Entrevista: Luca Sellitto


Este projeto a solo de Luca Sellitto já anda a ser cozinhado há cerca de 10 anos. Por uns motivos ou outros tem vindo a ser adiado, mas desta vez avançou mesmo. O fundador e criativo dos Stamina coloca em The Voice Within as suas inspirações neoclássicas de guitarristas históricos, embora este não seja um álbum exclusivo de guitarra. Por isso, apenas dois temas são instrumentais. Fomos conversar com o guitarrista, arranjador, compositor e letrista italiano a respeito desta sua primeiro aventura com a sua assinatura.

Olá Luca, obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo excelente álbum, The Voice Within. Primeiramente, podes apresentar o teu projeto aos metalheads portugueses?
Obrigado pelas tuas amáveis ​​palavras sobre a minha música e por esta entrevista! O meu álbum The Voice Inside é um disco obrigatório para todos os fãs de neoclassical metal, shred guitar e melodic power metal, na veia de Yngwie Malmsteen's Rising Force, Stratovarius, Symphony X, Royal Hunt, Vinnie Moore, Tony Macalpine e assim por diante... O meu objetivo era prestar homenagem pessoal a esse estilo e dar-lhe uma nova vida.

És conhecido principalmente por seres guitarrista dos Stamina. Quando decidiste começar a trabalhar a solo e lançar um álbum?
Já penso em fazer um disco solo há cerca de dez anos, mas acontecia sempre alguma coisa, ou com a minha banda Stamina ou na vida pessoal que me obrigava a procrastinar. No início deste ano, comecei a ouvir uma voz interior dizer-me que estava na altura de fazer isso acontecer.

Todas as músicas são novas ou são o resultado do teu trabalho a solo ao longo dos anos?
O processo de composição deste álbum começou em 2010. A música Land Of The Vikings, por exemplo, foi escrita no final do verão de 2010, depois de ter regressado de uma visita a Estocolmo. O mais engraçado é que eu tive o prazer e a honra de conhecer Göran Edman durante minha estadia lá. Há muitos anos que ele é um dos meus cantores favoritos. Essa música lembra-me aqueles dias especiais na Suécia, por isso pedi-lhe para a cantar no álbum. Tanto quanto me lembro, Shadows Of Love também foi escrita durante esse período. Todas as ideias restantes das músicas foram reunidas ao longo dos anos. Somente a faixa instrumental Etude foi composta apenas cerca de um mês antes do início das gravações. A razão pela qual eu nunca usei essas músicas nos álbuns dos Stamina é que elas são muito neoclássicas e não têm a abordagem típica dos Stamina nas estruturas de arranjos e músicas.

Mesmo sendo tu um guitarrista e The Voice Within um álbum voltado para guitarra, a maioria das músicas é cantada. Quando decidiste que seria assim?
Bem, embora eu goste de algumas coisas instrumentais de guitarra, sempre preferi escrever faixas vocais. Não sou apenas um guitarrista, mas também compositor, letrista, arranjador e produtor. Gosto de pintar o quadro todo, percebes? Sendo professor de guitarra a tempo integral e um grande fã de grandes guitarristas, claro que estou muito interessado na forma de tocar e nas técnicas de guitarra, mas do ponto de vista artístico, vejo-me mais como um compositor E também toquei teclados neste disco!

Nesta tua primeira aventura a solo contas com uma formação galática. Como conseguiste reunir todos esses nomes?
Este álbum traz-me de volta às minhas raízes musicais. Quando eu tinha 12 anos, fui com os meus pais duas semanas para Nova York de férias. Lá conheci um tipo chamado Sam Fasolino e como lhe disse que tinha começado a tocar guitarra cerca de um ano antes e estava muito interessado em descobrir grandes guitarristas de rock, ele deu-me o vinil do álbum Odyssey, de Yngwie J. Malmsteen, e disse-me: "fica com ele, eu não gosto destas coisas... mas o guitarrista é ótimo!". Esse álbum mudou o curso da minha vida. Assim que voltei para a Itália, comprei todos os discos do Yngwie que pude encontrar e comecei a procurar outros guitarristas e bandas. Neste tributo pessoal às minhas raízes neoclássicas, queria alguns dos meus cantores e músicos favoritos nesse campo estilístico. Entrei em contacto com o extraordinário baixista Svante Henryson, que também é um grande violoncelista e compositor e dos meus músicos favoritos de todos os tempos. Ele apareceu nos álbuns Eclipse e Fire And Ice de Y. Malmsteen, assim como o cantor Göran Edman. Adoro esses discos, costumava ouvi-los muito quando era adolescente. Enfim, enviei algumas demos ao Svante e convidei-o para tocar no álbum. O facto de ele ter aceitado imediatamente deu-me muito entusiasmo para convidar o resto da banda. Estão todos muito familiarizados com esse estilo, porque a maioria deles trabalhou com Yngwie Malmsteen ou bandas de estilo semelhante. De qualquer forma, eu já tinha trabalhado com os cantores Göran Edman e Henrik Brockmann. No passado, eles foram convidados especiais em alguns álbuns dos Stamina.

Que tipo de abordagem tentaste neste álbum? Quais foram as tuas principais influências no processo criativo?
Fui muito espontâneo, tanto durante o processo de composição como nas sessões de gravação. É um álbum muito pessoal e verdadeiro. Queria todas as notas que toquei e todas as partes que compus da forma que estão. As principais influências no processo criativo foram os meus sentimentos, as minhas experiências de vida e a minha imaginação. Eu queria definir e evocar um cenário místico. As melodias são fortes e profundas, a maioria das progressões de acordes são de inspiração barroca/clássica, muito bombo duplo, guitarra furiosa, teclados e baixo em execução. A performance de cada músico e cantor é cheia de paixão e energia. É assim que eu gosto de música!

E como guitarrista, quem são as tuas principais influências?
Do lado de rock/metal, Yngwie Malmsteen, é a minha principal influência. Também gosto de Vinnie Moore, Chris Impellitteri, Michael Romeo, Tony Macalpine, John Norum e John Petrucci. Joe Pass também é um dos meus heróis da guitarra, mas era um guitarrista de jazz.

Há notícias a respeito de um novo álbum dos Stamina?
Sim! Estamos a planear gravar o nosso quinto álbum de estúdio em 2020. Em abril passado, lançamos o nosso primeiro CD/DVD ao vivo intitulado Live In The City Of Power, gravado no Zgierz City of Power Fest na Polónia.

Tens algo planeado para apresentar este álbum ao vivo?
Estou em conversações com alguns promotores de festivais a esse respeito. Vamos ver como corre... De qualquer forma, acho que seria difícil ter a mesma formação num contexto ao vivo. O baterista Patrick Johansson mora fora da Europa (na Flórida), Svante Henryson está muito ocupado com a sua carreira clássica e jazz como violoncelista, por isso estou a pensar contratar alguns músicos locais em caso de espetáculos ao vivo e talvez só tenha Rob Lundgren da Suécia nos vocais, se estiver disponível.

Obrigado Luca! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Obrigado a ti, Pedro! Gostaria de convidar todos os teus leitores a conferir no Youtube a minha música Land Of The Vikings com Göran Edman nos vocais. O segundo single Second To None também já está disponível desde o dia 28 de novembro. Se gostarem do que ouvem e desejarem comprar uma cópia autografada do álbum, podem entrar em contacto comigo no meu perfil pessoal do Facebook ou na página oficial da minha banda Stamina. Por outro lado, podem obter uma cópia na Amazon, em vários mailorders on-line, na vossa loja de música local ou em contacto com a minha editora Pride & Joy Music. Também o podem encontrar facilmente em todas as plataformas digitais.


Comentários