Entrevista: DarWin


Olá DarWIn! Origin Of Species é um projeto verdadeiramente inovador. Quando começaste a trabalhar nele e durante quanto tempo?
Simon e eu começamos a trabalhar no Origin of Species no início de 2015 e o álbum foi finalmente finalizado por volta de 2018. Durante quanto tempo? Bem, em cada música há muitas partes e muitos músicos. Por exemplo, há secções de sequências de três regiões diferentes no álbum, Los Angeles, Londres e Islândia. Escrever e gravar essas partes pode ser um projeto em si. E entrei numa zona em que, quando estávamos a terminar outras músicas, eu já estava a escrever material novo que acompanharia o material existente. E a vida tem uma maneira engraçada de se impor ao longo do álbum. Simon e eu passamos por muita coisa durante o processo de gravação e finalização.

Como foi toda a conceção deste projeto?
Eu sempre achei que escrever músicas é como contar histórias. A música para mim é uma maneira de "digerir emocionalmente" as coisas sobre as quais penso durante o dia e sobre as coisas que acontecem à minha volta. Como te sentes a respeito das alterações climáticas? Como te sentes quando vês o teu planeta se extinguir? Como a tecnologia pode capacitar um futuro melhor ou escravizar-nos? No Instagram ou no Twitter, podes conversar com os teus amigos sobre a participação num protesto ou compartilhar novos dados. Mas no mundo da música, podes mergulhar profundamente nesses sentimentos e fazer novas descobertas sobre o mundo e sobre ti próprio. É como uma forma de meditação, mas, em vez de limpar a mente, permites que ela permaneça e divague nas suas emoções e as atraia para fora. Para mim, só quero escrever sobre a conexão entre a nossa realidade na Terra e a existencial - o desconhecido. Acho que DarWin irá sempre explorar essas conexões. Estou muito grato a Simon e Matt Bissonette em particular por apoiarem a jornada DarWin ao longo dos anos e pela trajetória. São pessoas muito carinhosas e atenciosas que colocam muito amor em tudo o que fazem e tornam o projeto DarWin realmente incrível.

Qual foi a fase que te deu mais prazer criar e aquela que te causou mais problemas ou dores de cabeça?
DarWin é um purista artístico, portanto, para ser honesto, este álbum foi feito apenas com a criação de boa música em mente, e ser capaz de expressar a história através de elementos visuais, como o vídeo Escape The Maze. Tudo foi profundamente considerado a partir de uma perspetiva de criação, e eu tratei das vendas e do marketing do álbum como uma reflexão tardia. Não há rótulo, editora ou senhores capitalistas. A minha ideia era apenas fazer um álbum de arrasar, levando o tempo necessário, esperando que os fãs da música surgissem. Digamos que a criação de conteúdo é um processo e que as vendas e o marketing são outro processo. E, com certeza, eu prefiro o aspeto criativo!!

Podes descrever um pouco desta intricada fantasia musical que criaste?
Tu pediste… Este capítulo da saga DarWin acontece cerca de 10 anos no futuro. As alterações climáticas devastaram a Terra e aqueles que permanecem lutam para sobreviver e para manter a Terra um planeta habitável para os seres humanos. A primeira música, For Humanity, é, na verdade, a voz de um sistema de Inteligência Artificial da próxima geração, superfuturista, que aconselha algumas crianças sobre se devem ou não dominar o planeta. Eles concordam com o esquema proposto pela IA, confirmam a sua aprovação e o esquema para dominar o planeta usando a IA começa. “Trabalhando como um só, conquistamos todas as nações, todas as redes agora sob as nossas comunicações. Recursos racionados. Ideias controladas. Um regime inteligente para salvar as nossas almas... ” O álbum é a história do que levou a jovem equipa a essa decisão e depois o seu resultado. Artificial é a música depois de terem dominado o planeta: “A revolução veio em ondas. Os mestres tornaram-se escravos...”. Mais sobre a história é fornecido no início da última música, Prologue: For Humanity. É a recompensa para aqueles que passam pelo álbum: mais informações sobre o que é tudo isso. OK, por favor, ouvintes descubram o álbum, irão adorar!

Para grandes composições e uma grande história… são precisos grandes músicos. Quem está contigo neste álbum?
Excelentes pessoas ao redor. Como mencionado, havia músicos em Los Angeles, Londres e na Islândia. Greg Howe faz alguns incríveis solos shred. Jeff Babko trabalhou em alguns arranjos de cordas e também toca as teclas em Cosmic Rays e Escape The Maze. Muito bom gosto. Os vários músicos de cordas quase te fazem chorar sempre que ouvires o seu profissionalismo e a sua perfeição nos arranjos. Eles são treinados e a precisão é um presente para todos nós experimentarmos. Há muito mais a ser feito no rock com músicos de cordas.

E para além das cordas tens duas orquestras sinfónicas a trabalhar neste disco. Como conseguiste cruzar estes dois mundos?
Para ser sincero, quando começamos este projeto, a ideia de gravar com cordas não me ocorreu. No entanto, bem cedo gravamos o Gummy Bear. Agora, para mim, Gummy Bear deveria ser como uma música de heavy metal. Simon não gostou do meu som estaladiço e denso usando o equipamento de Bob Bradshaw (o famoso técnico de guitarra de todos) na música. Para mim, tudo é melhor com uma guitarra densa e pesada. De qualquer forma, coloquei através de um Twin Reverb, e honestamente, talvez eu seja muito teimoso, mas isso nunca foi minha cena. Mas uau, alguma vez soou fixe? (Na verdade, o solo de guitarra na Last Chance também é tocado através do mesmo amplificador Twin Reverb com algumas configurações de EQ, drive e 1-2 pedais... sobrecarregados, mas suaves como seda). De qualquer forma, depois de ouvir a interpretação limpa de Gummy Bear, eu consegui ouvir lá claramente uma parte com cordas. Claro como o dia. Pedimos a Jeff Babko que fizesse um arranjo. Tocou esse arranjo com o quarteto. Uau, foi uma experiência tão emocionante para mim ouvir o que aconteceu à canção. Tornou-se algo impressionante que elevou a música a um patamar superior. Daí em diante, tem sido "cordas em tudo !!" Sem retorno. Da mesma forma, quero encontrar alguns novos sons e instrumentos para re-imaginar o que é possível em futuras músicas de DarWin.

Na verdade, Origin Of Species é muito mais do que um álbum de rock progressivo ou um álbum musical. Também é uma experiência cinematográfica, não concordas?
Absolutamente! Desde o início, na minha mente, todo o conceito era como uma saga épica de um filme ou peça da Broadway. Estávamos a tentar criar isso com a música. Na verdade, adoraria um dia transformar este conceito num programa de TV ou da Broadway! Definitivamente aberto a isso.

Além disso, também um álbum com muita diversidade. Era um objetivo inicial?
A parte da diversidade resulta exatamente da maneira como escrevo. Quando te sentas com uma guitarra ou ao piano, nunca sabes o que vai sair. Pode ser denso e pesado. Ou pode ser algo que bonito. Limito-me a deixar o instrumento falar e as músicas fluem. Mas, definitivamente, quero surpreender-me a mim próprio e empurrar para a originalidade, combinada com um grau de familiaridade. O objetivo é criar músicas originais que adicionem algo novo, mas que ainda assim possam ser apreciadas por todos. Para mim, é muito importante que os ouvidos e o cérebro possam descansar e, em seguida, os conduzas novamente com algumas coisas difíceis, depois deixá-los descansar um pouco novamente, etc.

Com tamanha grandiosidade, como foi a experiência de estúdio?
Tocar no estúdio foi ótimo. Usamos muitos estúdios diferentes em todo o mundo. Trabalhando com Simon, ele torna o ambiente de estúdio dele próprio, entrando profundamente nos aspetos técnicos do ambiente de gravação. Ele conhece todos os equipamentos! Durante boa parte do álbum estivemos no estúdio de Simon em Van Nuys, chamado Phantom Recording, mas também usamos os Abbey Road e um estúdio na Islândia. Acho que tudo isso surge somado à natureza global e intemporalidade do álbum.

Após o lançamento do álbum, o que tens programado para apresentações ao vivo?
Sim, boa pergunta. Todas as agendas estão muito ocupadas. Mas não descartamos essa possibilidade. Fiquem atentos. Mas, para mim, parece que DarWin ao vivo só pode ser feito de uma forma: grandioso e levando a saga para o palco. É como Star Wars, precisa de um grande orçamento de Hollywood. Parece-me uma fasquia muito alta para atingir. Realmente não vejo DarWin a fazer clubes e pizzarias. Enquanto isso, há muito material no álbum para manter toda gente entretida e lançamos vários vídeos on-line relacionados ao álbum, portanto, procurem!

Muito obrigado, DarWin! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Espero que o álbum possa inspirar os ouvintes a serem corajosos nestes tempos desafiadores do planeta. Pesquisem dentro de vós para fazer o que está certo e façam uma diferença positiva no mundo enquanto puderem. Ficaria muito feliz se algumas das músicas do álbum se tornassem hinos do movimento ambiental global em evolução. Como a Last Chance.
Esta é uma chance de encarar a realidade ... uma última dança para toda a humanidade.



Comentários