Entrevista: Thunderbird


Terceiro disco para os canadianos Thunderbird, banda constituída por gente de grande experiência. Para além da experiência, também a maturidade e a identidade foram atingidas na sua plenitude, por isso ser este o álbum que carrega o nome da banda. Kelly Stodola, baterista e coprodutor do álbum, respondeu-nos desde Vancouver.

Olá Kelly, tudo bem? Quem são os Thunderbird? Podes apresentar a banda aos hard rockers portugueses?
Estamos muito bem na terra dos Thunderbird. Um olá desde Vancouver, Canadá!!! Os Thunderbird são:
Marc LaFrance - vocais
Brice Tabish - guitarras
Rob Becker - baixo
Kelly Stodola - bateria
O nosso novo registo Thunderbird já está disponível para download em todas as principais lojas digitais. Rod Coogan foi o guitarrista na maior parte dos dois primeiros álbuns. Devido a outros compromissos, ele não pode tocar neste álbum, mas nós queríamos apresentá-lo em pelo menos uma faixa - Liar (Fools Gold) - e a sua contribuição foi excelente.

Apesar de este ser um álbum homónimo, já é o vosso terceiro lançamento. Sentem que agora atingiram a maturidade total?
De muitas maneiras, atingimos a nossa maturidade total neste álbum, e também não foi por acaso. Quando decidimos fazer um terceiro álbum dos Thunderbird, analisamos todas as coisas boas dos dois primeiros lançamentos e todas as coisas que poderíamos melhorar. Calculamos o que deveríamos fazer e o que deveríamos evitar e avançamos com um plano de ataque. Sabíamos o que queríamos para o resultado final e sentimos que o conseguimos. Por isso, o álbum homónimo!

O álbum foi gravado e misturado por Mike Fraser. Como foi trabalhar com ele?
Mike é uma lenda e foi fabuloso trabalhar com ele. Os seus principais papéis foram gravar as faixas de baixo e bateria e depois misturar todas as músicas. Mike e Marc no comando da captura da bateria, trouxeram os melhores desempenho e sonoridade. Mike conhecia a melhor tarola para usar em cada música e até trouxe algumas das suas favoritas. Na mistura, Mike precisa estar muito sozinho e focado no processo. Nós esperávamos por cada mix como um pai espera um recém-nascido na maternidade. Como cada mix nos foi apresentada, nós estudávamos e fazíamos qualquer pedido de mudança. Escusado será dizer que tivemos muito poucos pedidos de alterações.

Também têm alguns convidados especiais, um no piano e um quarteto de cordas. Podes apresentá-los também?
Chris Gestrin é um pianista de sessão que tem mais de 200 álbuns. Depois de passar por uma lista de potenciais outros músicos, encontramos Chris e ele tocou um piano perfeito na música King Rat. Chris é um músico de jazz que se pode encaixar em qualquer estilo musical. Peter Allen é um compositor de música para cinema e televisão sediado em Vancouver. Ele esteve em mais de 100 filmes! Compôs e conduziu um arranjo de cordas para a música Vampire, que é muito cinematográfica e emocionante. Os músicos de cordas foram Cameron Wilson, Ruth Huang, Anthony Cheung e Alex Cheung. São todos músicos muito talentosos e temos a sorte de ter podido contar com eles.

Quando sentiram que precisavam de alguns convidados no álbum?
Não decidimos ter estes convidados até a maioria das músicas estarem perto de serem finalizadas. Para algumas músicas, sentimos que algo poderia ser adicionado e por isso tomamos a decisão de trazer esses músicos. Todas essas pessoas excederam as nossas expetativas e não poderíamos estar mais felizes com os resultados.

Para além dos Thunderbird, estão envolvidos com mais algum outro projeto? Como estão as coisas?
Todos estão envolvidos noutros projetos. Somos todos muito experientes e muito ocupados. Marc faz muitas sessões de gravação e atualmente está em tournée com Randy Bachman. Ele também canta e toca bateria numa banda chamada Cease And Desist. Rob toca baixo na banda New Yank Yorkies. Faz muito trabalho de sessão e anda muito na estrada com diferentes e notáveis artistas canadianos. Brice também faz trabalho de sessão e toca com Las Divas, uma banda popular na cena de Vancouver, bem como se apresenta com a Metal Queen canadiana, Lee Aaron. E eu mantenho uma agenda cheia com sessões e espetáculos ao vivo com várias bandas em Vancouver.

Ainda sobra tempo para uma tour? Têm alguma coisa planeada?
Ainda não temos nenhuma tournée planeada. Se houver uma proposta para a banda tocar ao vivo, podemos ir para a estrada para um show ou dois!

Obrigado, Kelly! Queres deixar alguma mensagem ou adicionar mais alguma coisa?
Apenas dizer que este álbum foi gravado em vários estúdios com vários engenheiros talentosos. Queremos agradecer-lhes muito! Os engenheiros envolvidos foram Mike Fraser, Ken Burke, Mick Dalla-Vee, Kris Siegers e Jaret Stodola.


Comentários

DISCO DA SEMANA #47 VN2000: Act III: Pareidolia Of Depravity (ADAMANTRA) (Inverse Records)

MÚSICA DA SEMANA #47 VN2000: White Lies (INFRINGEMENT) (Crime Records/We Låve Records)

GRUPO DO MÊS #11 VN2000: Earth Drive (Raging Planet Records)