Entrevista: Poltergeist

 


Com um novo baterista e numa nova casa, os Suíços Poltergeist regressam em grande forma com Feather Of Truth, aquele que é o quinto longa-duração da banda. Sem problemas na composição nem na gravação, todos os processos decorreram de forma adequada a potenciar a criação de um grande disco. Como de facto aconteceu, com os Poltergeist a terem a sorte de ainda o terem podido apresentar ao vivo. Ralf W. Garcia (baixo) e V. O. Pulver (guitarras) foram os nossos interlocutores.

 

Viva! O vosso lançamento anterior, Back To Haunt, foi em 2016. O que fizeram os Poltergeist nestes quatro anos?

Ralf W. Garcia (RWG): Olá Pedro, bem, tocamos em clubes e festivais com bandas como Slayer, Bonded, Stallion e Destruction entre outras e preparámos o novo álbum Feather Of Truth. Além disso, todos nós temos outras bandas das quais participamos ou para as quais escrevemos. Ou seja, houve sempre algo para fazer desde 2016, como podes imaginar.

V.O. Pulver (VOP): Eu estive muito ocupado com o meu estúdio de gravação Little Creek e as minhas outras bandas GurD e Pulver, além da minha breve passagem pelos Pänzer.

 

Desde quando começaram a compor músicas para este álbum?

RWG: Acho que as composições começaram por volta de fevereiro ou março de 2019, se bem me lembro. V.O. (guitarras), Chasper (guitarras) e, ultimamente, eu mesmo, escrevemos canções ou pedaços que se transformaram em canções completas. Normalmente, reunimos todas essas demos e partimos daí para construir a tracklist completa de um álbum.

VOP: As primeiras ideias que tive são do final de 2017/início de 2018, acho eu. Gravo sempre os riffs e ideias quando a inspiração surge.

 

De qualquer forma, sendo esta a vossa segunda existência, o que aconteceu em 1994 quando a banda se separou?

VOP: No início dos anos 90, o nosso tipo de música não estava 'atualizado'. Toda gente queria ouvir Death Metal ou Grunge... Depois de uma tournée desastrosa com os Coroner em 1993, o baterista Lukas e o baixista Marek abordaram-me e disseram-me que não queriam continuar com Poltergeist. Estavam cansados ​​de sistematicamente tocar rápido e estavam prontos para explorar novos estilos. Pediram-me para me juntar a eles e basicamente as únicas duas diferenças da nova 'banda' eram os tempos e os grooves da bateria e o estilo vocal. Os meus riffs continuaram os mesmos. Foi o nascimento dos GurD, que me manteve muito ocupado ao longo dos anos.

 

E o que o motivou o vosso regresso em 2013?

VOP: Em 2012/2013 André, Marek e eu estivemos presentes na nossa Festa de Réveillon anual na minha casa. Já em fase avançada da noite, estávamos a ouvir os nossos velhos álbuns mergulhados em memórias. De repente, a minha esposa Inga pediu-nos para posar como na contracapa do álbum Behind My Mask e segurar a capa nas nossas mãos, como uma comparação de antes e agora. Ela postou a foto no Facebook e logo muitas pessoas começaram a exigir uma reunião…. entre eles também estava um comentário do nosso velho amigo Sven Vormann (Ex-Destruction) que se ofereceu para tocar bateria, pois sempre tivemos problemas em encontrar o baterista certo… (como os Spinal Tap…). Finalmente ele conseguiu colocar-nos todos juntos na sala de ensaio e começamos a tocar algumas músicas antigas e parecia certo desde o início! Então decidimos reformar por diversão e apenas para ver o que viria no futuro.

 

Por falar em bateristas, neste vosso álbum estreiam um novo baterista, bem como uma nova editora. Quando se cruzaram os caminhos de ambos?

RWG: Bem, Reto (bateria) é um amigo de longa data e meu músico. Toco com ele nos Requiem (Death Metal desde 1997) e outras bandas há mais de 20 anos. Portanto, foi um passo natural perguntar-lhe quando Sven Vormann (bateria, ex-Destruction) deixou os Poltergeist em 2018. Sobre a Massacre Records: como todos tocamos em bandas há cerca de 35 anos, construímos uma vasta rede de conexões, obviamente. Então, quando V.O. contactou a Massacre Records e lhes ofereceu o álbum, eles ficaram imediatamente interessados ​​em assinar connosco. Além disso, eles já conheciam Reto e a mim, porque costumavam lançar alguns álbuns da nossa outra banda, Requiem. Não foi um grande plano mestre. Aconteceu, acho eu, e até agora diria que a colaboração é muito tranquila e bem-sucedida.

 

No caso do Reto Crola, desde quando está ele na banda? Teve oportunidade de colaborar no processo criativo?

RWG: Reto entrou por volta de 2018 e, naturalmente, como nos conhecemos há tanto tempo, ficou claro desde o início que ele desenvolveria os seus próprios arranjos de bateria. É sempre assim que ele trabalha nas bandas. Ele prefere tocar os seus próprios grooves, padrões, batidas e arranjos. Parece mais natural para ele do que limitar-se a tocar da maneira que outros bateristas tocariam certas músicas. Especialmente no novo álbum Feather Of Truth ele deixou a sua marca. Mas, em geral, em todos os outros e juntos como a banda também. Cada membro da banda colocou a sua marca pessoal nessas músicas, penso eu.

 

Este novo álbum parece ter mais esforço coletivo de banda do que os anteriores. Foi isso o que aconteceu de facto? De que forma trabalharam desta vez?

RWG: Bem, como mencionei antes, V.O., Chasper e eu começamos a escrever pedaços e músicas demo completas. Então compilamos tudo isso e V.O. e André Grieder (vocal) começaram a trabalhar nas linhas vocais e harmonias e nas melodias. Além disso, Chasper trabalhou nos solos de guitarra e V.O., Reto e eu trabalhamos nas nossas partes instrumentais e assim por diante. Quando tudo isso estava concluído, gravámos as faixas instrumentais e os vocais no Little Creek Studio de V. O. Pulver, que ele dirige há quase 20 anos. Essa é provavelmente uma das maneiras mais benéficas de trabalhar se um dos teus colegas de banda possui e opera o seu próprio estúdio de gravação profissional como engenheiro de áudio e produtor. Então, sim, de certa forma, desta vez, foi mais como um esforço coletivo de banda.

 

Falando de Feather Of Truth, em que lugar o colocarias na vossa carreira? Mais perto da nova fase ou mais perto da antiga?

RWG: Essa é uma pergunta difícil. Pessoalmente acho que o novo álbum é uma mistura do antigo e do novo. Existem várias marcas registadas típicas dos Poltergeist nestas canções. Mas é claro que com essa formação também incorporamos elementos muito individuais. Eu acredito que é difícil colocar os teus próprios álbuns numa ordem específica ou algo parecido. Se escreveste, tocaste ou de alguma forma participaste em algum processo de composição/gravação de um álbum, tens uma conexão estreita com essas músicas e sons. De momento diria que Feather Of Truth é o auge do atual estado criativo da nossa formação. Mas quem sabe o que vai acontecer a seguir. Acho que todos estão bastante satisfeitos com o resultado atual e provavelmente somos as pessoas que saíram de lá. Mas isso é, naturalmente. apenas minha suposição pessoal.

 

Podes, então, falar um pouco dessa experiência nas gravações?

RWG: Bem, todos nós gravamos muitos álbuns nos últimos 35 anos, logo todo o processo de gravação não é algo novo ou desconhecido para nós. Por exemplo, Reto e eu gravamos álbuns de outras bandas no Little Creek Studio de V.O. É sempre muito focado e relaxado e bastante rápido. Ele gravou e produziu muitos álbuns para bandas como Pro-Pain, Destruction, Burning Witches, GurD, Pänzer, Nervosa e assim por diante. Portanto, sabe o que está a fazer. No caso dos Poltergeist é o mesmo. É um processo muito suave e focado, embora tenhamos gravado tudo em partes e certas etapas. Nem tudo ao mesmo tempo devido a restrições de tempo, etc. Só posso falar por mim, mas é sempre um prazer ter sessões de gravação no Little Creek Studio de V.O. Pode ser mais especial para nós, já que praticamos e ensaiamos no estúdio também. Ou seja, para nós parece mais um lar do que para outras bandas, obviamente.

 

O que têm planeado para promover este álbum ao vivo?

RWG: Como todos sabem, estamos no meio de uma pandemia global com muitas restrições de viagens e quarentena em muitos países. Portanto, atualmente não é um bom momento para planear e/ou reservar festivais, tours ou clubes já que a maioria desses eventos são ou serão cancelados. Tivemos muita sorte de fazer dois espetáculos consecutivos no mesmo fim de semana, quando Feather Of Truth foi oficialmente lançado mundialmente. Tocamos juntamente com os nossos amigos Destruction no prestigioso estádio Z 7 na Suíça, perto de Basileia. Foi a hora e o momento certos em que foi possível tocar para um público de cerca de 300 pessoas durante duas noites, embora o local tenha uma capacidade máxima de cerca de 1200 pessoas. Duas semanas depois, as autoridades locais mudaram as restrições e já não foi mais possível. Em relação aos nossos planos - ao que parece, não será possível fazer mais espetáculos este ano, acho eu. Gostaria de ser surpreendido pelo oposto, mas parece bastante sombrio no momento. Portanto, esperamos ter mais espetáculos em clubes e festivais no decorrer do próximo ano para levar estas músicas novas a mais palcos por toda a Europa. Mas isso é obviamente algo que todas as bandas em todo o mundo desejam. Só temos que esperar e ver como essa história vai se desenrolar, acho eu.


Comentários