dankworth, Morris Pert e Simon Phillips. Esta reedição vem acompanhada com dois temas bónus: Some Are Born (single americano em versão editada) e Heart Of The Matter (versão curta).

 


A 9 de outubro foi lançado em todas as plataformas digitais o fantástico álbum United State Of Mind que junta três lendas da música britânica: Robin Trower (guitarrista virtuoso, conhecido pelo seu trabalho nos Procul Harum), Maxi Priest (vocalista de reggae com herança jamaicana) e Livingstone Brown (produtor, engenheiro e músico de sessão com créditos com The Waterboys, Ed Sheeran, Tina Turner, Bryan Ferry entre outros). Três artistas com diferentes marcas e estilos que juntos criam um álbum pleno ne atmosferas e muito soul. A edição esteve a cargo da Manhaton Records e o lyric vídeo oficial pode ser visto aqui.

 


Existirá uma banda completamente normal e completamente humana? Os alemães Drunken Fools deram uma resposta muito pessoal a essa questão com o seu álbum de 2018 Escape e que está disponível para streaming e download em todas as plataformas. Agora, em 2020, o coletivo quer colocar um novo disco no mercado, sendo que esse lançamento, que será conceptual, está agendado para o início de 2021. Entretanto, vejam aqui o vídeo de Teufelsgesicht.

 


Os polacos Crystal Viper assinaram um contrato multiálbum com a Listenable Records, sendo que a estreia acontecerá já em janeiro de 2021 com o lançamento de The Cult. Na versão digital e CD, este álbum traz como faixa bónus uma versão do clássico Welcome Home de King Diamond e que conta com o próprio guitarrista Andy La Rocque. Já a versão em vinil apresenta uma versão de Trial By Fire dos Satan. Para além de The Cult ser o primeiro disco para a editora francesa, também é o primeiro com o novo baterista Cederick.

 


O coletivo instrumental progressivo italiano Cyrax assinou com a Wormholedeath Records para o lançamento do álbum Experiences. Este que é o terceiro trabalho da banda foi misturado e masterizado por Alessandro Del Vecchio nos Ivory Tears e estará disponível a 11 de dezembro em todas as plataformas digitais e de streaming. O trailer pode ser visto aqui.


 

Os Phase Reverse estiveram em silêncio durante quase 4 anos, mas durante estes tempos difíceis decidiram que estava na altura de se erguerem e declararem os seus intentos. O seu quarto álbum, Phase IV – The Genocide marca o regresso de Tas Ioannidis, o baixista e vocalista original da banda. Assim, o coletivo transformou-se num quinteto com a passagem do até agora baixista Kostas Kotsikas para a segunda guitarra. O lançamento ocorre a 11 de dezembro via Rock Of Angels Records.




Notícias da semana – 10 de outubro de 2020



O emergente power trio alemão Old Mother Hell regressa com um novo conjunto de oito temas reunidos no novo álbum Lord Of Demise, nas lojas a 23 de outubro via Cruz del Sur Music. Este sucessor da estreia homónima de 2017, traz uma memorável coleção de puro e inalterado metal, mostrando o coletivo com uma energia nunca antes revelada. Lord Of Demise foi gravado no início deste ano no Rama Tonstudio em Mannheim com Jens Seifert. O tema de avanço, Betrayal At The Sea, pode ser visto aqui.

 


Os Motor!k apresentaram outro vídeo clip retirado do seu segundo álbum, MOTOR!K 2, lançado pela editora berlinense Out Of Line Music. Paul Banks (Interpol/Muzz) simpaticamente forneceu a autorização para que a banda usasse a fotografia que captura, perfeitamente, a atmosfera do álbum. Neste segundo álbum, a banda continua a sua estreia, no que diz respeito, precisamente, a essas atmosferas criadas, criando um disco hipnótico. O vídeo pode ser visualizado aqui.

 


A Pure Steel Records anunciou a data de lançamento do novo álbum dos prog metallers Novaiorqunos Awaken – 27 de novembro. Out Of The Shadows é um duplo CD da nova banda sensação dos EUA que foi fundada em 2009 por Glenn DaGrossa (ex-Lazarus) e que em 2012 lançou o seu trabalho de estreia. Entretanto, foi disponiblilizado o single Black River, retirado do novo álbum dos Thrust, The Helm Of Awe. Pela Pure Steel Publishing, foi anunciado o single Heavy Metal Nightmare, retirado do álbum com o mesmo título, dos Forsaken Age.

 


Como anunciado recentemente, seis anos depois do lançamento de Raise The Veil (LX Management/Brennus Music), os stoner/heavy rockers franceses Zoë regressam com um novo álbum intitulado Back Into The Light que já está disponível em formato CD, LP e digital, pela mesma editora. Esta é uma obra aconselhada aos fãs de Kuyss, Monster Magnet, QOTSA e The Hellacopters.


 

A 30 de outubro, os veteranos SDI reeditam o seu clássico Sign Of The Wicked, remasterizado para uma sonoridade contemporânea e com um booklet exclusivo parcialmente preenchiso com fotos nunca antes publicadas e que datam desde 1987. O disco ainda apresenta quatro faixas bónus gravadas entre 1991 e 1993, originalmente planeadas para um álbum que acabou por nunca ser lançado. Sign Of The Wicked é um álbum de culto do speed metal alemão, incluindo como temas lendários o próprio tema-título e Megamosh. No entanto o vídeo que já pode ser visualizado é para Alcohol.

 


Como anunciado no início deste ano, o quarteto francês de rock/folk/bluegrass The One Armed Man lança 2, o sucessor de 1 precisamente hoje, dia 10 de outubro. A edição está a cargo da Flying Crow Prod/Onouïe Distributios em CD e digital. Uma edição em vinil está também a ser reparada para daqui a alguns meses. O tema Infection já está disponível no Youtube.


 

No passado dia 5 de outubro o coletivo internacional de solidariedade Metal For Kids United! celebrou o seu 5º aniversário com o lançamento de uma versão do icónico Burn dos Deep Purple, e que pode ser vista aqui. A Metal For Kids United! é uma associação de beneficência italiana que volta a apoiar a Peter Pan Association, uma associação de voluntariado que ajuda crianças com cancro bem como as suas famílias. Para este tema, o line-up de 25 músicos inclui lendas do thrash metal como David Ellefson e Scott Ian, bem como artistas de todo o mundo de classic-power metal, como Ralf Scheepers,  Brian O'Connor, Rafael Bittencourt, Syu, Thomen Stauch, Jens Ludwig e Mistheria, entre outros.

 


A Esoteric Recordings anunciou o lançamento de Missing Links I-IV, uma box com 5 CDs remasterizados dos 4 álbuns originais de Missing Links do compositor e fundador dos Genesis, Anthony Phillips. Oprimeiro Missing Links surgiu em dezembro de 1989 como edição limitada. Os restantes volumes da obra foram sucessivamente lançados, mas todos estão, há já alguns anos, indisponíveis.


 

Uma das maiores bandas do atual epic metal, os Arrayan Path, está de regresso! O oitavo álbum da banda cipriota e successor de Archegonoi chama-se The Marble Gates To Apeiron e tem lançamento agendado para 27 de novembro via Pitch Black Records. De acordo com Nicholas Leptos, este disco é mais pesado, sendo que a banda se procupou mais, desta vez, em não construir algo fora do vulgar, mas sim verdadeiros hinos de metal melódico. Por outro lado, este é, também o disco com maior participação de todos os membros da banda. Mesmo não sendo um álbum conceptual, The Marble Gates To Apeiron, aparece dividido em três partes – The Past, The Present, The Future – cada uma composta por três canções. O primeiro single é A Silent Masquerade e já pode ser ouvido aqui.

 


O primeiro single dos Vambo chama-se Fast Car e já está disponível. Este é o single de avanço retitado da sua estreia poderosa prevista para 6 de novembro e que traz como título Vampo Deluxe. O álbum tem o selo Goliath Records via Universal Music e inclui cinco faixas bónus: Paradise, Mistaken Identity, Total Jeopardy, Dancing With The Devil (versáo acústica) e uma versão ao vivo do clássico Burn dos Deep Purple.