Entrevista: Sunrise


Trust Your Soul é um álbum icónico na carreira dos Sunrise. E havia muita gente à sua procura, mas… estava há muito esgotado. No seio da banda ucraniana já há muito se falava da sua reedição. Por um motivo ou outro tal nunca aconteceu. Até ao ano passado, precisamente na altura em que se comemorava o 10º aniversário do seu lançamento. A nova edição respeita a original, mas traz uma nova capa e acrescenta um tema. E tudo isto foi motivo de conversa com o mentor Konstantin Naumenko.

Olá Konstantin, como estás? Obrigado pela disponibilidade. Quando surge a ideia de lançar uma edição para comemorar o 10º aniversário do vosso álbum Trust Your Soul?
Olá! Estou bem! Obrigado! A ideia sobre a reedição do álbum Trust Your Soul surgiu há alguns anos atrás, quando todos os CDs estavam esgotados e frequentemente as pessoas nos pediam mais. Por algumas razões, não procedemos à sua reedição até ao 10.º aniversário do seu lançamento. Algo nos dizia que era agora ou nunca!

Qual foi o objetivo principal para esta reedição?
Queríamos disponibilizar os CDs do álbum Trust Your Soul para todos que quisessem.

Para a concretização deste objetivo, socorreram-se de uma campanha de crowdfunding. Como foi a receção dessa campanha?
Sabíamos que muitas pessoas nos perguntavam pelos CDs deste álbum e pensámos que essas pessoas poderia gostar de participar nesta reedição. Isso tornou nosso trabalho um pouco mais fácil.

Para esta reedição voltaram a gravar o álbum inteiro? Fizeram algumas mudanças nas estruturas das músicas?
Deixámos tudo como estava na edição original porque as pessoas gostam da maneira como soa e porque se tornou algo clássico da nossa banda. Quanto a mim, gostaria de fazer algumas mudanças nos arranjos e em partes dos instrumentos, mas agora entendo que isso levaria muito tempo e recursos da banda. Tempo e os recursos que podemos aplicar ao novo material e às novas músicas que as pessoas também estão à espera.

E há, também, a adição de uma nova música. É recente ou vem das sessões de gravação dessa altura?
A nova edição deveria ter algo que a tornasse diferente da edição original. Algo que realmente chamasse a atenção dos colecionadores à nossa música. E deveria ter o espírito daquela altura em que as músicas de Trust Your Soul foram gravadas. Tinha uma música sem letra e sem uma estrutura completa. Por isso deixei-a nos arquivos da banda para melhores tempos e decidimos completar essa música para esta nova edição.

Além disso, também apresentam um novo artwork. O que tentaram alcançar com estas mudanças?
Desde o álbum Absolute Clarity que trabalhamos em parceria com o grande artista-designer Jean Michel e adoro o trabalho que ele fez nos nossos lançamentos. Portanto, fiquei muito curioso a respeito de como o artwork de Trust Your Soul resultaria na sua interpretação. E ficamos muito felizes com o resultado!

Os Sunrise já não têm nenhum álbum com material original desde Absolute Clarity de 2017. Para quando podemos esperar um novo álbum?
Neste momento, estamos a trabalhar num novo material e haverá cerca de 12 a 13 músicas para o novo álbum. Espero que possamos lançá-lo no final de 2020 ou no início de 2021.

Quem tem prioridade agora - Sunrise ou Delfinia?
Acho que os Sunrise agora têm mais prioridade porque é uma banda e precisa de ações ativas para estar em boas condições. Delfinia é o projeto de estúdio meu e de Daria e só trabalhamos nele quando temos tempo e inspiração.

Que outros objetivos têm em vista para os próximos tempos?
Os objetivos mais próximos são o novo álbum de Sunrise e o novo álbum de Delfinia. E, claro, mais espetáculos com os dois projetos!

Muito obrigado Konstantin! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Se já nos conhecem, não se esqueçam de apoiar as nossas músicas e ações, divulguando-as. Mas, se só agora se juntaram a nós, confiram os nossos trabalhos - há muitas coisas interessantes para todos.


Comentários

DISCO DO ANO 2024 - Categoria Rock (Internacional): Wheels Within Wheels (MEER) (Karisma Records)

MÚSICA DA SEMANA #03/2025 VN2000: Long Black Waves (AVATARIUM) (AFM Records)