Entrevista: Rosslyn


De Espanha chegam os Rosslyn, banda de metal épico que promete muito com o seu primeiro longa-duração Soul In Sanctuary. Inspirados por Manilla Road, Iron Maiden e Dio, o quinteto de Saragoça, mostra potencial para seguir as passadas dos grandes nomes do país vizinho. Via Nocturna foi interromper a sua tour por algumas cidades espanholas, para ficarmos a conhecer um bocadinho melhor este coletivo.

Olá pessoal, tudo bem? Quem são os Rosslyn? Podem apresentar-se aos metalheads portugueses?
Olá a todos! Somos uma banda de heavy metal de Espanha, fundada em 2015 com influências de bandas como Manilla Road, Iron Maiden ou Dio. O que mais gostamos é usar a nossa música para contar histórias, uma música caraterizada por riffs de guitarra classicamente distorcidos, bridges instrumentais e eventuais passagens clássicas de guitarra.

Depois de uma demo, há dois anos, Soul In Sanctuary é vosso primeiro longa-duração. Como foi o processo de criação?
Desde que começamos em 2015 que não paramos de escrever músicas, portanto, ter compostas as oito faixas de Soul In Sanctuary não levou muito tempo. Os principais compositores deste álbum são Jorge (guitarrista) e Borja (vocalista). Somos nós quem tem as ideias iniciais e as desenvolvemos. Depois o resto da banda trabalha nas suas partes para se adequar ao seu estilo pessoal, o que garante uma música identificativa de Rosslyn.

Falem-nos um pouco da vossa experiência em estúdio. Correu tudo como planeado?
Quando entramos no estúdio, todas as músicas já estavam prontas, pelo que foi só chegar e gravar. Não nos desviámos muito da visão original de cada música, mas introduzimos algumas pequenas mudanças de último hora se as considerássemos adequadas no momento da gravação. Como se costumamos dizer, é muito difícil chamar uma música completa (risos).

Como se deu o contacto com a Sliptrick Records?
Logo que tivemos o master de Soul In Sanctuary, começamos a procurar uma editora para lançar o álbum, a fim de alcançar um público muito mais amplo do que teríamos se o lançássemos de forma independente. Entre as opções que surgiram, foi a Sliptrick Records que apresentou as melhores condições, pelo que lançamos o álbum com eles.

Podem descrever um pouco Soul In Sanctuary, para quem não vos conhece?
Soul In Sanctuary mostra uma cristalização absoluta do som de Rosslyn: heavy metal que passa entre o tradicional e o épico. O álbum apresenta oito faixas originais, atingindo cerca de 45 minutos. Ao longo do álbum deparam-se com partes acústicas, seguidas pelas mais clássicas distorções, bridges instrumentais, vocais melódicos, coros épicos e solos de guitarra.

Que assuntos abordam no aspeto lírico?
Dois temas predominantes se destacam nas letras: enredos medievais (histórias de Reis, conflito, cavaleiros e o clero) e literários (enredos retirados de autores como Edward Gorey ou George R.R. Martin).

Já têm algum vídeo gravado a partir deste álbum?
Sim, sim, de facto! No nosso canal de Youtube (Rosslyn Metal) está o videoclip que filmamos para The Insect God, faixa de encerramento do álbum, produzido e dirigido pelo nosso baixista Josë Luis. Há também um lyric-video para Day Of Eternal Faith.

Prontos para ir para palco? Alguma coisa planeada?
Adoramos tocar a nossa música ao vivo. Agora, com o lançamento do novo álbum, estamos a fazer uma pequena tour (à qual ainda estamos a adicionar datas) em diferentes cidades de Espanha, como Segovia, Mostoles ou Zaragoza. Também gostaríamos de ir tocar ao estrangeiro e temos intenção de fazer tournées em alguns países vizinhos, mas é uma ideia que ainda precisamos trabalhar.

Obrigado! Querem acrescentar mais alguma coisa?
Apenas agradecer o interesse, e claro, convidamos todos a dar uma escuta em Soul In Sanctuary. Está disponível gratuitamente no Spotify, Youtube e Deezer. Felicidades e heavy metal!

Comentários

DISCO DO ANO 2024 - Categoria Hard Rock (Internacional): Κυκεώνας (KHIRKI) (Venerate Industries)

MÚSICA DA SEMANA #04/2025 VN2000: On The Verge Of Becoming A Shadow (SACRED) (Stormspell Records)