News

Notícias da semana – 14 de julho de 2018


Na semana em que lançaram o seu 4º trabalho de estúdio, Corcel Kennedy, os gipsy-bluers lisboetas The Ramblers venceram no passado sábado a final do concurso ibérico do Festival SubeRock 2018 em Espanha, mais precisamente em San Vicente de Alcántara. O concurso avaliou 140 bandas portuguesas e espanholas e a banda portuguesa passou as várias etapas (Top 20, Top 5 e Top 3) de escolhas do júri até vencer a final ao vivo no Festival, enfrentando os Espanhóis Moody Sake e The Niftys.


A banda polaca Kat acaba de assinar pela Pure Steel Records para o lançamento do seu novo álbum Without Looking Back em dezembro. Os Kat são um dos nomes históricos do metal polaco tendo sido formada em 1981 e tendo já, no seu currículo, álbuns como Metal In Hell, 666, Bastard ou Mind Cannibals. Ainda antes, a 31 de agosto, é lançada e versão limitada em vinil do álbum The 7th Of Never 30 Years Heavy do guitar hero Chastain, a sua obra prima, originalmente publicada em 1987.


Para continuar o seu espetáculo épico e de entretenimento metálico, os Lords Of The Trident preparam o lançamento do seu sétimo álbum Shadows From The Past a 24 de agosto. Como forma de avanço, a banda americana disponibilizou o primeiro single, Death Dealer, para audição streaming.


John Vehadija reuniu-se com uma fantástica equipa de músicos de classe mundial para o lançamento do novo álbum do seu projeto Light Freedom Revival, intitulado Truthonomy, que aconteceu no passado dia 3 de julho. Entre esses músicos estão Jamie Glaser (guitarra acústica), Billy Sherwood (bateria e baixo), Oliver Wakeman (piano e teclados) e Marisa Frantz (vocais).


O muito aguardado quinto álbum – e homónimo – dos Pale Divine tem edição pela Shadow Kingdom Records a 23 de novembro nos formatos CD, vinil e cassette. Há 25 anos que os Pale Divine vêm aperfeiçoando o seu proto-doom metal baseado nos anos 70, particularmente influenciado por Pentagram e Black Sabbath. Pale Divine põe termo a um hiato de seis anos desde o lançamento de Painted Windows Black de 2012.


Vindo das cinzas do tempo e do espaço, Demo I, estreia dos Cinzas prova que o silêncio, o mistério e o conhecimento podem trilhar diferentes caminhos. Demo I tem edição em formato cassette no dia 31 de julho via Purodium Records. Os minimalistas temas do mais cru, frio e escuro black metal foram gravados por Mortiferous em 2015, ainda com os D. O. R. ativos.




Já podem fazer as vossas encomendas para o novo álbum dos Korpiklaani. Kulkia, que será lançado a 7 de setembro via Nuclear Blast Records, traz 14 temas, num total de 71 minutos de música, tornando-se, assim, no mais longo disco da carreira dos folk-metallers finlandeses. Também musicalmente, a banda mostra uma faceta nunca vista até agora, numa abordagem mais easy listening, embora sem perder a sua capacidade inovadora.


Os DogHouse Swine são barulhentos, furiosos e diretos. A banda de New Jersey, praticante de punk/hard rock acaba de assinar pela editora italiana Sliptrick Records para o lançamento do seu quarto álbum de originais HiFi Music For LoFi Kids. O disco sai a 25 de setembro, seguindo-se uma tour Americana e internacional.



O guitarrista siciliano Antonello Giliberto anunciou a sua participação na compilação internacional Guitarra Tónica 2018. Este trabalho tem produção de Sebastian Salinas e arte gráfica a cargo de Verónica Cavallaro. O guitarrista participa com o tema Flying In The Dragon e representa a Itália no meio de 38 guitarristas de todo o mundo.




Notícias da semana – 07 de julho de 2018


Os suíços Stoneman, banda de dark rock, assinaram recentemente com a Massacre Records para o lançamento do seu novo álbum Geil und Elektrisch a 7 de setembro. A banda já anda nestas andanças desde 2008 e é apresentada como um dos segredos mais bem guardados da cena metal e gótica.


Sucedendo à estreia Into The Storm de 2011, We Live By The Steel é o novo álbum dos Inner Axis, numa edição da FastBall Music com distribuição Soulfood Music. A banda alemã combina referências do heavy metal tradicional com influências mais contemporâneas, demonstrando um interessante processo evolutivo.


O quarto trabalho de estúdio dos gipsy-bluers lisboetas The Ramblers chama-se Corcel Kennedy, é uma edição de autor e já está disponível em todas as plataformas online. A distribuição digital fica a cargo da plataforma espanhola EMU Bands, fruto da sua presença, como única banda portuguesa, no Top 3 final do concurso ibérico do Festival SubeRock 2018 em Espanha. A banda, que conta já com 11 anos de estrada, comprometeu-se a gravar Corcel Kennedy durante a mini-tour ibérica que está agora a decorrer, e assim fez: live, sem filtros, overdubs ou edições, numa tarde nos estúdios da Lemon Drops Media. O resultado são 4 novos temas originais e a cover do clássico Born Under A Bad Sign de Albert King.


Rough Grind é uma banda de rock que tem pronto o seu novo EP, Trouble Or Nothing, que terá lançamento apenas no formato digital a 13 de julho, pela Inverse Records. Depois de dois EP’s e três singles, o quarteto finlandês apresenta o seu rock provocador e energético, onde não falta espaço para introduzir o hard rock e o metal.



Depois do sucesso obtido com Amber Galactic, que lhes valeu uma nomeação para os Grammy Suecos, os The Night Flight Orchestra estão de regresso com o seu segundo disco intitulado Sometimes The World Ain’t Enough. A primeira impressão tem causado um forte furor, tendo sido classificado pela Rock Hard, como o álbum de verão do ano. A edição está a cargo da Nuclear Blast Records.




Notícias da semana – 30 de junho de 2018


Os Haunt apresentaram o tema Reflectors, incluído no seu primeiro longa-duração Burst Into Flame, com lançamento agendado para 10 de agosto via Shadow Kingdom Records. Os Haunt são comandados pelo filho de Bill Church (Montrose/Sammy Hagar), Trevor William Church e Burst Into Flame sucede ao bem-recebido EP Luminous Eyes, de 2017.


As gravações ao vivo que Martin & Eliza Carthy fizeram, em fevereiro deste ano, no Hailsham Pavillion, East Sussex, em CD/DVD, estão agora disponíveis para pre-order, juntamente com um conjunto de bónus, como t-shirts assinadas, t-shirts com letras, test pressings entre outras coisas. O álbum, naturalmente intitulado Live At The Pavillion, sai a 2 de agosto, pela Gonzo Multimedia, nos formatos CD/DVD e vinil.


Depois do EP The Way To Our End, edição de autor de 2014, aqui está o álbum Conflagration dos Mass Disorder, banda Portuguesa de thrash/death metal, composta por Bruno Evangelista (vocais), Nelson Carmo e Valter Aguiar (guitarras), Paulo Ramos (bateria) e André Gomes (baixo). Para já disponível apenas no formato digital, a edição física chegará em breve. A banda de Almada descreve o seu som como sendo forte, agressivo, mas com a dose certa de melodia.


A editora Shadow Kingdom Records anunciou que o novo álbum dos Blackrat, Dream Reverence, terá lançamento no dia 23 de novembro nos formatos CD, vinil e cassette. O power trio canadiano é um dos segredos melhor guardados, pela sua envolvência e criatividade que os leva a juntar metalpunk, thrash, crust e speed metal tradicional. Quanto a Dream Reverence, é apontado como sendo mais metal, mais punk, mais obscuro, mais selvagem e, simultaneamente, mais apelativo e delicado.


O conhecido violinista elétrico David Cross, antigo membro dos King Crimson e com uma prolífica carreira a solo, apresenta a sua nova coleção de gravações de estúdio que percorrem uma diversidade de estilos e ambiências. Em Crossing The Tracks, colaboram Sonja Kraushofer, Anne-Marie Hurst, Ofra Haza, Kimberly Freeman, Marion Küchenmeister e Eva O, entre outros, que contribuem na parte vocal.


O coletivo de rock/hard rock oriundo de Melbourne, Austrália, 4 Wall Circus acaba de assinar com a Sliptrick Records. Atualmente, a banda está a ultimar os pormenores do seu novo disco, sucessor do single de estreia Make It Count, de 2015.


Depois de Frostburn, os Lords Of The Trident preparam o seu regresso de forma grandiosa, trazendo o seu metal épico e de entretenimento até aos fãs. O seu sétimo álbum chama-se Shadows From The Past e o respetivo artwork foi já apresentado. O lançamento está agendado para 24 de agosto nos formatos digital e físico.



A Nuclear Blast anunciou a reedição dos quatro primeiros álbuns dos Blind Guardian. 14 de setembro é a tão aguardada data em que Batallions Of Fear (1988), Follow The Blind (1989), Tales From The Twilight World (1990) e Somewhere Far Beyond (1992) estarão cá fora com nova remistura e remasterização e faixas bónus. Para o final do ano e princípios de 2019 haverá mais reedições do catálogo da lendária banda germânica.




Notícias da semana – 23 de junho de 2018



A Karthago Records lançou esta semana o álbum Burning Wheels dos Stormwind, numa edição limitada a 666 cópias numeradas à mão, incluindo cinco faixas bónus, um certificado e um holograma. Já a Iron Shields Records anunciou a data de 10 de agosto para o lançamento do álbum Dunsinane dos escoceses Midnight Force.


Já se encontra disponível no Bandcamp dos Cruz de Ferro o seu novo EP intitulado Imortal. Este trabalho saiu em abril, apenas em vinil e começa agora a estar disponível nas diversas plataformas. A versão original em vinil pode ser adquirida no loja da Non Nobis Prod. Este trabalho tem a particularidade de contar com a cover de 1967 dos Quarteto 1111, o épico A Lenda de El-Rei de D. Sebastião, para além do tema Imortal editado em 2015 no trabalho Morreremos de Pé. O lado B conta com a versão semi-acústica do tema Glória ao Rey, mostrando uma vertente mais melódica e épica a este clássico de Cruz de Ferro. Por último o tema Fúria Divina retirado da demo de pré-produção, contém partes que não integraram a versão final. Esta é uma edição com uma capa de luxo e desenho a cargo do talentoso Samuel Lucas.


Oscar Hansson (baixo), Andras Saylik (bateria) e Jay Matharu (guitarras) são os elementos de um novo power trio sediado entre a Suécia e a Hungria e que adotou o nome de Dissonant Distance. O trio abraça a música espontânea, free-style, no momento, integrando elementos de prog rock, jazz, fusão, blues e música indiana. O seu álbum de estreia foi concebido em apenas dois dias – o primeiro em sessões de improvisação que serviu para definir o conceito e o segundo ocupado com as gravações em formato live. Este álbum tem lançamento pela Sliptrick Records no final do ano.


Os Avida Dollars nasceram em 2009 em Barcelona. Paramnesia (2010), Essence (2012) e Catharsis (2015) é o seu fundo de catálogo. Dois álbuns e um EP que sumarizam, da melhor forma, o seu trabalho ao longo dos anos. Atualmente estão a fechar as datas de uma nova tour que os ocupará durante o ano de 2018. Fiquem atentos!


Para o lançamento do seu quarto álbum de originais, os finlandeses SoulHealer assinaram com a Rockshots Records. Up From The Ashes será o título, emblemático, desse trabalho, marcando o regresso da banda após um período algo conturbado e difícil. O single de avanço, The Final Judgement, estará disponível a 13 de julho, enquanto o álbum tem lançamento previsto para 14 de setembro.


Eles são quatro dos mais talentosos músicos do metal: David T. Chastain e Michael Harris, guitarristas, David Harbour, baixista e Greg Martin, baterista. Entre 1991 e 1992 deram uma série de concertos com material retirado dos álbuns anteriores de David e Michael e tempo de antena individual (leia-se: um solo para cada). O resultado é agora apresentado na forma de Live! Collision Course!!


Vagrant sai pela Inverse Records a 9 de novembro e é o novo álbum dos post-apocalyptic thrashers italianos Revolutio. Meek And The Bold é o tema de avanço que já está disponível. De acordo com o vocalista Maurizio Di Timoteo, Vagrant é composto por dez temas e várias viagens, algumas a lugares impossíveis.


As Lizzies estão de regresso e cada vez mais rockeiras. On Thin Ice, o segundo álbum das espanholas sai a 5 de outubro pela The Sign Records, mas, entretanto, já foi avançado o primeiro tema, Final Sentence. No total, serão 11 novos temas mais uma vez produzidos por Ola Ersfjord (Tribulation, Primordial, Night, Honeymoon Disease) e masterizados por Magnus Lindberg.


Três vezes! Três aparições! Tem sido fértil em idas à televisão austríaca o ultimo mês para os Cornerstone. Primeiro foi no Brieflos-Show com Peter Rapp, depois no Stermann & Grissemann’s Willkommen Oesterreich e, finalmente, Guten Morgen Oesterreich! Para além disso, a banda tem agendados diversos no Reino Unido, Alemanha e Áustria.



Notícias da semana – 16 de junho de 2018


A The John Wetton Estate e Geoffrey Downes anunciaram a reedição da trilogia de álbuns do projeto iCon, num formato totalmente remasterizado, com material de bónus e num digipack de seis painéis. Estas reedições foram pessoalmente analisadas por Geoffrey Downes e fazem parte de uma política que irá permitir que os três álbuns estejam, de novo, disponíveis, individualmente, para os fãs. Os álbuns têm edição da Epicon Records/Cherry Red Records.


O virtuoso teclista italiano Gabriels assinou com a Rockshots Records para o lançamento da sua nova opera rock intitulada Fist Of The Seven Stars Act 2 – Hokuto Brothers. Esta é a segunda parte de uma opera rock baseada em Hokuto No Ken de Tetsuo Hara e é a continuação da história de Kenshiro, um dos mais conhecidos e apreciados desenhos animados de sempre. Frank Caruso, Dino Fiorenza e Beto Vazquez são alguns dos convidados já anunciados.


Act One é a estreia dos Alms e está agendada para 26 de outubro através do selo Shadow Kingdom Records. Oriundos de Baltimore, os Alms homenageiam a escola doom metal de Maryland, e depois do material contido na sua demo de apresentação, no inicio de 2017, as expetativas para este primeiro longa-duração são bastante altas.


O muito antecipado terceiro álbum dos Iron Void, intitulado Excalibur, já tem data de lançamento. A Shadow Kingdom Records anunciou que será a 26 de outubro, nos formatos CD, vinil e cassette. Excalibur é o álbum que promete colocar os doomster britânicos nos palcos mundiais.


A banda de hard rock/heavy metal Vandallus, de Cleveland (Ohio) assinou com a Pure Steel Records. Os Vandallus lançaram o seu álbum de estreia On The High Side em 2016 e já estão a trabalhar em Bad Disease para o seu lançamento em setembro. Já a Karthago Records anunciou o lançamento de uma edição limitada a 300 cópias em vinil do álbum The Return Of The Beast dos Caress. Acontecerá a 27 de julho.


Os psychedelic doom rockers alemães, Motorowl, estão de regresso com o sucessor da sua estreia. Atlas recupera a sua inspiração 70’s, e eleva o seu heavy metal e hard rock atmosférico a um novo nível, com riffs fabulosos, grandes melodias vocais e um Hammond mágico a liderar. A mistura e masterização estiveram a cargo de Dan Swanö.


Os Beyond Forgiveness são uma banda de symphonic metal oriunda de Colorado Springs que, com a sua reunião em 2014, está focada em encarnar o verdadeiro espírito do sinfónico, através da inclusão, nas suas composições, de orquestras clássicas, coros e vozes operáticas, tudo em conjunto com o seu heavy metal agressivo. Depois do EP The Ferryman’s Shore, de 2016, surgiu o álbum The Great Wall, um ano depois. Atualmente, e já com o novo baixista Jim Lasselle, os Beyond Forgiveness estão a compor o seu segundo longa-duração que terá lançamento em 2019 pela Sliptrick Records.


A mais influente senhora do metal, a verdadeira rainha, está de regresso! Doro Pesch tem novo álbum a 17 de agosto através da Massacre Records. Intitulado Forever Warriors, Forever United, a diva apresenta 25 novos temas divididos por dois CD’s que apresenta como contendo grandes hinos, canções heavy e e melodias de embalar.



Liderados pelo compositor Paolo Fosso e pelo violinista Jacopo Bigi, os Armonite, acabam de lançar o seu segundo disco de originais, And The Stars Above, pela Cleopatra Records. À semelhança do álbum de estreia, And The Stars Above é uma mistura instrumental de violino, teclas, baixo e bateria, com o foco no violino. Com o duo anteriormente referido, tocam os baixistas Colin Edwin e Alberto Fiorani e os bateristas Corrado Bertonazzi, Emiliano Cava e Jasper Barendregt. 



Notícias da semana – 09 de junho de 2018


Um único e solene feitiço parece envolver os Moonspell cada vez que entram em palco. A demonstração está em Lisboa Under The Spell, próximo álbum ao vivo da banda de Fernando Ribeiro, captado a 4 de fevereiro no Campo Pequeno. O álbum triplo, DVD e Blue Ray, tem edição pela Napalm Records a 17 de agosto.


Sage é o nome da nova contratação da Rockshot Records. A banda croata de heavy/power metal assinou com a editora italiana para o lançamento da sua estreia intitulada Anno Domini 1573. O vídeo de avanço, Treason, já está disponível.


O quinteto alemão de hard rock melódico Radiant, construído em torno do vocalista Herbie Langhans (Avantasia, Voodoo Circle, ex-Sinbreed, ex-Seventh Avenue) e dos seus antigos membros dos Seventh Avenue, Flo Gottsleben e Markus Beck, juntaram-se à família Massacre Records que será a responsável pelo lançamento do álbum de estreia previsto para o outono.


Foi em outubro do ano passado que os Wonderworld começaram a gravar aquele que seria o seu terceiro registo de originais. Simplesmente intitulado III (na sequência dos seus dois álbuns anteriores, I e II), misturam influências de Led Zeppelin, Deep Purple, AC/DC e Rush. Mais uma vez, Roberto Tiranti e Ken Ingwersen estiveram envolvidos na criação destes temas que serão lançados pela Sliptrick Records a 19 de junho.


Poucos dias depois de revelar alguns excertos áudio e vídeo representativos do seu trabalho, os Mystic Sons, trio suíço de fuzz-stoner-blues-rock lançou, de forma independente, a sua estreia discográfica em CD, LP e digitalmente. Este álbum está disponível para audição streaming no seu Bandcamp.


Os mestres do metal a-capella Van Canto preparam o lançamento do seu sétimo álbum de estúdio. Trust In Rust será o título genérico do novo trabalho de uma banda única no mundo que, desde 2006 traz o poder vocal ao mundo do metal. Trust In Rust reflecte as mais variadas experiências na estrada com poder e paixão pela voz humana no heavy metal.


Já foi anunciado o nomo do próximo álbum das lendas do heavy metal teutónico Grave Digger. Será The Living Dead e terá edição pela Napalm Records a 14 de setembro. Posteriormente, a 11 de janeiro, a começar em Hannover na Alemanha terá início a Tour Of The Living Dead que terminará, cerca de um mês depois em Tel Aviv, em Israel.


A Cleopatra Records irá lançar o novo álbum de uma das mais bem-sucedidas bandas de melodic rock da atualidade, os Gin Blossoms. A banda que recentemente celebrou o 25.º aniversário do lançamento do seu seminal e multiplatinado álbum New Miserable Experience, assina Mixed Reality que sai a 15 de junho.


Half. Awake é o primeiro single e vídeo retirado do novo EP Half. dos Starsick System. Este tema representa o nascimento de uma nova era para o coletivo e surge a partir do apoio dos fãs através de uma campanha no MusicRaiser. A banda evoluiu de uma sonoridade hard rock para um metal comtemporâneo que deverá agradar a fãs de Nothing More, Escape The Fate ou Papa Roach.



O novo álbum dos Urban Tales só sai a 8 de novembro via MR Diffusion, mas a banda de Marcos César tem vindo a disponibilizar alguns temas com participações especiais de alguns músicos nacionais. Desta vez, o tema que foi apresentado é My Star com a participação de Rui Junior e do ensemble de percussão Tocá Rufar.




Notícias da semana – 02 de junho de 2018


Formados em 2009, os Lady Reaper são uma banda italiana de heavy metal. Em 2017 assinaram com a Valery Records e o primeiro resultado dessa união é Mise En Abyme, um disco de metal fresco e eclético, onde se incluem duas covers de peças clássicas. Mise En Abyme foi lançado a 27 de abril com distribuição pela Audioglobe.


Outlaws ‘Til The End: Vol. 1 é o título do novo álbum dos Devildriver. O álbum que traz um conjunto de temas country-metal fora-da-lei e tem edição pela Napalm Records a 6 de julho. Como convidados referem-se Randy Blythe (Lamb Of God, Wednesday 13) e Burton C. Bell (Fear Factory).


John Ferrara, baixista dos Consider The Source, dá vida às suas poderosas composições, com a ajuda do virtuoso percussionista Seth Moutal, no álbum de Frail Things in Sharp Places, com lançamento previsto para 13 de junho. O duo traz uma abordagem visionária de como cruzar prog rock, jazz, minimalismo e world music.


Wish You Were Dead é o nome do primeiro lançamento oficial dos Lost Division, banda finlandesa de rock com uma abordagem bem metalizada. Trata-se de um single com dois temas, o tema título e In Memoriam, publicado a 29 de maio, apenas em formato digital, pela Inverse Records.


Demon Rider é o nome do mais recente disco dos melodic metallers Artizan. Após três anos de trabalho, este é apresentado como o mais consistente disco da carreira da banda, contando com a produção de Jim Morris (Iced Earth, Crimson Glory, Jag Panzer) e com a participação de Joey Vera (Fates Warning) no baixo. Demon Rider traz o selo de qualidade da Pure Steel Records.


Os Wolfen têm um novo single retirado de Rise Of The Lycans. Rebirth Of The Regulatores é o segundo single daquele que é já o sexto álbum e que tem lançamento agendado para 22 de junho pela Pure Steel Records. O single pode ser ouvido no soundcloud dos power/thrashers germânicos.



Nasceram em 1968 e no ano em que comemoram o seu 50.º aniversário continuam com um espírito inovador. Falamos dos Guru Guru, coletivo germânico de experimental rock, avant-garde, jazz, world music e uma forma muito única e original de fazer rock ‘n’ roll. Após o falecimento de Hans Reffert (21 de fevereiro de 2016, com 69 anos), os Guru Guru recrutaram o guitarrista Jan Lindqvist para aquele que é o seu novo álbum intitulado Rotate!, depois de mais de 40 lançamentos, entre LP’s, CD’s e DVD’s. 



Notícias da semana – 26 de maio de 2018


Inspirados pelo movimento NWOBHM, os Blade Killer terminaram as gravações do seu trabalho de estreia High Risk. O álbum encontra-se, neste momento, em fase de misturas a cargo do vocalista e guitarrista dos Enforcer, Olaf Wikstrand. Este material será testado ao vivo, proximamente, em dois festivais – o Muskelrock (Suécia) e o Los Angeles Strikefest, na sua cidade natal.


Os italianos Altair, banda de prog power metal assinou pela Alpha Omega. Este coletivo tinha lançado, em 2013,o álbum de estreia Lost Eden e em 2017, via Sleaszy Rider Records o conceptual Descending: A Devilish Comedy.



Os Lusitanian Ghosts editam a 8 de junho o seu disco homónimo. Os Lusitanian Ghosts são um coletivo de músicos que reúne artistas nacionais e internacionais em torno de guitarras tradicionais portuguesas com um toque de modernidade. Neste projeto há instrumentos cordofones quase esquecidos pelo mundo. Com nomes tão apaixonantes quanto as suas variadas afinações, o projeto conta com a participação de Micke Ghost na Amarantina, Vasco Ribeiro Casais, aka OMIRI, na Braguesa, o Gajo na Campaniça, Abel Beja na Terceirense e finalmente Neil Leyton na Beiroa. Todos acompanhados por João Sousa na bateria.


Os Artizan renovaram o seu contrato com a Pure Steel Records e anunciaram o lançamento do seu novo álbum para este ano. Já os Necrytis anunciaram o lançamento do primeiro single retirado do álbum Dread En Ruin que sai a 29 de junho. Chama-se Strashine e foi lançado no Soundcloud.


A cerca de três semanas do lançamento oficial do disco de estreia, War Cry, os rockers alternativos Hooka Hey apresentam, como forma de avanço, o single/vídeo para o tema Coney Island. War Cry será lançado a 1 de Junho, exclusivamente em formato digital.



Querem um disco variado e com um som único capaz de expressar os diferentes backgrounds musicais de todos os elementos? Então procurem o novo álbum das Charlotte In Cage, que bem pode ser definido como uma expressão artística sem limites. Times Of Anger, assim se chama, sai a 5 de junho pelo selo italiano Sliptrick Records.


Mephistopheles é a primeira amostra que os Mystic Sons fazem do seu álbum de estreia. A banda que é influenciada por nomes como Kyuss, Black Sabbath, Sleep ou Hey Satan, lança este longa-duração a 1 de Junho. Os Mystic Sons são uma banda de stoner/blues rock originária da Suíça e este seu primeiro disco traz sete temas carregados de riffs doom e psicadélicos.


Os Assassin são uma das lendas do thrash metal germânico e europeu, muito por ação do seu cruzamento entre thrash e hardcore sempre com uma pitada de bom humor. Nasceram em 1985 e contam no seu fundo de catálogo com diversas demos, álbuns e um DVD. Dois anos depois do lançamento de Combate Cathedral, o coletivo acaba de assinar pela Massacre Records para o lançamento do seu próximo álbum previsto para a primavera de 2019.

Mais um lançamento para os fãs de Greg Lake e dos ELP. Annie Barbazza & Max Repetti lançaram a 18 de maio MOONCHILD - A deep journey into the music and poetry of Greg Lake, numa edição limitada, via Manticore Records.



Os The Walk-A-About lançam, em junho, o seu novo trabalho intitulado Thinks Are Looking Up, um disco produzido por Andrew Michael Bertrand e masterizado por Roger Lian. Things Are Looking Up é mais um exemplo de driven rock ‘n’ roll acústico produzido pela banda australo-americana.



O primeiro single do quinto álbum dos Sir Reg já está disponível. Chama-se FOOL (Fight Of Our Lives) e fará parte de The Underdogs a lançar no outono pela Despotz Records. A banda sueca é liderada pelo irlandês Brendan Sheehy e é um dos expoentes máximos do atual celtic punk rock.




Notícias da semana – 19 de maio de 2018


O projeto allstar austríaco, Schubert In Rock, assinou com a Pure Steel Records para o lançamento do álbum Commander Of Pain. Este projeto conta com a colaboração de Marc Storace (Krokus), Don Airey (Deep Purple), Jeff Scott Soto (Sons Of Apollo, W.E.T, Axel Rudi Pell, Talisman, Yngwie J. Malmsteen), Jennifer Batten (Michael Jackson, Jeff Beck), Doogie White (Rainbow, Michael Schenker, Yngwie J. Malmsteen, Cornerstone), Dan McCafferty (Nazareth), Michael Vescera (Obsession, Animetal USA, Loudness), entre outros, que, assim, se juntam ao núcleo duro da banda composto por Klaus Schubert (guitarras), Walt Stuefer (vocais), Bernie Welz (bateria), Andy Marberger (baixo) e Andy J. Brunner (teclados).


Da Eslováquia chegam os Eufory, banda de power metal, que apresentam a sua nova produção, Higher And Higher, uma obra que marca um passo em frente em todos os aspetos. O disco foi gravado nos PureSound Studio na Eslováquia e nos GM Recording Studio na República Checa. A mistura e masterização estiveram a cargo de Roland Grapow, cujas ideias contribuíram para o engrandecimento do som final do disco.


No bandcamp da Shadow Kingdom já está disponível para audição o primeiro tema do longa-duração de estreia dos Haunt. Burst Into Flame é, também, o título do álbum que tem lançamento internacional a 10 de agosto, nos formatos CD, vinil e cassette. Os Haunt são um colectivo americano liderados por Trevor William Church, filho de Bill Church, antigo baixista dos Montrose e Sammy Hagar.


2nd Impression é o título do novo disco dos Fog Light, com lançamento digital a 15 de junho via Inverse Records. Fusion rock com influências metálicas é o que propõem os finlandeses que já avançaram o primeiro single Mystinen Viiksimies. Os Fog Light são compostos por membros dos Omnium Gatherum, Total Devastation, Demonic Death Judge, Kreyskull e Kaihoro.


Dias antes do lançamento do seu álbum de estreia, os suiços Spit Reckless apresentaram no bandcamp o primeiro tema Easy Come, Easy Go. O álbum Heat Maker foi produzido por Serge Morattel nos Rec Studio e sai a 2 de junho nos formatos CD e digital.


Special Diners é uma canção com menos de dois minutos, primeiro single do novo disco dos Cave Story, a editar na segunda metade do ano pela Lovers & Lollypops. O novo disco chama-se Punk Academics. Uma materialização da Punk Rock Academy de que nos falou Atom & His Package no disco A Society of People Named Elihu. Desta feita com curadoria dos Cave Story


Matteo Piacenti, fundador/principal compositor/vocalista criou os Steelawake em janeiro de 2017 com o objectivo de explorar novas ideias na sua forma apaixonada de criar. Os Steelawake acabam de assinar com a Sliptrick Records para o lançamento do primeiro single, Dragging You Inside, a 1 de junho.


Os Skeletoon estão prestes a entrar em estúdio para começar a gravar o seu novo álbum. They Never Say Die, assim se chamará, será gravado nos Domination Studio com Simone Mularoni e será o tributo do power metal aos The Goonies. Nele participarão alguns nomes bem conhecidos da cena como Alessandro Conti (LT’s Rhapsody/Trick or Treat), Michele Luppi (Whitesnake/Secret Sphere) entre outros.


Desde 2010 que The Man From RavCon, aka Mike Brown, tem criado música instrumental e atmosférica com base num mellotron enriquecido por arrojados arranjos de piano e órgão, tudo envolvido por sintetizadores, percussões dinâmicas e guitarras melódicas. Another World é o mais recente disco do projecto e vem cheio de influências do rock FM dos anos 70 com algum prog. A data de lançamento é 22 de junho.



Chegados à Pitch Black, os Sinsid lançam a sua estreia – Mission From Hell. A banda norueguesa formou-se em 2012 por Terje S. Sidhu e é influenciada por diversos estilos musicais que vão desde o blues ao rock e ao metal e até ao viking e ao thrash. Mission From Hell tem data de lançamento a 8 de junho e podem esperar 10 temas em 50 minutos de metal de grande qualidade.




Notícias da semana – 12 de maio de 2018


Após o lançamento do álbum Luta pela Manutenção a 19 de março, os 47 de Fevereiro apresentam amanhã o videoclip do segundo single, La Favorita, realizado por Augusto Lado (1/2 Pirata Mau). Provenientes de projectos tão díspares como Touro, Retimbrar, Zen, Anger, Souq, Fadomorse, Mi Ku Bô,Teia, Funkyard, Turn Off, Stopestra, Xícara, Mina, etc, os membros dos 47 de Fevereiro juntaram-se para dar seguimento à vontade comum de exprimir a música que lhes corre nas veias, sem filtros ou condicionalismos, e assim detonarem palavras sob a forma de Fute-Rock Mediterrânico. Fute, pois há uma associação temática ao mundo do futebol amador, numa alusão a uma luta pela manutenção dentro de campeonatos regionais ou de segunda divisão; Mediterrânico, devido ao uso fequente de várias línguas ao longo dos seus temas (português, espanhol, francês e italiano).


A vocalista dos Izz, Laura Meade, estreia-se a solo com Remedium, um álbum disponível em todas as plataformas digitais a partir de 18 de maio. Remedium combina a paixão de Meade pelo art rock com a emoção do teatro musical, para além de uma assinalável sensibilidade pop como é percetível em temas como Sunflowers At Chernobyl e Dragons.


Dread En Ruin, sucessor de Countersighns, é o nome do novo álbum dos norte-americanos Necrytis, sai a 29 de junho pela Pure Steel Records e traz-nos seis temas com uma base de heavy metal tradicional com um pouco de US power metal dos anos 80. Já os power/thrashers alemães Wolfen têm pronto o single Genetic Sleepers, retirado do álbum Rise Of The Lycans, assim como os Weapon UK que também têm novo single em formato digital: The Rocker que corresponde ao tema bónus do álbum Rising From The Ashes.


A banda italiana de folk metal Kormak assinou com a Rockshots Records para o lançamento do seu trabalho de estreia, Faerenus. A editora italiana anunciou o mês de junho como data para colocar no mercado um disco que lida com o conceito da loucura e as suas causas.



Três álbuns, dois EP ́s, um DVD e uma coletânea. Uma medalha de mérito cultural do Município do Seixal. Uma carreira feita de persistência, resiliência e amor à música sem concessões ao que pede o mercado, mas mantendo uma fiel legiões de seguidores e apreciadores da música escrita e cantada em português. Falamos dos Dixit que, no ano que fazem 25 anos, voltam aos palcos para celebrar a música, numa série de concertos que vão reunir ex-membros e artistas amigos para tocar ao vivo as canções mais emblemáticas do grupo, num espetáculo cheio de emoções e intensidade.


Quando se trata da cena celta e pagã, MaterDea é um dos nomes mais importantes em Itália. O seu último registo, The Goddess’ Chants já tem dois anos, mas a banda prepara-se para brindar os seus fãs com outra obra-prima – Pyaneta! Seguindo a direção iniciada em A Rose For Egeria, este novo disco é um claro passo em frente neste género. Pyaneta sai a 6 de julho pela Rockshots Records.


Como anunciado anteriormente, os Lumberjacks têm disponível o seu primeiro longa-duração intitulado Alone?. Este trabalho dos heavy rockers franceses está disponível nos formatos CD e digital e está apontado a fãs de Black Sabbath, Alter Bridge, Black Stone Cherry, Royal Blood ou The Answer 


A Ghostlights World Tour 2016/2017 foi um gigantesto sucesso para Tobias Sammet e os seus Avantasia e culminará de forma brilhante no Wacken Open Air, numa atuação que terá direito a transmissão televisiva. O regresso à estrada para o projeto acontecerá, de novo, em 2019, após o lançamento de Moonglow, o próximo álbum de Avantasia que será lançado em janeiro.


Um ano depois do lançamento digital do single de estreia, Two, os Watchers estreiam a sua nova música How Long Is Your Night. Este tema faz parte do próximo EP dos blues rockers franceses previsto para o outono.




As últimas notícias vindas dos The Silent Rage anunciam a mudança de membros. Steve Venardo e Kostas Krikos abandonaram para se focarem na sua banda Voidnaut. O novo membro, para a guitarra solo é Nick Sarbanis (ex-Damned Creed) que já vai poder trabalhar nas composições do próximo álbum.





Notícias da semana – 05 de maio de 2018


Darryl Way apresenta o seu mais arrojado projeto a solo até à data. O lendário violinista dos Curved Air recria as Quatro Estações de Vivaldi, na sua totalidade e numa abordagem rock, o que acontece pela primeira vez desde que essa peça clássica foi criada. Naturalmente intitulado Vivaldi’s Four Seasons In Rock, o disco foi lançado ontem com o selo da Cherry Red Records.


Ora aí está, finalmente, o longa-duração de estreia dos Seven Eyed Crown! Intitulado Organized Chaos, o álbum vê a luz do dia após algumas semanas de preparação em diversos estúdios. A edição está a cargo das seguintes editoras: Send The Wood Music, Lunatik Music, Season Of Mist e The Orchard.


Na sequência do lançamento do single de estreia dos Lusitanian Ghosts, Trailer Park Memories, e do making of que acompanha as sessões de gravação do novo disco a ser editado a 8 de junho, o coletivo de artistas apresenta agora um documentário que os acompanha numa viagem por Portugal em busca da história dos instrumentos que dão vida a este projeto. Este documentário é apresentado em vários episódios ao longo de várias semanas em exclusivo no iTunes e Apple Music. Cada um dos episódios será revelado, semanalmente, todos os domingos, na página dos Lusitanian Ghosts na Apple Music/Itunes culminando no lançamento do disco em formato digital a 8 de junho.

Depois do lançamento de Ecos da Selva Urbana, em 2017, pela Rastilho Records, os thrashers nacionais Rasgo gravaram uma incrível versão do tema Homens ao Mar com a orquestra Circulo de Musica de Câmara, conduzida pelo maestro Pedro Teixeira da Silva. O resultado é simplesmente brilhante, como poderão confirmar no vídeo apresentado na respetiva secção.



A banda nacional Barros, projeto a solo do guitarrista dos Tarântula Paulo Barros, assinou pela Rockshots Records para o lançamento do álbum More Humanity Please. Este trabalho do lendário guitarrista luso foi misturado e masterizado por Harry Hess (Harem Scarem) no Canadá. Paulo Barros conta, neste disco, com a participação do fantástico vocalista Ray Van D, que também é responsável pelas letras.