Entrevista: MalefistuM

Para dar visibilidade às suas criações que não podiam encaixar nos Dawn Of Destiny, o guitarrista Jens Faber apresentou o projeto MalefistuM. O alemão assume todos os instrumentos com exceção da bateria e chamou quatro vozes – duas masculinas (Zagan e Eric Dow) e duas femininas (Melissa Bonny e Federica Lana) que vão dividindo o espaço e as canções, de acordo com a sua orientação mais ou menos extrema, mais ou menos sinfónica, mais ou menos épica. Para já MalefistuM não irá para palco e não será apenas devido à Covid-19 e quanto a um segundo álbum, ainda é cedo para falar nisso. Pelo menos foi o que se depreendeu desta conversa com o mentor do projeto.  


Olá Jens, obrigado pela disponibilidade. Malefistum é o teu novo projeto, portanto pedir-te-ia, para já, para o apresentares aos metalheads portugueses?

Eu fundei este projeto no ano passado, em 2019, porque queria desencadear o meu desejo por músicas dos Ensiferum/Equilibrium. O objetivo do MalefistuM era, a princípio, não usar vocais limpos, mas quando ouvi Melissa, seria um desperdício não usar também a sua voz limpa.

 

De que forma este nome aparece e qual o seu significado?

Em algum momento surgiu na minha mente à noite.

 

O que te motivou a iniciares este projeto e quem te acompanha?

Comecei a cantar sozinho, mas isso não é o meu forte. Pedi à Melissa Bonny para fazer três ou quatro músicas, mas como gostei do resultado, quis que ela cantasse mais. Ao mesmo tempo, há cerca de dois anos, conheci Federica Lanna e fiquei impressionado com a sua voz. Ela fez um trabalho fantástico em Adore Me e queremos colaborar no futuro novamente. Eric Dow e Zagan são mais para as partes extremas e agressivas e gosto muito do seu trabalho neste álbum!

 

Enemy é, de facto, um ótimo trabalho criativo. Como foi a metodologia usada?

Gravei a maioria das coisas em casa e enviei as faixas para os cantores para que fizessem as suas partes noutros países, exceto Zagan, que gravou em minha casa.

 

Como definirias Enemy para quem não conhece este álbum?

Acho que o primeiro álbum dos Ensiferum foi uma grande influência para mim, assim como as coisas do Equilibrium. Adicionei um pouco de death e power metal melódico e acho que é isso.

 

Que objetivos tentaste atingir com este projeto/álbum?

Apenas quis lançar músicas que não poderia lançar com Dawn Of Destiny. Eu tenho cerca de 700 músicas em casa. Talvez a maioria delas se pareça comigo, mas eu quero que eles sejam ouvidas.

 

Quais são os teus objetivos para o futuro? Este é um projeto de apenas um álbum?

Vai depender das reações. Se ninguém se importar com isso, pode continuar a ser um projeto de um álbum apenas, mas na verdade faço-o por mim e quero ficar satisfeito com isso. Mas acho que virá um segundo álbum no futuro.

 

Como está a situação com os Dawn Of Destiny, após o lançamento de The Beast Inside do ano passado?

Tínhamos alguns planos de tournée, mas tivemos que cancelar devido ao coronavírus. Pode ser que mudemos novamente de editora e tentemos lançar outro álbum em 2021. Mas neste momento estou a compor a gravar um segundo álbum com Henning Basse. Já gravamos o primeiro, mas vou aguardar pelo lançamento.

 

Chegaste a conseguir tocar alguma destas músicas ao vivo? Quais são os objetivos para os próximos tempos?

Melissa é a cantora principal, mas provavelmente não seria capaz de se apresentar comigo ao vivo, portanto duvido que em breve haja uma experiência ao vivo com o MalefistuM, embora fosse um prazer.

 

Muito obrigado Jens! Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado pelo teu interesse. Se houver dúvidas ou solicitações, escrevam-me: jens@dawnofestiny.de


Comentários