Entrevista: Hemesath

 


Sete anos depois, os Hemesath estão de regresso. Motivos para um intervalo tão longo sem lançamentos? Tournées e a nossa bem conhecida pandemia. Para So Schön a banda alemã quis dar um passo em frente em termos de originalidade: sem perder a sua costela associada ao NDH, procurou incorporar outros elementos de rock e hard rock, nomeadamente. E esses objetivos foram plenamente alcançados, mostrando uma nova face da banda com outros argumentos e dinamismos.

 

Olá, pessoal, tudo bem? Obrigado pela disponibilidade. Primeiro, importam-se de apresentar os Hemesath aos metalheads portugueses?

Hemesath são cinco elementos de Münsterland, região no Noroeste de Whestphalia/Alemanha que se divertem com duas guitarras, baixo, bateria e letras em alemão. Até agora, lançamos um EP Rot So Rot, o nosso álbum de estreia Für Euch e agora o nosso segundo álbum So Schön. As nossas raízes remontam ao NDH (New Deutch Hardness) – a comparação Rammstein feita por muitos críticos parece inevitável – mas tentamos sempre tentamos expandir o nosso horizonte.

 

So Schön é o vosso novo álbum, sete anos depois de Für Euch. Quais foram os vossos propósitos e objetivos para este novo álbum?

Para este álbum, a nossa intenção era atrair um público fora da cena NDH. Para isso, tivemos que expandir a nossa estrutura musical sem perder o estilo próprio.

 

O que fizeram ao longo deste período de ausência de álbuns de estúdio?

Após o lançamento do primeiro álbum, fizemos muitas tournées, com Oomph, Märzfeld e Heldmaschine. Escrevemos letras, produzimos músicas, fizemos espetáculos e fomos, então, apanhados desprevenidos pela pandemia como todo o mundo. Esperamos que isso finalmente acabasse para podermos trabalhar no nosso novo álbum todos juntos como uma banda novamente. Ficamos muito felizes em fazer uma tournée novamente com Märzfeld este ano e continuaremos a fazê-la no próximo ano.

 

Podemos dizer que desta vez deram um passo significativo? O que trazem de diferente para este álbum?

So Schön demonstra um desenvolvimento óbvio de Hemesath. Ao lado dos elementos NDH, há também elementos do rock original e diferentes facetas de múltiplas áreas do hard rock que tornam o álbum mais diversificado e desafiador.

 

Ou seja, podemos dizer que neste álbum vocês mantêm as vossas marcas registadas, mas conseguiram injetar algo novo em relação aos álbuns anteriores?

O novo álbum é mais orientado para os riffs. No entanto, mesmo após essas mudanças, Hemesath manteve as suas caraterísticas próprias. Todos os que estão familiarizados com Rot So Rot e Für Euch reconhecerão Hemesath instantaneamente.

 

Continuam a usar o idioma alemão. Nunca pensarem em cantar em inglês?

Infelizmente, o nosso inglês não é suficientemente bom para escrever letras expressivas nesse idioma e é por isso que as nossas futuras músicas também serão escritas exclusivamente em alemão.

 

Que vídeos filmaram deste álbum?

Por enquanto, os videoclipes de Heile Segen e So Schön estão disponíveis no YouTube.  No dia 9 de dezembro, lançámos um videoclipe para o nosso novo single Schattenseele. Depois, alguns vídeos ao vivo serão carregados ocasionalmente.

 

O que têm planeado para uma tour de divulgação do So Schön?

Em 28 de janeiro de 2023, apresentaremos o nosso álbum ao vivo no palco do Hoppegarden em Hamm (Vestfália). Em abril e maio, faremos dez espetáculos por toda a Alemanha como banda de apoio de Märzfeld. Outros espetáculos ao vivo estão programados para o próximo outono.

 

Muito obrigado, pessoal, mais uma vez. Querem acrescentar mais alguma coisa?

Gostaríamos de saudar todos os nossos potencialmente futuros fãs portugueses e estamos muito felizes com a atenção internacional que o nosso álbum tem atraído.


Comentários

DISCO DA SEMANA #47 VN2000: Act III: Pareidolia Of Depravity (ADAMANTRA) (Inverse Records)

MÚSICA DA SEMANA #47 VN2000: White Lies (INFRINGEMENT) (Crime Records/We Låve Records)

GRUPO DO MÊS #11 VN2000: Earth Drive (Raging Planet Records)