Entrevista: Schubert In Rock


Klaus Schubert, guitarrista dos No Bros, criou – aproveitando muito bem o seu apelido – os Schubert In Rock em 2013, onde trabalha juntamente com os maiores nomes do hard rock mundial. Depois de um álbum homónimo nesse mesmo ano, surge Commander Of Pain, um digno sucessor. Por aqui desfilam Jeff Scott Soto, Marc Storace, Dan McCafferty, Doogie White, Don Airey, Carl Sentance e Michael Vescera, entre outros, numa parada de estrelas a cooperar num álbum de enorme qualidade. E este foi um dos temas da nossa conversa com o mentor do projeto.

Olá Klaus! Obrigado pela tua disponibilidade e parabéns pelo vosso novo álbum, um ótimo sucessor de todo o vosso trabalho anterior. De que forma se prepararam, tu e a tua banda, para este novo álbum?
Obrigado pelo convite. Preparar pode ser a palavra errada. Uma música nova pode nascer por vários motivos. E acho que um álbum é um projeto de crescimento lento e em constante evolução.

Como foi possível reunir no mesmo álbum todos estes grandes nomes?
Eu estive em tournée com a maioria desses músicos em várias ocasiões e com alguns deles tenho uma verdadeira amizade. O melhor amigo de todos é Marc Storace, ele é o meu verdadeiro irmão do rock!

Inclusive já tiveram outros grandes nomes no primeiro álbum dos Schubert In Rock, certo? É uma tradição para manter?
Quem sabe que surpresas a vida ainda tem guardadas…

Como decorreu o trabalho com os convidados? Criaste as partes deles ou simplesmente lhes disseste para tocarem de acordo com seu o sentimento?
É um processo criativo conjunto. Eu sei desde o princípio que artista quero ter para uma música e componho essa música especialmente para ele. Ele pode contribuir com as suas linhas e letras e, claro, trabalhar nos arranjos.

Mas é injusto falar apenas dos convidados, porque Commander Of Pain tem um grande conjunto de músicas. De onde veio a inspiração?
Obrigado! A maioria das músicas vem da minha caneta, mas também o nosso baterista - Bernie Welz - e nosso baixista - Andy Marberger - contribuíram com um trabalho importante. Às vezes a vida normal é a inspiração. Às vezes tem que se estar completamente sozinho e soltarmo-nos. Acontece sem poder exercer muita influência sobre isso.

Precisamente, como descreverias a vossa música para quem não conhece a banda?
Eu acho que é Heavy Rock, mas eu não limitaria a um cliché. Eu diria: ouçam e decidam por vocês próprios.

E a partir de agora? As expetativas são altas – sentem isso ou nem sequer pensam nisso?
Talvez ... Mas é só Rock 'n' Roll e eu gosto...

Já têm planos para levar este álbum para a estrada? Está agendada alguma aparição de alguns desses convidados?
Em 2018 toda a nossa energia está focada na promoção em todo o mundo e em 2019 haverá shows ao vivo com Schubert In Rock e a minha banda principal No Bros onde quer que nos queiram!! (Se tiveres uma ideia para Portugal, avisa-me!)

Obrigado, Klaus! Queres deixar alguma mensagem ou adicionar mais alguma coisa?
O prazer foi meu! O art-work de Commander Of Pain é muito detalhado, se observares com mais precisão. Já agora, um bom trabalho de um dos meus filhos. Mais uma razão pela qual eu sou um fã de vinil ... Art-work maior!

Comentários