Entrevista: DBA

É inegável! Os DBA (Downes Braide Association) estão diferentes. Skyscraper Souls está menos pop e mais orientado para o rock clássico. Há mais músicos verdadeiros envolvidos e menos maquinaria. Um grande passo em frente, consubstanciado num disco mais orgânico e sentido. Onde até os filhos de Chris Braide ajudam nos vocais. É um dos momentos mais emblemáticos e adoráveis do disco, como explica o pai babado Chris Braide.

Olá Chris, como estás? Terceiro álbum para os DBA e este significativamente diferente dos anteriores. Foi um passo perfeitamente deliberado, suponho?
Sim, foi uma decisão consciente de fazer um álbum de rock progressivo mais tradicional com músicos reais e vocalistas convidados. Não quisemos fazer mais um disco em dupla com samples e drum machines.

E estás satisfeito com o resultado final? Consideras este o vosso trabalho mais forte até agora?
Acho que é o melhor álbum que fizemos juntos. Estou muito feliz com isso e é maravilhoso ter os músicos convidados envolvidos. Sinto que estas são algumas das melhores músicas de Geoff e eu escrevemos juntos.

Também ampliam o número de colaboradores, com uma ampla gama de contribuições. Como surgiram todos esses nomes?
Todos os artistas que tocam no álbum são meus amigos e são pessoas com quem escrevi ou produzi álbuns. Mandei um mail a todos a perguntar se queriam contribuir e todos responderam com um "sim" ressonante. Foi uma honra tê-los a fazer parte do álbum.

E existe essa curiosidade de os teus filhos também colaborem em termos vocais. Já estás a preparar a sucessão (risos)?
É um presente incrível poder incluir os meus filhos no álbum e fazer com que eles façam parte da minha música em geral. Acho que eles soam bonitos e capá-los nesta fase das suas vidas enquanto eles são tão jovens é adorável.

Durante quanto tempo trabalharam neste conjunto de temas?
Demorou cerca de um ano para escrever e gravar todo o álbum. Eu continuei a aperfeiçoar as melodias e arranjos ao longo de vários meses.

Também acho curioso que metade do álbum seja preenchido com apenas duas músicas - Skyscraper Souls e Darker Times. Pelo menos quanto ao tema-título, nunca tinham feito nada tão longo, pois não?
Eu queria fazer uma peça muito longa que preenchesse todo o lado de um álbum porque cresci assim e adoro. Tubular Bell, Close To The Edge são longos, mas não são autoindulgentes. Funciona como uma peça inteira de escrita e desempenho que sinto que não se torna chata. Cada parte do tema-título é parte integrante da música.

Para além dos DBA, em que outros projctos, tu ou Geoff estão envolvidos atualmente?
Estou a produzir um álbum de Marc Almond e também tenho trabalhado numa banda sonora com Natalie Portman. Geoff está ocupado com os Yes.

Terão, ou já tiveram a oportunidade de apresentar o Skyscraper Souls ao vivo?
Adoraria tocá-lo ao vivo. Vamos ver o que acontece este ano.

Muito obrigado Chris! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Obrigado. Espero que gostem do novo álbum tanto quanto nós gostamos de o fazer.

Comentários