Entrevista: Iron Will


Há pequenas vitórias que são sofridas, que custam… mas são essas que têm mais valor! Os Iron Will de Tony “The Metal Duke” Canillas, já existem desde 2000 mas Life Is Your Labyrinth é apenas o primeiro disco. Perfeitamente intitulado, como se depreende. E foi um feliz Tony que encontramos para falar deste concretizar de um sonho.

Olá Tony, como estás? Fala-me dos Iron Will, o teu projeto onde investiste o teu tempo. Finalmente lanças o teu primeiro trabalho – deve ter um gosto especial…
Viva, estou bem. Sim. Esperávamos e queríamos fazer isto há muito tempo. É muito bom. Cheguei a pensar que nunca seria feito. Mas fizemo-lo! Iron Will é uma banda muito especial. Sem tendências. Apenas tocamos a música que gostamos.

Como foi a experiência de estúdio?
Bem, a experiência de estúdio foi difícil. Deixava o meu trabalho, pegava na banda, íamos para estúdio, fazia exercícios vocais durante 45 minutos e gravei os vocais em 3 horas. Fizemos isso todas as noites, sete dias por semana durante 3 anos. Foi doloroso. Mas, ao mesmo tempo, muito divertido.

Life Is YourLabyrinth é um álbum conceptual. Qual o conceito abordado?
É um álbum conceptual. Basicamente fala sobre alguém que luta através da "guerra da vida" e, de certa forma, é quase uma autobiografia. Tentei utilizar tudo o que pude para escrever este álbum. Há uma homenagem ao meu pai que faleceu no final dos anos 80.É uma música bónus. Mas fiz propositadamente o álbum para ter um efeito de montanha-russa. Altos e baixos. Mais ou menos como é a vida.

As músicas que aqui estão são recentes ou retratam a tua viagem musical desde 2001?
Há algumas músicas mais recentes no disco. Mas, são principalmente a partir desse período de tempo.

As reações a este disco têm estado de acordo com as tuas expetativas?
Tinha a sensação de que teríamos uma boa resposta. Mas nada assim! Estamos surpreendidos! Mais de 7500 acessos no YouTube e o álbum esgotado. Estamos muito felizes com o sucesso.

Quem te acompanha nesta aventura musical?
O pessoal dos Ravage ajudou a tornar esse sonho realidade. Falando de "o sonho". A minha mãe toca piano no disco. Ou seja, ela também é parte disso também. O que é bom.

Já tiveste a oportunidade de tocar estes temas ao vivo?
Sim, tocamos ao vivo muitas vezes. E temos concertos agendados para o futuro próximo.

Projetos para o futuro? O que tens em mente?
Estamos a trabalhar em algumas músicas novas. E estamos a planear gravar um EP ao vivo em seguida.

Muito obrigado, Tony! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Obrigado. E obrigado a todos por apoiarem os Iron Will. Visitem-nos em www.Facebook.com/TheIronWill

Comentários

DISCO DA SEMANA #47 VN2000: Act III: Pareidolia Of Depravity (ADAMANTRA) (Inverse Records)

MÚSICA DA SEMANA #47 VN2000: White Lies (INFRINGEMENT) (Crime Records/We Låve Records)

GRUPO DO MÊS #11 VN2000: Earth Drive (Raging Planet Records)