Entrevista: Rhino Proof


Inicialmente previsto para ser apenas lançado no seu país, a Finlândia, a estreia dos hard rockers Rhino Proof acabou por ser adiada para um lançamento em maior escala através da Pure Steel Promotion. Assim, o quinteto apresenta onze temas baseados na vida real, como se depreende desta curta e rápida conversa com a banda, liderada pelo guitarrista Rane Rikonen.

Olá pessoal, tudo bem? Quem são os Rhino Proof e o que vos motivou a iniciar esta banda?
Rane Riikonen (RR): Olá! Foi em 2014 quando a minha antiga banda se separou e eu decidi criar uma nova banda porque havia algumas músicas novas quase prontas.

Contem-me um pouco da vossa história e jornada musical até agora...
RR: Até agora não há muita história nesta banda – ensaios, gravações, alguns espetáculos...

Qual foi o vosso background musical antes de Rhino Proof?
RR: Eu fui guitarrista e um dos principais compositores da banda chamada The Slidemobile dez anos antes de Rhino Proof, e tocamos em muitas bandas de covers (tocamos versões de Deep Purple, Rainbow, Led Zeppelin, Dio, etc.)
Pasi Nousiainen (PN): 4Order, Supernatural Bond...
Janne Tikkanen (JT): Scorngrain
Jukka Nummi (JN): Scarlet Thread, Angry Machines

O vosso álbum de estreia já está no mercado com uma ampla distribuição através da Pure Steel Promotion. Como tem sido a aceitação?
RR: Surpreendentemente boa! Recebemos muitas críticas e muito airplay em todo o mundo!

Corrijam-me se estiver errado, mas esta estreia já tinha sido lançada de forma independente no ano passado apenas na Finlândia. Este novo lançamento é igual ao anterior ou tem algumas diferenças?
RR: O nosso plano inicial era lançar este disco apenas na Finlândia, mas depois fizemos um acordo com a Pure Steel Promotions, portanto, este é o primeiro e único lançamento deste álbum.

De uma maneira geral, como descreveriam a música dos Rhino Proof para quem não vos conhece?
RR: É um Hard Rock baseado na guitarra com influências de Southern Rock, incluindo um Hammond forte e um cantor incrível!

Em termos líricos, quais são os principais aspetos abordados nas vossas músicas?
RR: As nossas letras vêm da vida real, coisas que vemos ao nosso redor, coisas que acontecem connosco, coisas que podes ver nos noticiários.

Como decorreu o processo de gravação? Tudo como planeado?
RR: Bem, na realidade, não. Houve alguns atrasos por motivos de saúde e encontrar o som final também demorou mais tempo.

Em termos do futuro, o que anseiam para os Rhino Proof?
RR: Eu e o Janne começamos a compor novas músicas para o próximo álbum, por isso esse é o nosso próximo objetivo. Antes disso, talvez alguns espetáculos ao vivo, se encontrarmos alguém para vender esses espetáculos.

Obrigado! Querem acrescentar mais alguma coisa?
RR: Obrigado também, foi um prazer! Tenham cuidado e keep rocking!



Comentários

DISCO DA SEMANA VN2000: Miracles Beyond (INTELLIGENT MUSIC PROJECT) (Intelligent Music)

MÚSICA DA SEMANA VN2000: I'm So Sorry (SOULLINE) (Massacre Records)

GRUPO DO MÊS VN2000: Alpha Warhead