Entrevista: Tanna

 

Os Prayer estavam em alta e por isso estranhou que Tapani Tikkanen tivesse enveredado por um novo projeto. A utilização da sua alcunha como nome da banda projeta uma abordagem mais pessoal, mas como o próprio músico finlandês faz questão de esclarecer nesta entrevista que nos concedeu, não é mais pessoal do que tinham sido os Prayer. Afinal, percebe-se, que o fundamento para o nascimento dos Tanna foi a inovação musical e algumas ideias que Tikkanen tinha em mente (inclusão de saxofone e de vocais femininos, fundamentalmente) que não encaixavam no seu projeto anterior. O que é certo, e isso é que importa, é que a qualidade, essa mantém-se!

 

Olá Tapani, como estás? A primeiro questão é obrigatória – por favor, apresenta este teu novo projeto…

Olá! Estou bem obrigado, enérgico e sinto-me bem neste lindo dia de sol! Eu sou o cantor e compositor de Tanna, e nós viemos de Oulu, norte da Finlândia. Tanna é a minha alcunha desde criança e também é o nome da minha/nossa antiga e agora minha nova banda. Tocamos música melódica e clássica, mas sou livre para escrever qualquer tipo de música e não somos prisioneiros de nenhum género.

 

O que te motivou a mudar dos Prayer para Tanna?

De alguma forma, começou a parecer que eu precisava fazer algo um pouco diferente, tentar algo novo. Também tinha uma forte visão de que seria a coisa certa a fazer. Havia também alguns aspetos musicais, eu queria tocar saxofone em algumas músicas para trazer uma nova vibração e acho que não era adequado para os Prayer. E com os vocais femininos é o mesmo. Esta foi uma mudança natural para melhor. Prayer foi ótimo, fizemos bons álbuns e eles duram para sempre e resistem ao teste do tempo. Então será isso. 100%.

 

Olhando para os nomes das duas bandas, parece que este é um projeto mais pessoal. Acontece realmente assim?

São os dois. Como já disse, é a minha alcunha e também o nome da banda nos anos 80 e agora. Podem conferir tudo no nosso Facebook. Está lá a nossa história e biografia e podes perceber o que quero dizer. Como Bon Jovi ou Van Halen, há uma pessoa e uma banda sob o mesmo guarda-chuva.

 

 Tão pessoal que, desta vez, até tens uma canção dedicada a um amigo que perdeste…

Sim, um dos meus melhores amigos Make, o nosso roadie e engenheiro de luzes, na época, anos atrás. Eu queria dedicar essa música a ele e às memórias que compartilhamos. Ele faleceu de repente há um tempo atrás.

 

Quando e porquê sentiste que era a altura de proceder a algumas alterações na tua vida musical?

Bem, como disse antes, senti que estava na altura de mudar por muitas razões, em algum momento do início do ano passado, não me lembro exatamente.

 

Era frequente teres longos períodos entre álbuns, mas desta vez isso não aconteceu. É um sinal que este projeto funciona melhor ou que te sentes mais inspirado?

Sim, às vezes nos negócios da música acontecem coisas que não esperas. Assim como na vida normal. Algumas coisas também estão fora do teu controlo. Também existem outras coisas na vida, famílias, empregos e outras que podem afetar o teu planeamento. Uma coisa é certa, porém, eu estou sempre pronto para gravar e escrever música. Simplesmente é a minha paixão, faço isso todos os dias. Estou feliz que estamos aqui agora, com um novo e ótimo álbum, tudo a funcionar como planeado, desta vez! O vídeo de Storm In Paradise é poderoso e forte, a capa é perfeita, o booklet, o som, as músicas são frescas e poderosas. Sou muito produtivo, tenho centenas de músicas na minha gaveta a morrerem de vontade de serem publicadas. Sim, estou muito, muito inspirado e empolgado, e os restantes elementos também. Amanhã vamos fazer uma demo de algumas músicas novas para o próximo álbum, queremos fazer isso rápido. A vida é curta, tu sabes!

 

Com os Prayer, cada álbum era melhor e notava-se uma evolução de álbum para álbum. Agora, a respeito de Storm In Paradise o que tens a dizer?

Obrigado, fico feliz em ouvir isso! Eu sei que todas as bandas dizem que "este novo álbum é melhor até agora ou melhor que o último". Mas eu não sei como dizer, talvez seja sensato dizer que temos ótimas coisas novas, muito boas e estamos orgulhosos de como tudo deu certo. O último álbum foi bom, mas este parece tão bom, talvez até melhor! Claro, na vida temos sempre quer melhorar o que se faz. Na música é a mesma coisa, mas também queres experimentar novos sons, instrumentos, ampliar a tua visão e tentar ir mais além. Uma coisa eu sei, temos algumas músicas superfinas em andamento e eu tenho a certeza que há um álbum forte a ser cozinhado... mal posso esperar. A resposta, o feedback a este novo Tanna, foi incrível e isso diz-me que há algo no ar agora, realmente.

 

Esta vez tens algumas canções longas, mas nenhuma como Mystery Island. Não gostaste da experiência de escrever um épico tão longo?

Durante muitos anos, tive um sonho de escrever uma grande história, uma espécie de música teatral, música que cresce indefinidamente. E eu fiz isso no último álbum dos Prayer! Foi uma sensação maravilhosa quando tive uma ideia para essa história, uma visão, um sonho de infância. Não se pode escrever essa música de qualquer forma, tem que se ter uma experiência forte por trás. E finalmente fizemos, foi ótimo e é uma ótima música. Mas não posso escrever essas músicas em todos os álbuns, apenas por causa disso. Neste novo álbum dos Tanna, também há músicas e histórias grandes e longas. Hispaniola é a mesma coisa. Há uma experiência de infância por trás disso. Todas as crianças leram o livro Treasure Island, e, de certa maneira, os piratas eram todos os heróis. Esta é uma história sobre isso e sobre o navio Hispaniola. Isso pode continuar a tradição das nossas "canções de aventura", adoro! On The Backstreets também é uma música muito grande e também estamos muito orgulhosos dela, como funcionou, cresce e o final dá arrepios. Nights On The Road também é grande. Estamos muito orgulhosos disso, o saxofone dá-lhe esse calor, foi muito fixe.

 

E a partir de agora? Quais são as tuas expetativas para este teu novo caminho?

Queremos fazer novas demos com um cronograma apertado, para que possamos começar a planear o novo álbum durante este ano. Esse é o plano principal, para preparar o material, escolher as músicas e seguir em frente. Pessoalmente, acho que temos uma coisa boa a acontecer agora, a malta também se tem divertido e sentindo bem com tudo. Não temos pressa, mas também não queremos perder tempo. Vamos esperar que coisas mais agradáveis ​​aconteçam. Coisas muito agradáveis.

Comentários