Review: Acreditar (Filipa Sousa)


Acreditar (Filipa Sousa)
(2019, Independente)

Em 2012, Filipa Sousa venceu o Festival da Canção com o tema Vida Minha. Foi o ponto mais alto de uma carreira que teve outras demonstrações de qualidade nos Al-Mouraria e nos Gato Malvado Ensemble. Em nome próprio, Acreditar é a estreia e o resultado não podia ser mais convincente. Entre a música ligeira, o fado e a música tradicional, Acreditar é um disco que vem preencher aquele espaço intersticial deixado vago entre os talentos de Anabela, Dulce Pontes e Marisa. Um baixo fantástico, a guitarra portuguesa introduzida com mestria, as sublimes linhas de teclados e piano e arranjos de cordas bem integrados são a base de um disco que parte do fado e termina em qualquer outro destino que inclui a beleza da canção portuguesa. A própria Filipa Sousa tem um desempenho de grande qualidade com uma abordagem quer técnica quer emocional de realce. E nas doze canções de Acreditar há espaço para muitos cenários e abordagens diferenciadas. O fado em tons populares abre com Há Lá Coisa Bem Melhor e continua com Miradouro, O Filme, este com fortes orquestrações. O fado mais tradicional marca presença em Grito do Amor e Meu Amor, Meu Amor (Meu Limão de Amargura), uma versão de Amália. Abraço traz a pop e Diz Que Diz… traz o jazz, ambos em tons de fado. Depois é uma canção belíssima com um excelente trabalho de orquestrações e Nossa Senhora da Orada uma sentida e emotiva homenagem aos pescadores da sua cidade, Albufeira. Para o fim fica a referência para a brilhante versão de No Teu Poema, original de Carlos do Carmo. Simplesmente sensacional! Acreditar é, assim, o retrato de uma Filipa Sousa madura, assente na experiência do caminho passado e na coerência dos passos atuais. [85%]

Highlights
No Teu Poema, De Volta, Meu Amor Meu Amor (Meu Limão De Amargura), Vida Minha, Nossa Senhora Dourada, Depois

Tracklist
1.      Há Lá Coisa Bem Melhor
2.      Grito do Amor
3.      Miradouro, O Filme
4.      Depois
5.      Abraço
6.      Diz Que Diz…
7.      Nossa Senhora da Orada
8.      Acreditar
9.      No Teu Poema
10.  De Volta
11.  Meu Amor, Meu Amor (Meu Limão de Amargura)
12.  Vida Minha

Músicos
Filipa Sousa – vocais
Valter Rolo – teclados
Ângelo Freire e Bernardo Couto – guitarra portuguesa
Vicky Marques – bateria
Xico Santos – baixo
Pedro Soares – viola de fado
João Frade – acordeão
João Rocha – fliscorne
Romeu Madeira, José Pereira, Ana Pereira e Carolina Damásio – violinos
Joana Cipriano e Sérgio Sousa - violas d’arco
Tatiana Leonor e Carolina Rodrigues - violoncelo

Internet
Website   
Facebook   
Instagram   
Twitter    
Myspace    


Comentários