Entrevista: Necrytis


Shane Wacaster é um dos mais criativos músicos da nova geração do metal e o seu projecto Necrytis demonstra isso. Um dos mais criativos e dos mais prolíficos. Numa altura em que fala connosco a respeito de Drean En Ruin, vai já avançando que as guitarras do próximo álbum já estão gravadas e o disco deverá sair já na… primavera de 2019! Isto numa conversa onde também se abordou a passagem a duo.

Olá Shane, como estás? Sendo este o vosso segundo álbum, podes apresentar a banda para os metalheads portugueses?
Olá Portugal! Nós somos os Necrytis e tocamos heavy metal tradicional. Tem havido algumas reviravoltas no género heavy metal ao longo dos anos, mas o som clássico do metal tradicional ainda está por aí, porque ele governa! No que diz respeito à gravação, somos uma dupla, mas obviamente ao vivo, completamos a formação com os membros restantes - baixo, bateria e teclados. Ao vivo prefiro ficar na frente com os vocais, depois de passar anos noutras bandas, atrás do kit. Por enquanto, Toby Knapp lida com todas as guitarras e baixo, mas isso é uma questão de conveniência de escrita, devido à maneira como escrevemos.

O nome do álbum é um pouco misterioso. Por que a sua escolha?
Porque sabia que ninguém o iria roubar (risos)! É gramaticalmente incorreto. Dread en Ruin não faz sentido em inglês, mas eu gosto disso. É diferente.

Já agora, qual o seu significado?
É o mesmo que "medo da ruína" ou "medo e ruína"... É tudo a mesma coisa para mim. Às vezes, fico muito conflituoso quando escrevo e muitas vezes encontro uma maneira de incorporar significados duplos para manter duas ideias diferentes, em vez de eliminar uma delas.

O vosso álbum é muito criativo. De onde vem tal inspiração?
O nosso estilo de escrita é completamente ao contrário. Eu ouço melodias na minha cabeça e gravo-as num estilo de canto improvisado, onde não há palavras, ou um conjunto de palavras, mas apenas espaços em branco. Depois volto ao início e escrevo as letras. Ouço guitarras imaginárias na minha cabeça e a música forma-se muito rapidamente. Escrevi todos os temas de Countersighns durante um período de 3 semanas e sem guitarras ou baixo. Encontrei-me com Mark Sobus e discutimos as partes do baixo; ele ouviu minhas ideias e fez algumas anotações. Voltou um mês depois e gravou todas as partes do baixo. Enviei para Toby e ele escreveu e gravou todas as guitarras. É claro que as guitarras que ouço na minha cabeça não têm nada a ver com a forma de Toby tocar. Toby é um Deus da guitarra e o meu guitarrista imaginário mal consegue entender (risos)!

Perderam um membro desde o último álbum? De que forma isso afetou a banda?
Nós não perdemos Mark, mas deparamo-nos com um problema. Para Dread mandei as faixas de bateria e vocal para Toby para ver se ele tinha alguma ideia antes de as enviar para o Mark. Imediatamente, Toby teve imensas ideias e perguntou-me se eu me importava que ele também escrevesse as linhas de baixo porque, como ele escreve guitarra, naturalmente ouve o que o baixo deve fazer. Funcionou perfeitamente e não houve necessidade de refazer as faixas de baixo, já que seria um desperdício de tempo e dinheiro. Eu expliquei ao Mark que queria incluí-lo nos créditos como o baixista dos Necrytis, mas ele recusou porque não tocou nele. Eu respeito e entendo a sua opinião, por isso não surge o seu nome no CD.

Portanto, agora são um duo…
Não foi planeado, aconteceu mais pelas circunstâncias. Quando se trata de escrever, quero gravar a música rapidamente, porque tenho muitas ideias. Toby tem muitos projetos e também escreve rapidamente, portanto, tudo flui muito rapidamente… Às vezes é difícil acompanhar o fluxo de ideias. Ao vivo, os Necrytis são uma banda completa.

E pelo que percebi acabou por não contribuir com nenhum tema?
Não. Se para o próximo álbum o Toby gravar o baixo novamente, será ótimo e nós continuaremos em frente. Mas se ele quiser que o Mark cuide do baixo, também podemos seguir esse caminho.

Já têm alguma tour planeada?
Atualmente, não. Precisaríamos de um pouco de tempo de ensaio com uma banda completa para conseguir um set list. Mas, com certeza que adoraríamos colocar estas músicas ao vivo em frente a uma multidão.

Quanto a vídeos? Já lançaram algum deste álbum?
Não é algo que tenhamos discutido. No entanto, a última faixa do próximo álbum é perfeita para um vídeo. Veremos... Se alguém nos abordar sobre a gravação de um vídeo, estaremos interessados, mesmo que seja um aspirante a estudante de arte que o queira criar. Eles precisariam estar preparados para um cenário épico com temática de terror, com uma atmosfera assustadora de Carnaval, cartomantes, um carro funerário puxado por cavalos e um cemitério.

Atualmente estão envolvidos em mais algum projeto? Como estão as coisas a decorrer?
Toby está prestes a gravar as partes de guitarra para o próximo álbum a qualquer momento. Eu sei que é estranho ter um álbum lançado em junho e imediatamente começar a gravar outro, mas é assim que trabalhamos. Eu gravei a bateria e os vocais em julho e enviei tudo para o Toby no mês passado. Portanto, o álbum deve ser misturado, masterizado e estar pronto para ser lançado, o mais tardar, no início de março de 2019, mas espero que seja mais cedo. E já tenho metade de outro álbum alinhado depois disso. É frenético às vezes, mas as ideias surgem e quando isso acontece não posso ficar parado, preciso gravá-las. Há dias ouvi um locutor de rádio falar sobre um artista musical que estava a lançar um álbum quatro anos depois do seu último lançamento. Eu não consigo imaginar ter de esperar quatro anos entre os álbuns. Eu perderia a cabeça. Toby também tem alguns outros álbuns a sair. Acho que é disco dos Waxen e o outro é um projeto solo.

Obrigado, Shane! Queres deixar uma mensagem ou acrescentar mais alguma coisa?
Nós apreciamos todo o apoio. Tantos países com pedigree de heavy metal gostaram do som dos Necrytis e isso é ótimo. Obrigado!




Comentários