Entrevista: Crystal Eyes


Com dois novos e famintos membros, o que equivale a 50% da banda, Strabourne Traveler, representa um novo início para os Crystal Ball. E se esta troca de membros atrasou o lançamento do oitavo álbum dos alemães, criando um hiato de 5 anos para o anterior Killer, também permitiu que fosse criado, eventualmente, o melhor conjunto de músicas da história do coletivo. Mikael Dahl, líder e mentor da banda, explicou-nos todo o processo.

Olá Mikael, obrigado pela disponibilidade. Starbourne Traveler marca, definitivamente, o início de uma nova era para os Crystal Eyes?
Sim, é definitivamente um novo começo para os Crystal Eyes com 2 novos membros famintos e é ótimo ter sangue fresco na banda. Após o lançamento de Killer, chegamos a um ponto em que não havia diversão e a química da banda não funcionava. O baterista foi um dos nossos bateristas anteriores que entrou na banda logo após a gravação e o guitarrista entrou na banda pela terceira vez logo antes da gravação. Era uma situação em que eu e Claes Wikander, que estávamos na banda há mais de 20 anos, trabalhamos contra os outros dois que não estavam interessados ​​em fazer nada. Perdi a minha paixão por escrever e tocar música, por isso decidi dividir toda a formação. Durante este intervalo, eu e Claes continuamos com a banda de tributo aos Judas Priest, Defenders Of The Faith, onde tínhamos um fantástico novo baterista chamado Henrik Birgesson. Ele fez-nos perceber que, afinal, poderia haver um futuro. Depois de um ano de folga, tentamos com ele nos Crystal Eyes e ele foi perfeito. Absolutamente o melhor baterista com quem já toquei. Ele foi a razão pela qual começamos tudo de novo, porque não procurávamos novos membros, mas ele estava por perto. Quando chegou a altura de encontrar outro guitarrista, não precisámos procurar em nenhum lugar, porque Jonatan Hallberg já estava na minha mente desde que ele e a sua banda gravaram um CD demo no nosso estúdio, alguns anos antes. Nele, eu via-me como um jovem guitarrista faminto há 20 anos. Com esses dois elementos na banda completamos a absolutamente melhor formação dos Crystal Eyes de todos os tempos.

Cinco anos depois do Killer e com 50% de novos membros, a química agora está bem melhor?
Eu diria que nunca esteve tão bem. Parece quando chegamos ao nosso primeiro contrato de gravação e toda a gente estava pronta para se comprometer com a banda a 100%. Temos o mesmo objetivo e compartilhamos a mesma visão de como devemos soar. Esta é também a primeira vez desde os primeiros dias em que eu posso apresentar as minhas ideias de músicas e discutimos e montamos enquanto ensaiamos. Mesmo que fossem as minhas músicas, todos ajudaram a organizá-las e a produzi-las. Divertimo-nos muito juntos e tenho a certeza que qualquer um pode ouvir essa vibração positiva nas músicas.

Como vimos antes, contam com um novo guitarrista e um novo baterista. Que contribuição trouxeram eles para este novo álbum?
Henrik é um baterista fantástico e, quando tentamos algumas coisas durante os ensaios, pedia que ele fizesse algo no estilo de Cozy Powell, Ian Paice ou Vinny Appice ou o que fosse, e ele sabia exatamente o que eu queria. Nos álbuns anteriores dos Crystal Eyes, Kujtim Gashi e Stefan Svantesson tocavam bateria exatamente como eu a programava, mas Henrik toca à sua maneira e isso tornou a bateria mais viva. Desde o nosso terceiro álbum, que tenho gravado todas as guitarras ritmo, porque nenhum dos nossos segundos guitarristas da época estava interessado ou não se importava, mas Jonatan é jovem e faminto e definitivamente quis participar. Portanto, este é o primeiro álbum desde In Silence They March onde temos dois guitarristas a tocar em todo o álbum. É claro que é um grande alívio para mim e tocamos muito juntos. Ele também é um ótimo guitarrista e os seus solos são saborosos e melódicos, o que é perfeito para Crystal Eyes. A coisa mais importante com Henrik e Jonatan é que eles trouxeram nova vida à banda, que no final afetou tudo na música com uma vibração muito feliz e positiva.

Quando começaram a criação e composição do sucessor de Killer e quais foram as vossas principais intenções e objetivos?
Eu nunca penso em instruções musicais ou como um álbum deveria soar. Simplesmente escrevo música após música até que haja o suficiente para encher um álbum inteiro. Duas das músicas têm mais de 20 anos e algumas ideias, por exemplo, Midnight Radio e Into The Fire, estão por aí há cerca de 15 anos. Eu tenho uma enorme quantidade de músicas e ideias não utilizadas, às quais volto, e, de vez em quando, encontro coisas que funcionam juntamente com as novas ideias. A única coisa importante é que eu tenho que gostar das músicas e não estou satisfeito até poder ouvir uma música várias vezes. Para mim, qualquer coisa, desde Pyromania, de Def Leppard, ao Painkiller, de Judas Priest, caberia num álbum dos Crystal Eyes. E é claro que tento sempre atingir o sentimento das ótimas músicas que me inspiraram nos anos 80, porque essa foi a razão pela qual comecei esta banda.

E, na tua opinião, alcançaste esses objetivos com o Starbourne Traveler?
Logo após a gravação e a mistura, não sabia dizer, mas agora, quase um ano depois, posso ouvi-lo e dizer que é o nosso melhor álbum. Eu sei que isso soa como um cliché, mas esta é a verdade absoluta. Até agora, os meus favoritos eram Dead City Dreaming, Vengeance Descending e World Of Black And Silver, mas Starbourne Traveler já os passou a todos. Estou completamente satisfeito com as músicas, produção e performances e sinto uma sensação muito feliz quando ouço, e isso é a coisa mais importante para mim quando se trata de música.

Como referiste, há duas músicas, Rage On The Sea e Extreme Paranoia, que têm 20 anos e que foram regravados neste álbum, 20 anos após o primeiro lançamento. O que sentes quando olhas 20 anos para atrás e vês o caminho que fizeste e o crescimento que conseguiste?
É muito tempo e há tantas memórias e agora, em 2020, faz 28 anos desde que comecei a banda e esta é a maior parte da minha vida. Tantos altos e baixos e inúmeras mudanças de membros, mas foi sempre sobre a alegria de tocar e escrever música. É claro que ouço uma mudança muito grande na minha voz e agora posso viver com ela, o que não foi o caso nos primeiros álbuns. Sempre me preocupei com isso e pratiquei muito o meu canto e acho que, desde 1993, tentar ser Rob Halford numa banda de tributo ao Judas Priest ajudou muito. Nos anos anteriores e na altura de World Of Black And Silver, eu gostava muito de bandas como Helloween, Gamma Ray, Heavens Gate, Scanner, Blind Guardian etc. e esse álbum é talvez a razão pela qual fomos rotulados como Power Metal desde o início, o que é claro que está completamente errado, já que sempre tocamos Heavy Metal. Existem mudanças e desenvolvimento em cada um ou nos álbuns, mas no final soa sempre a Crystal Eyes, porque eu escrevi todas as músicas em todos os álbuns. Quando ouço o novo álbum, ouço uma banda com tanta fome quanto a do nosso álbum de estreia, mas tudo parece mais focado e a musicalidade cresceu em todos os aspetos.

Que transformações fizeram nessas duas músicas?
Extreme Paranoia e Rage On The Sea foram escritas e arranjadas perfeitamente, mas nunca gostamos da produção do primeiro álbum, por isso, apenas as gravamos como as tocamos há 20 ou 25 anos, mas da melhor forma que podemos agora. Henrik adicionou alguns preenchimentos de bateria de bom gosto aqui e ali e trocou algumas pequenas partes que fizeram tudo fluir melhor. Quando escrevi essas duas músicas, programei uma bateria eletrónica e gravei as demos por mim e os nossos bateristas anteriores, Kujtim e Stefan, tocaram exatamente o que eu havia programado. Henrik sabe o que procuro e dei-lhe carta branca para fazer o que achasse melhor e ficou ótimo. Na gravação original, não tivemos tempo para grandes harmonias vocais ou coros, mas no Starbourne Traveler tivemos mais 2 cantores de fundo que eram profissionais e elevamos o coro de ambas as músicas a novos patamares.

Falaste atrás em Def Leppard e, por exemplo, incluis pelo menos duas músicas com um sentimento arena rock. É algum tipo de homenagem ou algo assim?
Penso que te referes a Midnight Radio e desde os anos oitenta que gosto desse tipo de Hard Rock direto de bandas como Def Leppard, Scorpions, Whitesnake, Saxon, White Lion, AC/DC etc. e até álbuns como Reckless de Bryan Adams. Já existem algumas músicas nos nossos álbuns anteriores, como Spotlight Rebel, The Devil Inside, The Quest Remains, The Burning Vision etc. etc. que também estão na mesma linha, mas são raras nos Crystal Eyes. Não é fácil escrever boas músicas de "rádio" ou "arena" e não posso forçar nada, portanto tudo tem que surgir de forma natural. O refrão de Midnight Radio é algo que está nos arquivos há pelo menos 10 anos e o verso é provavelmente mais antigo e um dia juntei os dois, funcionou e de repente tinha uma música. Adoro Innocence Is No Excuse dos Saxon e essa música provavelmente caberia num álbum como esse. As letras são uma homenagem a uma rádio sueca chamada Rockbox, que era como o meu irmão mais velho nos anos 80 e onde descobri 99% das músicas que ainda ouço. Paradise Powerlord também está na mesma linha e para mim o refrão quase chega às alturas de Van Halen e isso definitivamente funcionaria num estádio. A faixa-título também deve estar nessa lista, é claro.

Tudo isso se reflete num álbum altamente diversificado. Foi um trabalho de equipa? Como é que isso acontece?
Provavelmente porque eu escrevi as músicas durante um longo período e duas delas têm mais de 20 anos. Eu também tento ter diferentes tipos de músicas, porque é isso que eu gosto de ouvir nos álbuns de outras bandas. Na minha opinião, deves encontrar tudo num álbum dos Crystal Eyes. Canções rápidas, lentas, pesadas, épicas, felizes, maléficas, baladas e sempre algo novo e inesperado, mas ainda na veia dos anos oitenta. Eu inspiro-me em muitos lugares e ouço qualquer coisa, desde Judas Priest a White Lion, mas tem que haver melodias. Não suporto música sem melodias, porque isso não me diz nada. Desta vez, o trabalho em equipa foi tirar qualquer coisa desnecessária e manter o que era melhor para as músicas. Todos estivemos envolvidos nisso e foi ótimo ter a participação de 4 pessoas para realmente aprimorar cada música num possível hit.

O que têm previsto para levar estas músicas para palco nos próximos tempos?
Extreme Paranoia e Rage On The Sea ainda estão no nosso set list, juntamente com músicas novas e antigas. Reunimos uma lista com as músicas que a maioria das pessoas exige ouvir e tentamos sempre ter algo em cada álbum. Estamos a trabalhar para conseguir espetáculos para 2020 e ter algumas datas e mais algumas em andamento. Esperamos que 2020 esteja lotado porque estamos ansiosos para tocar e conhecer os fãs.


Comentários