Entrevista: Northwind

Diga lá 33! Precisamente! É esse o tempo que medeia entre este novo álbum dos Northwind, History, e o seu anterior, Mythology. Mas, o mais importante agora é, de facto, saudar o excelente regresso de uma das mais emblemáticas bandas gregas. Isto num disco que mantém muita da sua genuinidade, quer na sonoridade, quer na captação do som feita no mesmo estúdio onde tinham estado há 33 anos. Histórias de um álbum que fala da história da Grécia antiga, como nos conta o guitarrista solo Kostas Papadimitrou-Papadopoulos.

 

Olá Kostas, obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo vosso regresso e pelo novo álbum. Posso perguntar o que têm feito durante estes últimos?

É um prazer e muito obrigado pelas tua palavras. Eu já tinha todo o conceito de History na cabeça e tentei entrar no estúdio várias vezes, mas acho que não era o momento certo. Fizemos alguns espetáculos ao longo dos anos apoiando grandes bandas como The Yardbirds, Blue Oyster Cult, Diamond Head e algumas outras, mas nada mais aconteceu depois disso também. Nos últimos anos, completei a maioria das músicas e nos últimos 3 anos, a banda voltou à ação.

 

Com dois excelentes álbuns entre 1982 e 1987, qual foi o motivo deste hiato tão longo?

Muitas coisas não aconteceram como queríamos. Muitas mudanças de membros, juntamente com questões pessoais, criaram todo o enigma desse hiato. Durante muito tempo, eu nem queria tocar música e estava a trabalhar muito para me esquecer. Mas todos sabemos e eu também sabia muito bem que, mais cedo ou mais tarde, eu voltaria porque deixei esta história inacabada. Portanto, aqui estamos agora e estou mais feliz do que nunca.

 

De qualquer forma, alguns anos depois, ainda começaram a gravar um novo álbum que nunca chegou a ver a luz do dia. O que aconteceu nessa altura?

Coisas que não quero lembrar. A única coisa que posso dizer é que naquela época estávamos muito perto de fazer algo realmente bom. Seria o nosso maior passo até agora, mas tudo virou pó. Gravamos quatro músicas e foi isso. Essas histórias pertencem ao passado e eu só me importo com o que o futuro nos reserva a partir de agora.

 

E este regresso é feito com todos os membros originais?

Não, mas confia em mim, é uma grande confusão explicar todas estas alterações de membros. A maior parte delas teve a ver com as mesmas pessoas indo e vindo ao longo dos anos. Eu e Doulamis (atual baixista agora/vocalista no Northcomin’) somos os membros fundadores e, junto com Thanasis Tsimoudis (bateria), que entrou após as gravações do nosso primeiro álbum, fizemos muitos espetáculos ao vivo durante o período 1982-87. De certa forma, podes dizer que somos os membros originais. Eu sou desde o primeiro dia. Dimosthenis Dovas é o nosso novo vocalista e Panos Jx-F o nosso novo teclista. Pessoas excelentes e músicos muito talentosos. Eu diria que a atual formação é a melhor que já tivemos.

 

Este álbum soa realmente como um álbum de metal orgânico dos anos 80 no novo século. Como foi a vossa abordagem aos processos de composição e gravação?

Essa é uma abordagem interessante para descrever o álbum e obrigado. Acho que todo o sentimento está mais próximo do som dos anos 70 com alguns toques de metal e fico feliz quando as pessoas dizem que trouxemos esse som antigo para os nossos dias. Como disse, eu tinha toda a ideia em mente e quase 90% da música e das letras estavam feitas. O grande problema foi encontrar as pessoas certas para captar o sentimento e, depois de algumas mudanças em algumas partes musicais e líricas durante os ensaios, obtivemos este resultado final. Eu diria que o processo de composição foi como uma nova e emocionante aventura. Quanto às gravações, passamos quase um ano em estúdio, porque queríamos ter certeza de que estávamos 100% satisfeitos com o resultado final. Tentamos diferentes melodias vocais para ver o que se encaixa melhor, diferentes sons de guitarra, Doulamis gravou com dois baixos diferentes e outras experiências como essas, a fim de encontrar o som e obter a vibração que desejávamos. A bateria foi a parte mais fácil das gravações, porque o Thanasis é um baterista incrível e o melhor que poderíamos ter agora. Estou realmente feliz pelo seu regresso.

 

Além disso, a curiosidade é o facto de terem usado o mesmo estúdio que há 33 anos atrás. Como foi a sensação de entrar no mesmo estúdio depois de tanto tempo?

Papas, o dono do estúdio e também produtor do nosso novo álbum, é um amigo muito próximo. Durante algum tempo também foi membro da banda. Também gravámos a nossa primeira demo lá em 1981 e sempre nos sentimos muito confortáveis ​​lá. Temos muitas ótimas lembranças deste estúdio ao longo dos anos e muitas ótimas histórias. Sinto-me em casa.

 

Todas as músicas são novas ou algumas vêm de vossos tempos passados?

Todas as músicas são novas, exceto o Soldier's Pay, que é do início dos anos 90. Há também algumas melodias vindas do passado, mas quase tudo é novo.

 

Há alguma curiosidade relacionada com o título do álbum. History é representativo da história da Grécia antiga ou também podemos aplicar à vossa história?

O conceito é sobre a história da Grécia antiga e também é uma continuação do álbum anterior Mythology. Acho que é a melhor maneira de encerrar este capítulo e avançar para algo diferente. Considerando o longo hiato, podes dizer que musicalmente é a nossa história, mas a parte lírica claramente tem a ver com a história da Grécia antiga e nada mais. Viaja nos tempos antigos através de momentos e personalidades importantes.

 

Com tudo parado devido ao coronavírus, quais são os vossos planos para quando tudo isto tiver passado?

Antes de mais, esperamos que esteja tudo bem com todas as pessoas, porque toda a situação é realmente estranha e não sabemos onde está a verdade. Portanto, tenham cuidado, malta! Quando voltarmos ao normal, começaremos a tocar no maior número possível de espetáculos para promover o novo álbum. Eu diria que é disso que mais falta sentimos durante este período, mas no final acho que a vida encontrará o caminho novamente. Também temos boas ideias para o próximo álbum. Um passo de cada vez.

 

Muito obrigado Kostas! Desejas adicionar algo mais ou deixar uma mensagem?

O prazer foi todo meu mais uma vez meu amigo. Queremos agradecer a todos pelo apoio durante todos esses anos. Estamos de volta mais fortes do que nunca e confia em mim, muitas coisas boas estão a caminho. Mais uma vez obrigado pessoal e keep rocking!


Comentários