Entrevista: Newman


Já lá vão duas décadas desde que o vocalista e compositor Steve Newman criou a sua banda, os Newman. E tal como aconteceu no final dos primeiros dez anos de carreira, também agora o músico lança uma colecção dos seus melhores e mais raros momentos desta segunda década de existência. Uma obra relevante e um marco histórico para os seus fãs. Envolto em imenso trabalho, embora para já nada dos Newman, foi o próprio Steve Newman quem nos respondeu.

Olá Steve! Depois de uma carreira de duas décadas, outra compilação para celebrar, como fizeste aquando da primeira década. Quem teve a ideia desta vez?
Olá Pedro, é ótimo falar contigo. Eu tive a ideia de fazer uma continuação de Decade de há alguns anos atrás. Quando gravo álbuns, há sempre músicas que não chegam à versão final. Inicialmente a ideia era eu lançar isto através de minha própria editora (como foi o caso do primeiro duplo CD), mas depois de falar com Georg (AOR Heaven) ele ficou muito entusiasmado em divulgar e lançar pela sua editora. Eles foram sempre grandes apoiantes da minha música.

Esta compilação é dividida em dois CD's e tem 34 canções. Um documento histórico muito bom da tua carreira, não achas?
Obrigado!! Sempre que lanço e álbum eu tento ter o máximo de controlo possível. Como na última compilação, acho que este é um ótimo documento da segunda década da minha carreira. Acredito que cobre bem esses anos e, claro, o segundo disco atrai os meus leais fãs.

Que critérios seguiste para fazer uma escolha das músicas a incluir no álbum?
Essa decisão foi relativamente fácil. Eu escolhi a maioria, se não todas as músicas, que a banda já tocou e ainda toca ao vivo. São temas favoritos ao vivo, portanto era natural incluir todos eles aqui. Acho que faz um disco muito forte de música.

O segundo CD é uma coleção de músicas mais raras, incluindo algumas músicas que foram escritas para outros artistas. Foram gravadas com a tua atual banda?
Gravei as músicas do disco 2 da mesma forma que faço sempre. Faço a maior parte da instrumentação e apelo ao talento de Rob (Rob McEwen) para estabelecer as pistas de bateria. Desta vez, assim como em muitas músicas que foram deixadas de fora dos lançamentos anteriores, também há músicas que foram enviadas para a Frontiers. Posso dizer-te, neste momento, que a Frontiers aceitou algumas das minhas músicas para lançamentos futuros, pelo que elas verão a luz do dia num futuro não muito distante.

Existem também outras músicas classificadas como “works in progress”. Podemos esperar um novo álbum para breve, com esse material?
As músicas que foram gravadas no Decade II como "works in progress" foram concluídas para este lançamento e pertencem ao disco 2. Tal como o lançamento da última década, é uma forma de "limpar as prateleiras". O próximo álbum de Newman, como e quando isso acontecer, será todo com material novo.

E já estás pronto para mais uma década de boa música? Que projetos tens em mente?
Acho que vai demorar até me sentar e escrever o próximo álbum dos Newman. Por enquanto, é bom fechar um capítulo e tenho a certeza de que voltarei ainda mais forte com a próxima parte da história dos Newman!! Muitos outros projetos no horizonte, bem como muito trabalho de estúdio.

Para além de Newman, estás actualmente envolvido com mais alguma banda ou projeto?
Este ano tenho alguns álbuns para gravar para outros artistas e no próximo, estarei a trabalhar num novo projeto que, esperamos, será concluído e lançado no próximo ano. Bem como mais músicas para a Frontiers Music... Estou sempre ocupado!!

Muito obrigado, Steve! Queres deixar uma mensagem ou acrescentar algo mais?
Obrigado, apenas quero deixar um enorme obrigado a todos os fãs que apoiaram a minha música ao longo dos anos. Mal posso acreditar que já são duas décadas!!! Muito obrigado pela crença continuada de todos. Daqui até aos próximos 20!!




Comentários