Entrevista: Black Rose


Não tem sido muito sequencial a carreira dos Black Rose. Mesmo para este novo lançamento, o excelente A Light In The Dark, o intervalo foi de cinco anos. Anders Haga, um dos dois irmãos que têm conduzido esta nau, fala-nos desde a Suécia e aponta as causas.

Olá Anders, como estás? Antes de mais, parabéns pelo vosso novo álbum. Como descreverias A Light In The Dark, em comparação com os discos anteriores?
Olá, tudo bem, obrigado. Uma vez que este é o primeiro álbum com Jakob (o nosso novo vocalista), acho que se pode dizer que isso faz diferença por si mesmo. A nossa visão é que temos perseguido um estilo mais metal do que antes, com riffs mais pesados ​​e sem teclados. Mas a nossa marca registada ainda está lá, com riffs reconhecíveis e refrães cativantes. Os vocais são diferentes, sendo um pouco mais pesados. Além disso, o álbum tem um claro conceito lírico coerente por trás. Digno de nota é que, para este disco, não fizemos baladas, o que é outra diferença.

Olhando para trás, os Black Rose têm uma longa carreira com algumas paragens e intervalos entre álbuns. O que aconteceu nesses momentos?
Houve algumas mudanças de membros ao longo do caminho! O único intervalo real foi de um ano, a não ser pelo facto de estarmos continuamente a tocar e a escrever novo material! Também já mudamos de editora algumas vezes!

Mesmo para este disco, houve um hiato de cinco anos. O que fizeram durante este período?
Estávamos a meio da composição e gravação do novo álbum, quando nos separamos do anterior vocalista. Tivemos que encontrar um novo vocalista e começar a ensaiar com ele as músicas para o novo álbum. Jakob teve que fazer as letras e melodias vocais para todas as dez músicas. Já com o álbum pronto, também tivemos que encontrar uma nova editora. Por isso demorou tanto.

Como já se percebeu, em A Light In The Dark estreiam um novo vocalista. Há quanto tempo Jakob está convosco?
Está na banda há três anos e encaixa-se perfeitamente.

O processo criativo está todo concentrado em ti e no teu irmão? Como é que funciona nos Black Rose?
Eu comecei a banda e eu e Peter (os irmãos Haga) somos os únicos membros consistentes em todos os álbuns. A música foi escrita principalmente por nós, mas nos dois últimos lançamentos, os vocalistas fizeram todas as letras e melodias vocais. Mas a partir de agora, Jakob também estará envolvido na composição da música.

Quanto às gravações deste álbum, como decorreu o tempo em estúdio? Correu tudo como planeado?
Correu como planeado, exceto termos de mudar de vocalista a meio do processo. Foi a única coisa para a qual não estávamos preparados.

Já têm algum vídeo retirado deste álbum?
Sim, nós lançamos dois vídeos do novo álbum e estamos a planear lançar mais! Os vídeos são para as músicas We Come Alive e Hear The Call. O vídeo de Hear The Call foi produzido por Mats Vassfjord (220 Volts, Grand Design, Impera etc).
Hear The Call: https://youtu.be/yh6smAsTR94
We Came Alive: https://youtu.be/04Pot0VHs3c

Têm alguma tour planeada para promover este álbum ao vivo?
Assinaremos com uma agência de reservas após o verão e esperamos que isso nos dê a oportunidades de uma tournée e mais espetáculos!

Muito obrigado, Anders! Queres deixar alguma mensagem ou adicionar mais qualquer coisa?
Muito obrigado pela ótima crítica e também por esta entrevista! Para todos os leitores, lembrem-se de comprar o nosso álbum. Podem faze-lo aqui:
https://deadpulse.com/product/black-rose-a-light-in-the-dark
Confiram também os Black Rose nesses links:
Facebook - www.facebook.com/blackrosesweden
YouTube - www.youtube.com/user/BlackRoseSweden
Instagram - www.instagram.com/blackrosesweden
Website - www.blackrosesweden.com


Comentários

DISCO DO ANO 2024 - Categoria Rock (Internacional): Wheels Within Wheels (MEER) (Karisma Records)

MÚSICA DA SEMANA #03/2025 VN2000: Long Black Waves (AVATARIUM) (AFM Records)