Entrevista: Aether

 




Uma tese de licenciatura juntou os músicos; a vontade de continuar a tocar juntos fez nascer os Aether. Formado em 2021, o quarteto chega ao terceiro álbum, III, com a composição cada vez mais partilhada e a improvisação no centro do diálogo entre rock progressivo e jazz. Depois do conceito espacial de Trans Neptunian Objects, o novo disco abre caminho a experiências mais livres, gravadas com os quatro músicos na mesma sala, onde cada ideia pode alterar a resposta dos restantes. Andrea Grumelli explica-nos como essas trocas alimentam as composições, o que trouxeram os convidados e por que há momentos em palco que só acontecem uma vez.

 

Olá, Andrea, bem-vindo a Via Nocturna. É um prazer ter-te connosco. Para os leitores que possam estar a descobrir os Aether pela primeira vez, como apresentarias a banda e o universo musical que têm vindo a construir desde que o projeto foi formado em 2021?

O projeto Aether surgiu em 2021 a partir de uma necessidade muito prática. Eu procurava três músicos com percursos diferentes, mas com uma paixão comum pelo rock progressivo e pelo jazz, para interpretar as peças da minha tese de licenciatura no Conservatório. Esta colaboração deu origem a uma amizade e a uma visão partilhada da música, o que permitiu ao projeto expandir-se para além do seu âmbito inicial. Assim, reorquestramos as peças inicialmente compostas para a tese, que acabaram por figurar no nosso álbum homónimo, o nosso lançamento de estreia. Posteriormente, o processo de composição tornou-se muito mais colaborativo, levando à nossa parceria com a Luminol Records e ao lançamento do nosso segundo álbum, Trans Neptunian Objects, em 2024, seguido do nosso álbum mais recente, III, lançado em maio de 2026.

 

Os Aether nasceram do encontro de quatro músicos com percursos musicais muito diferentes, reunindo rock progressivo, jazz, post-rock, música ambiente e música eletrónica. Como é que essas diferentes experiências se uniram inicialmente?

Inicialmente, para o seu primeiro álbum, as peças foram essencialmente compostas antes de a banda se reunir na sala de ensaios e foram simplesmente arranjadas em conjunto. Mais tarde, à medida que o projeto se tornou mais estruturado, a composição das peças tornou-se muito mais colaborativa, e cada membro trouxe as suas próprias influências, algumas mais próximas da harmonia do jazz, outras do rock progressivo. Esta diversidade de perspetivas foi aproveitada durante o processo de composição, e o processo de criação foi gradualmente adaptado para se adequar às caraterísticas individuais de cada um de nós, de modo a que todos pudessem trazer a sua própria personalidade e influências, mantendo ao mesmo tempo uma sinergia entre as várias partes.

 

Quão importante é a identidade musical individual de cada membro para o som dos Aether?

É muito importante. A identidade, a história, os estudos musicais e o gosto pessoal estão no cerne do projeto. Ao fazer os arranjos das peças, de facto, cada membro traz a sua própria ideia para o arranjo das suas partes, de modo que, por um lado, fique satisfeito com as partes que tocam e, por outro, contribua com a sua própria experiência e gosto para o arranjo da peça; e, finalmente, trabalhamos em conjunto para encontrar o arranjo que melhor valorize a peça. Todos nós estudamos os nossos instrumentos há anos e desenvolvemos as nossas próprias preferências, tanto em termos de timbre como de estilo. O aspeto estimulante do projeto reside precisamente na tentativa de reunir todos estes elementos, procurando soluções que sejam interessantes e satisfatórias para todos os membros da banda.

 

O vosso novo álbum, III, surge como o terceiro disco dos Aether desde 2023. Trata-se de um período notavelmente produtivo. O que permitiu à banda manter um ímpeto criativo tão constante?

Como mencionei no início, o primeiro álbum foi essencialmente composto antes mesmo de a banda se ter formado, pelo que partimos de uma base que já era bastante sólida, o que nos permitiu reorganizar as peças e gravar o nosso primeiro álbum com bastante rapidez. Posteriormente, a contribuição de todos os membros da banda para o processo de composição permitiu um certo nível de produtividade e rapidez na composição, nos arranjos e na gravação de material novo. Vale a pena referir que a nossa abordagem também se baseia muito na improvisação, pelo que nos sai naturalmente tentar sempre compor ou fazer coisas novas e diferentes. Isto leva-nos a querer sempre experimentar novas abordagens, seja em material que já possa ter sido composto, seja em estruturas e peças ainda por escrever. Como nos reuníamos quase todas as semanas para tocar, isto significava que estávamos frequentemente a trabalhar em material novo, o que resultava em termos muito em andamento e na oportunidade de gravar várias faixas, que acabaram por constituir o nosso terceiro álbum.

 

Ao contrário de Trans-Neptunian Objects, que foi concebido em torno de um conceito mais definido, inspirado na exploração espacial e na ficção científica, III é descrito como uma coleção de composições que se desenvolveram durante ensaios e sessões de improvisação ao longo de 2025. Como se desenrolou o processo criativo deste álbum?

Sim, para este álbum não nos impusemos quaisquer restrições no que diz respeito a um conceito, mas trabalhámos de forma mais livre nas várias composições. Em última análise, são duas faces da mesma moeda: num álbum conceptual, normalmente trabalha-se em peças que têm um fio condutor, uma ideia subjacente semelhante ou uma história partilhada. Neste caso, porém, quisemos experimentar mais as diferentes possibilidades oferecidas por cada peça. É por isso que há tanta variedade no álbum. Vai desde Oort Cloud, com influências que vão da música clássica ao jazz-rock, até Vogon, que tem influências de funk, passando por faixas como Panta Rei, com influências mais jazzísticas, e a faixa final, Swerve, que procura combinar as explosões mais ao estilo do jazz-rock com a compostura e o rigor das suítes clássicas de rock progressivo.

 

A improvisação parece ser uma parte essencial da filosofia dos Aether. Quando entram num ensaio ou numa sessão de estúdio, quanto da música já existe de forma estruturada e quanto é descoberto coletivamente através da interação entre os quatro músicos?

Normalmente, quando entramos no estúdio, temos um esboço geral da composição à nossa frente. Durante os ensaios, criamos várias versões desse esboço, antes de nos decidirmos por uma estrutura geral. Assim, digamos que o ambiente geral da peça está estabelecido desde o início, tal como quaisquer obbligatos e uníssonos, mas para o resto contamos com a improvisação, um pouco como fazem os músicos de jazz quando usam uma página do Real Book como esboço para tocar a música. A melodia (tema) é arranjada e ensaiada; as outras partes são mais ou menos estruturadas e improvisadas, enquanto os solos são inteiramente improvisados na hora. E o facto de a mesma peça nunca ser 100 por cento idêntica a si própria é algo de que gostamos imenso. O Andrea (guitarras) e o Teo (bateria) vêm de uma banda de rock que incluía muitas secções de improvisação (King Bong, ouçam-nos), enquanto eu e o Andrea (teclados) estamos mais ligados à ideia de improvisação do jazz. Assim, todos no Aether consideram a improvisação parte do processo de criação.

 

O álbum foi, mais uma vez, gravado ao vivo. O que é que gravar juntos desta forma vos permite captar que, de outra forma, poderia perder-se num processo de estúdio mais convencional?

São formas completamente diferentes de trabalhar e gravar, o que, obviamente, conduz a resultados muito diferentes. Para nós, parece muito mais natural recorrer à gravação natural (gravarmos todos juntos numa sala), em vez de gravar partes individuais. Isto deve-se, em parte, ao facto de, como temos muito espaço para improvisação, simplesmente não ser possível gravar faixas separadas, uma vez que a intenção improvisada de um membro também altera a resposta dos outros; por isso, isto não seria possível se gravássemos à vez, cada um a tocar a sua própria parte. Além disso, somos um bando de velhos; gostamos de ouvir o que estamos a tocar, de poder interagir com os outros enquanto tocamos e de fazer uma verdadeira confusão no estúdio de gravação. Obviamente, para projetos diferentes em que as partes estão totalmente escritas, também gravamos faixas separadas, mas a intenção e a humanidade que uma gravação ao vivo proporciona são difíceis de alcançar, a menos que gravemos ao vivo, todos juntos.

 

III expande a já ampla paleta musical dos Aether. Esta ampliação do vocabulário sonoro foi um objetivo consciente ou surgiu naturalmente do material criado durante as sessões?

Sim, compor música que seja diferente, mas que partilhe um fio condutor comum, embora com diferentes aplicações práticas, é certamente um dos nossos objetivos. Como mencionado anteriormente, aborrece-nos rapidamente com as abordagens habituais, por isso tentamos encontrar abordagens novas e diferentes para as nossas novas composições. Isto pode ser um pouco enganador para o ouvinte, porque se depara com influências diferentes e estilos de arranjo distintos no mesmo álbum, mas acredito que, de um certo ponto de vista, também é uma vantagem nos nossos esforços para evitar sermos banais ou previsíveis, sempre que isso for possível em 2026.

 

O álbum conta também com a participação de Rosarita Crisafi na flauta em três canções e de Claudio Milano na passagem cantada e falada em Vogon. O que é que estes convidados trouxeram ao álbum? De alguma forma, a sua participação influenciou a atmosfera e a identidade dessas composições?

Conhecemos a Rosarita Crisafi há anos; ela é uma música de jazz muito versátil que toca vários tipos de saxofones, bem como a flauta. Quando ouvimos as faixas depois da gravação, pensámos: «Ei, uma parte de flauta ficaria mesmo bem aqui.» Foi por isso que entrámos em contacto com ela e lhe pedimos para gravar algumas partes de flauta que conferissem mais personalidade às faixas, nomeadamente um toque de rock progressivo dos anos 70 a Oort Cloud e um toque mais jazzístico à primeira parte de Panta Rei. A nossa colaboração com o Claudio foi uma história diferente. Tudo começou quando conhecemos os rapazes dos Omero’s Folk num dos nossos concertos. Eles tinham escrito um poema semelhante à poesia vogon descrita no filme O Guia do Mochileiro das Galáxias, que depois utilizámos na faixa Vogon. Conhecemos o Claudio Milano há já algum tempo, e alguns de nós já trabalhamos com ele há algum tempo. O Claudio é um ator e músico incrível (não deixem de conferir o seu trabalho, se ainda não o conhecem). Com a letra sem sentido dos Vogon em mãos, a escolha para uma interpretação exagerada recaiu imediatamente sobre ele; ele ajudou-nos a acrescentar mais uma nuance Vogon à faixa, além de ser o único vocalista convidado a participar num álbum dos Aether até à data.

 

A música dos Aether depende frequentemente da interação, da dinâmica e do desenvolvimento espontâneo de ideias, o que me deixa curioso sobre a transição do estúdio para o palco. Como é que abordam a interpretação deste material ao vivo? Há também espaço para improvisação e momentos inesperados durante um concerto?

Normalmente, quando tocamos ao vivo, tentamos reproduzir as peças de forma mais ou menos fiel, apesar de as tratarmos, em parte, como peças de jazz, nas quais deixamos espaço para a improvisação nos solos ou em certas secções das peças que nem sempre têm uma duração específica ou medida, mas que podem variar. Depois, há secções especificamente destinadas à improvisação, onde pode acontecer algo ligeiramente diferente de cada vez. É muito estimulante improvisar, tentando responder ao que os outros estão a tocar para criar um todo coerente, e há algo de poético em saber que aquela secção foi única, que nunca se repetirá exatamente como foi.

 

Por fim, muito obrigado pelo vosso tempo e por se juntarem a nós em Via Nocturna. Antes de terminarmos, gostarias de deixar uma mensagem para os nossos leitores e para todos aqueles que estão prestes a descobrir o III e o mundo dos Aether?

Muito obrigado pelo vosso tempo. Por favor, sigam-nos nas redes sociais e visitem a nossa página no Bandcamp, onde podem ouvir a nossa música – https://aether5.bandcamp.com/. Mais uma vez, obrigado por darem destaque ao nosso projeto, e esperamos que a nossa música vos leve numa viagem, nem que seja por um momento

Comentários

DISCO DA SEMANA VN2000 #41/2026: Travelling (ELLE TEA) (Independente)

GRUPO DO MÊS VN2000 #10/2026: BURACO NEGRO (Spectral Works)

MÚSICA DA SEMANA VN2000 #41/2026: Insurgent Outcry (CRYSTAL THRONE) (Independente)