Entrevista: Mikael Erlandsson


Mikael Erlandsson, o lendário vocalista dos Last Autumn’s Dream está de regresso em nome individual com o seu sexto álbum intitulado Capricorn Six. Este é um disco onde, objetivamente, o sueco tenta uma abordagem mais ousada e obtém um resultado muito positivo. E foi com Capricorn Six como pano de fundo que fomos conversar com Mikael Erlandsson, embora a conversa nos tenha levado aos LAD e aos Lover Under Cover.

Olá Mikael! Obrigado pela tua disponibilidade! O que nos podes dizer sobre o teu novo álbum? Podemos ver alguma exploração sonora, mas, no final a tua marca está sempre presente, não achas?
Sim, é verdade. Este álbum é uma espécie de “Canções que tenho que fazer em palco”. Por isso decidi criar músicas num estilo muito dinâmico. Cada faixa está relacionada com as outras do álbum. Mas claro, não resisti a ter as minhas influências clássicas também, portanto acho que é muito “eu”.

E podemos começar, precisamente, por uma música como Fear The People. De onde vem a inspiração para uma música assim?
Essa música é inspirada na minha própria vida e em pessoas que conheci ultimamente. Hoje em dia algumas pessoas do mundo usam as páginas sociais e outras coisas para fazer lavagem cerebral a jovens inocentes levando-os a fazer coisas sem sentido. E não vou mais longe...

Por outro lado, temos Alice In Wonderland, uma música muito ao estilo dos Beatles. É um tributo à banda de Liverpool?
Os Beatles são como uma religião para mim, por isso, sim, de certa forma pode dizer-se que é um tributo. Eu gosto de criar músicas neste estilo em particular e existem mais ainda por vir, acredito. Também podes ouvir isso no meu álbum The Universe no Spotify. Muitas homenagens ao estilo Beatles e ELO.

Capricorn Six é o teu sexto álbum. Como foi a abordagem musical e conceptual desta vez?
Bem, hoje em dia, estou mais velho e esperançoso (risos). A vida mostrou-me como criar música de uma maneira mais difícil, se é que me entendes. Talvez esta seja uma nova direção para mim, no entanto, desta vez quis fazer um álbum mais ousado.

Quem toca contigo neste álbum?
Esta é minha banda de tournée e todos os membros já tocaram em todo o mundo com artistas famosos. Na guitarra, Sayit Dölen (Joe Lynn Turner, Bobby Kimball, Graham Bonnet, etc), no baixo, Joel Starander (Joe Lynn Turner, Bobby Kimball, Graham Bonnet, etc), na bateria, Pontus Engborg (em tournée com Glenn Hughes, Joe Lynn Turner, Bobby Kimball, Graham Bonnet, etc). Portanto, é uma superbanda fantástica.

No que diz respeito aos compositores, todas as músicas foram feitas por ti ou tiveste a colaboração de outras pessoas?
A minha esposa Tea escreveu Had To Let You Go e um par delas com o meu amigo Claes Andreasson e outras sozinho.

Qual é o ponto de situação em relação aos Last Autumn’s Dream?
Todos os membros dos LAD estão agora muito ocupados com as suas próprias bandas, como Jamie (Treat) e Nalle (Therion), Ulf (Secret Service). Portanto, acho que o próximo álbum dos LAD verá a luz em 2020.

E a respeito dos outros projetos onde tens estado envolvido, como Lover Under Cover. Há novidades?
Espera que te darei algumas novidades muito em breve. Neste momento, as coisas estão em produção, mas, por enquanto, é altamente secreto.

O que tens planeado para levar Capricorn Six para palco?
O livro está aberto - eu farei o meu melhor para sair e tocar tanto quanto possível em festivais e concertos. Basta ligar-me!!

Muito obrigado, Michael! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Mal posso esperar para vos ver a todos. E agradeço a todos vocês, do fundo do meu coração, por ouvirem as minhas músicas. Tenham cuidado e não se esqueçam de pôr amor em tudo o que fazem.


Comentários