Entrevista: Popstar Killers


Os quatro membros dos Popstar Killers vêm todos de áreas distintas do rock (do rockabilly ao heavy metal) e tudo junto, o resultado é algo entre o proto punk dos anos 70, o garage rock, o punk e o rock alternativo, não esquecendo uma abordagem pop. Direto, carismático, melódico, simples e forte, este é um disco adulto em termos de letras, mas descomprometido na forma como se apresenta em termos musicais. O vocalista e guitarrista Alley conta tudo.

Olá Alley! Obrigado pela disponibilidade! Podes apresentar a banda aos rockers Portugueses?
Somos os Popstar Killers de Ingolstadt/Alemanha e somos um grupo de amigos que se conhece há muitos anos. Eu (vocal/guitarra) e Storry (baixo, backing vocals) somos amigos desde os cinco anos de idade no jardim-de-infância. Crescemos juntos, ouvimos música juntos, festejamos juntos, fizemos muitas coisas estúpidas juntos, formamos bandas juntos e visitamos os mesmos bares juntos. Um dia um desses bares tornou-se a nossa casa. O Englwirt em Ingolstadt foi o ponto de encontro da cena alternativa local. Naquela altura passávamos quase todas as noites lá. Foi lá que conhecemos Ferdinand (bateria), tornamo-nos amigos e decidimos, em 2006, começar algo juntos. A alta agressão de Ferdinand contra aqueles, na época bastante populares, programas de TV e a sua natureza impulsiva, fez dele um baterista que inspirou o nome Popstar Killers. Em 2013, Matt (guitarra), também conhecido há anos, perguntou-me sobre uma sala de ensaios e eu pediu-lhe para participar. E foi perfeitamente adequado em todos os sentidos. Matt trouxe suas influências de blues para a banda e, desde então, a mistura de todas essas facetas define o som de puro garage rock dos Popstar Killers.

Quais são as vossas principais influências, quer no aspeto musical quer lírico?
A pergunta sobre as nossas principais influências não é fácil de responder, porque todos nós quatro temos influências diferentes. Enquanto Storry ouve principalmente os antigos heróis do thrash metal, o meu grande amor, enquanto cantor e compositor, é o punkrock. As bandas favoritas de Matt saem dos bluesrock dos anos 60 e 70 e a mistura de bandas favoritas de Ferdinand é difícil de descrever. Com certeza precisam ter bons bateristas. Ele toca há muitos anos numa banda de rockabilly. Portanto, a coisa mais difícil no nosso processo de composição é que, no final, deve agradar a todos. Quanto a letras, não tenho influências. Simplesmente saem da minha mente. Coisas em que penso, coisas que me ferem ou me fazem sentir bem, coisas que me deixam com raiva ou triste. Ou seja, podes dizer que a minha principal influência é a minha vida.

As vossas canções estão cheias de boas vibrações, embora também abordem assuntos sérios. Que temáticas trazem para as vossas canções?
Sim, exato, como dizes, a vida é assim: boas vibrações e problemas sérios. Se tiveres sorte, a parte predominante são as boas vibrações! E é sobre isso que canto - coisas que mantêm a minha mente e o meu coração ocupados, escrevendo a história da minha vida. Se algo me está a deixar feliz, dá-me poder ou faz-me sentir bem, quero cantar sobre isso. E com certeza é o mesmo com coisas que realmente magoam ou quase me matam. Eu tenho que gritar para lidar melhor com isso. Eu sou uma pessoa muito otimista. E se muitas coisas más acontecem, acho sempre que haverá um amanhã melhor e tudo ficará bem e fará sentido de qualquer maneira um dia. Por isso, podes ouvir-me a cantar sobre ontem, hoje e amanhã. Na altura do segundo álbum, For A Lifetime, Baby, às vezes escrevia letras que eram fictícias, apenas palavras que se encaixavam na melodia e tentei construir uma história em torno dela. Infelizmente, essas histórias tornaram-se verdadeiras sequoias. Por isso parei com essa merda.

Porque Driven By Fire? Por que razão escolheram este título?
De certa forma, Driven By Fire descreve simplesmente a nossa situação. Estamos no rock'n'roll há muitos anos e vimos tantas bandas passarem e bons músicos se perderem nos seus empregos e perderem os seus sonhos. Muitas pessoas podem pensar que somos loucos por ainda acreditarmos ininterruptamente nos nossos sonhos e no rock e que deveríamos ter parado em nome da razão. MAS NÃO PODEMOS PARAR! Simplesmente não podemos viver sem o rock'n'roll. Existe esse fogo em nós que, depois de cada ensaio ou espetáculo, nos faz olhar impacientemente para a próxima oportunidade de voltar a rockar. O rock'n'roll une liberdade e poder e é isso que eu quero sentir, o que eu preciso todos os dias, como uma droga. Outra coisa é que o fogo também está nas letras que falam a respeito de coisas que me magoam e queimam, mas, por outro lado, dão-me poder através da experiência, sobre coisas que despertam raiva em mim e sobre o amor e a paixão.

Assim, de que forma definirias Driven By Fire para os nossos leitores que não vos conhecem?
Driven By Fire é um ótimo álbum de rock'n'roll situado algures entre o alternative, garage e punkrock, repleto de músicas cativantes e enérgicas que dão o seu sabor especial aos Popstar Killers através dos diferentes tipos de influências dos músicos. Ouvirás músicas sobre coisas que todos vocês experimentaram ou experimentarão um dia, músicas sobre amor, dor, vida e morte, diversão e ódio. Podem-se juntar, cantar e sentir o fogo. Se gostam de rock'n'roll sincero e honesto, Driven By Fire é a escolha certa!

Como decorreu o trabalho de estúdio?
Gravamos a bateria suportada pela seção rítmica para capturar a direção certa e sentir que estávamos a tocar ao vivo. Depois gravamos todos os instrumentos e os vocais passo a passo. Um grande obrigado ao nosso engenheiro de gravação Markus Greiling. Queríamos que parecesse sujo e ao vivo como fora da garagem, mas apesar disso, no final, temos uma mistura profissional. E Tom Müller, do Flatliners Recording Studios Ingolstadt, fez um ótimo trabalho ao tirar o melhor proveito disso. Obrigado novamente!

Em breve estarão a tocar num tributo ao Lemmy. Estão a preparar alguma coisa especial para essa noite?
Sim, a 20 de dezembro iremos tocar numa homenagem a Lemmy no Eventhalle Ingolstadt. Se estiveram por perto, apareçam. Tocaremos muitas das nossas próprias músicas, mas com certeza teremos que tocar algumas músicas dos Motörhead. Não quero dizer quais para não estragar o efeito surpresa, mas posso dizer que tocaremos essas músicas que Lemmy escreveu para a sua banda que é a minha favorita!

Obrigado, Alley! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Agradeço-te Pedro! A última coisa que quero acrescentar é que ficaria muito, muito feliz em rockar Portugal um dia. Estive em Faro uma vez, um lugar muito, muito bonito. Gostaria de vos ver a todos num espetáculo nosso.


Comentários