Entrevista: Heaven's Trail


Os Heaven’s Trail devem ser a banda mais pesada da Escape Music e até estranhou ver este novo coletivo de metal lançar a sua estreia pela editora britânica. Mas afinal, trata-se apenas de música e a qualidade nunca deve estar associada a nenhum estilo. Este coletivo é jovem, mas conta com elementos de muita experiência com passagens pelos Jaded Heart, Masterplan, At Vance, Powerworld, etc. e um deles, precisamente Barish Kepic, encontrou nos Heaven’s Trail a liberdade criativa que procurava.

Olá Barish, tudo bem? Obrigado pela disponibilidade. Podes apresentar esta nova banda Heaven's Trail aos metalheads portugueses?
Sim, estou bem, obrigado, e não tens que agradecer. Heaven's Trail é um novo projeto com Rick Altzi nos vocais, Michael Müller no baixo, Kevin Kott na bateria e eu na guitarra e nas teclas. Descreveria este projeto como heavy rock orientado para as guitarras e com muita melodia.

Com tanta experiência acumulada nas vossas bandas anteriores, o que procuram com este novo projeto?
Dinheiro e fama, claro! (risos). Estou a brincar! Antes de mais, pela liberdade criativa como músico. Para mim, essa é a coisa mais importante, depois de todas as experiências que tive no passado. Musicalmente nunca fui realmente feliz em todas as outras bandas em que toquei antes. Houve sempre muitos compromissos e muitas limitações como músico. A gravação deste álbum foi muito divertida e emocionante. Foi como ter um grande pedaço de papel em branco na minha frente e ter a liberdade de usar qualquer cor que quisesse para preencher esse desenho. No fundo, foi um desafio muito agradável.


O que trouxeste da tua experiência passada e o que há de novo na abordagem musical dos Heaven's Trail?
Acho que este álbum é o resultado de quase todas as experiências musicais que tive no passado. É uma espécie de pacote, música pesada e poderosa combinada com melodia e ganchos cativantes. Foi isso que eu procurei desde sempre.

Falando de bandas anteriores, já percebi que Heaven's Trail não será apenas um projeto paralelo. Será a tua banda a partir de agora?
A partir de agora, este é o meu novo casamento musical. Embora tenha alguns outros playgrounds musicais, Heaven's Trail é uma coisa nova muito excitante quer para mim, quer para os outros elementos da banda. E esperemos que os fãs de música gostem deste álbum, para que possamos fazer um segundo.

Como foi o trabalho que vos levou até Lethal Mind?
Diria que foi uma jornada bem longa. Comecei a trabalhar nas primeiras ideias musicais e riffs de guitarra para este álbum no verão de 2014. Um amigo meu ajudou-me nos vocais para as primeiras 5-6 músicas e assim que terminei, comecei a procurar um cantor. O meu ex-companheiro de banda dos Jaded Heart e baixista Michael Müller é um dos meus melhores amigos e constantemente telefonamos um ao outro. E numa dessas ocasiões falei-lhe neste novo projeto. Eu estava a trabalhar e perguntei-lhe se ele me poderia recomendar um vocalista. E foi aí que Rick Altzi entrou no jogo. Mas infelizmente naquela altura Rick estava ocupado com a sua banda principal, os Masterplan, e não tinha possibilidade de cantar o álbum inteiro. Então ele fez apenas duas músicas e eu decidi fazer isto como um álbum de projeto com alguns cantores diferentes. Perguntei ao Michael se ele tocaria o baixo, ele concordou e trouxe também o jovem e talentoso baterista Kevin Kott. A parte mais difícil foi encontrar cantores cujas vozes se encaixassem nas músicas. Isso levou a maior parte do tempo para esta produção. Ao todo, cerca de um ano até eu ter todos os cantores juntos. Mas para encurtar a história, a voz de Rick soou melhor nessas músicas, pelo que esperamos até que ele estivesse disponível novamente e deixamos que ele fizesse o resto do álbum. Exceto em duas músicas que Jioti Parcharidis, da banda alemã Victory, cantou.

Como descreverias a música de Lethal Mind para quem não vos conhece?
Este álbum é uma espécie de fusão de três ou quatro décadas de rock. Tens metal melódico, rock clássico, influências modernas de metal, tudo combinado e embrulhado num poderoso pacote melódico pesado. Esta é a minha humilde opinião e é assim que este álbum me soa. 

É curioso que tenham assinado com a Escape Music uma editora mais orientada para o hard rock/rock melódico. Atulmente devem ser a banda mais pesada do seu catálogo! Mas, afinal, é apenas música, eu sei, mas como vês esta situação?
Bem, eu vejo esta situação de uma forma muito positiva. Como referiste, afinal é apenas música. O estilo não diz nada sobre a qualidade de uma música, no final é sempre a composição que conta. A Escape Music sempre lançou rock melódico e isso é simplesmente o que é Lethal Mind, apenas de uma maneira mais pesada!

Em que outros trabalhos estás envolvido atualmente?
De momento estou a trabalhar no próximo álbum a solo de Chris Ousey. Acho que temos uma grande equipa de músicos e tenho a certeza, que esta será um ótimo produto. Estamos, atualmente, no meio da produção.

Muito obrigado, Barish! Queres acrescentar mais alguma coisa?
De nada! Mantenham os olhos abertos e cuidado com as costas!

Comentários