Entrevista: Mekong Delta

 

Como sempre, os Mekong Delta são muito meticulosos na criação dos seus álbuns. Com a tarefa praticamente entregue a Ralf Hubert, Tales Of A Future Past sucede, seis anos depois, a In A Mirror Darkly. Este é um disco onde os alemães não deixam os seus créditos por mãos alheias e onde o regresso do guitarrista Peter Lake acaba por ser uma mais-valia. Foi com base neste novo álbum que mantivemos uma conversa muito interessante com o mentor Ralf Hubert.

 

Olá Ralf! O vosso lançamento anterior foi In A Mirror Darkly... em 2014. O que aconteceu para ter este hiato tão longo?

Os últimos 4 anos foram essencialmente preenchidos com o trabalho para Tales Of A Future Past. Um ano para a criação das composições, outro para a elaboração e arranjos básicos, o resto do tempo foi usado para gravar e completar os arranjos orquestrais, sendo que este último demorou muito.

 

Em que atividades e/ou outros projetos estiveste envolvido durante estes anos?

Antes disso, basicamente lidei com Into The Heart Of Darkness, o meu inimigo pessoal.

 

Como decorreu o período de composição?

O facto é que todos os títulos dos Mekong Delta são escritos completamente por mim antes de os enviar aos outros membros. A ideia de um álbum surge principalmente quando tenho vários riffs num curto espaço de tempo, que se encaixam no tom. Isso não significa que os elementos sejam necessariamente uma música, apenas que correspondam. Se depois de 2 a 4 semanas ainda gostar, começo a expandir os tópicos existentes. Criar essas composições de base é a primeira etapa, que demora cerca de um ano. Se o andaime que surge no processo ainda é, para mim, suficientemente bom, começo a elaborar a estrutura da canção final. Isso também demora tempo, geralmente um ano. Somente quando isso é feito, é que os meus colegas recebem os títulos e a última etapa começa - o ajuste fino e a preparação para a gravação. Esta última etapa demorou cerca de dois anos, porque desta vez os arranjos orquestrais são bastante complexos.

 

Porque escolheste um título como Tales Of A Future Past? E de que forma se liga, ou não, ao vosso passado?

Não, o título do álbum não tem nenhuma ligação com o meu passado, é simplesmente o resumo do conceito do álbum: pesquisadores encontram os restos de uma civilização desconhecida (passado), descobrem registos (textos) de uma pessoa (do nosso violinista), que descreve os problemas que finalmente levaram à sua queda. E os problemas atuais que temos (na época em que os textos foram escritos, a CoVid 19 ainda não era agudo) aproximam-se dos retratados.

 

Parece que os Mekong Delta estão mais prog que nunca. Concordas? De que forma o regresso de Peter Lake influenciou essa tendência?

Essa decisão cabe aos ouvintes, eu nunca componho com a intenção de soar mais ou menos progressivo. Peter voltou, pois desta vez Erik não teve tempo suficiente para lidar intensamente com os riffs. E parece que os riffs foram literalmente escritos para o tipo de guitarra de Peter. De qualquer forma, pessoalmente, hoje em dia, acredito que cada álbum dos Mekong Delta em si procura pelos seus próprios músicos. Parece estranho, eu sei, mas os últimos três álbuns, especialmente se olhares para os guitarristas, não foram provocados conscientemente pelas mudanças que fiz. Simplesmente aconteceram e depois foram positivas para os álbuns. O mesmo efeito também pode ser visto em Tales Of A Future Past.

 

Mesmo considerando isso, ainda estão aqui presentes algumas das marcas da vossa matriz composicional?

Consegues encontrar essas marcas registadas em todos os álbuns dos Mekong Delta. Essas raízes do thrash metal são extremamente importantes. Tenta ver a música dos Mekong Delta como uma jornada que começou no primeiro álbum. As bases para todos os outros foram lançadas neste álbum. Cada álbum subsequente foi um passo em frente e, no momento da sua criação, representa o status em que estávamos em termos de execução, técnica e composição. Em última análise, um The Music Of Erich Zann não teria sido possível sem a experiência de Mekong Delta, o The Principle Of Doubt sem The Music Of Erich Zann era impensável e Dances Of Death sem saber como atingir os instrumentos em termos de composição teria sido simplesmente impossível. Podes considerar isso uma regra fundamental para todos os álbuns seguintes.

 

Por que a inclusão de uma versão de uma música de Isaac Albeniz?

Para isso deves saber que aos 12 anos - já tocava um pouco baixo - fui confrontado com um verdadeiro (!) guitarrista flamenco, o que me impressionou profundamente. Finalmente, essa foi a razão pela qual comecei a aprender guitarra clássica. Uma decisão que mudou drasticamente a minha vida, porque levava a sério os ensaios de guitarra e tocava até 10 horas por dia. E estás certo, Landscape 4 é originalmente uma composição de Isaac Albeniz - Sevilla de Suite Espanol. Com a ideia de adaptar essa música para o grupo, estou grávido há uma eternidade, especialmente porque Sevilla pertence aos meus favoritos de todos os tempos na guitarra clássica e é tocada por mim desde a minha juventude. Se bem me lembro, já havia um arranjo pronto para o grupo na época em que gravamos o álbum Wanderer On The Edge Of Time, mas não coube por causa dos interlúdios. Porque em Tales Of A Future Past os títulos instrumentais dividem o álbum, gostei do título como uma conclusão - na velha tradição dos Mekong Delta de fazer adaptações clássicas - muito bem.

 

Como foi a tua abordagem à composição desta vez? Tentaste algo diferente ou não?

As Landscapes que dividem o álbum em segmentos, incluindo composições com um caráter ou estilo semelhante, são uma abordagem para estruturar um álbum de uma maneira diferente. Portanto, se quiseres, podes chamá-los de intermezzi ou madrigale, como eram anteriormente chamados, como os interlúdios em uma ópera. Mas essas Landscapes têm (podes ver When All Hope Is Gone como parte delas) um pano de fundo mais profundo. Trabalho há anos para transcrever o romance Heart Of Darkness de Joseph Konrad numa peça musical. Essa tentativa regularmente leva-me à beira da loucura. Todos os títulos de Landscapes - e isso é novo – são, na verdade, estudos preliminares de uma possível implementação musical do tema dessa novela. Portanto, os títulos são importantes para mim, porque na minha opinião essa é a única maneira certa de criar uma boa versão musical da novela de Konrad.

 

E quanto ao processo de gravação? Como foi?

Como já descrito anteriormente, os meus colegas músicos só obtêm as estruturas musicais concluídas de mim na última fase e essas estruturas também não estão em discussão. E sim, esses arranjos são "precisos ao milímetro". Não se deve imaginar nos Mekong Delta como acontece com a maioria dos grupos, de modo que as canções são criadas na sala de ensaio. Mas isso não significa que falo com Martin sobre os seus vocais finais. No máximo há uma ideia que lhe transmito. O mesmo se aplica à bateria de Alex. Há uma orientação que eu componho para que ele saiba mais ou menos como eu a imagino, mas a bateria final de Alex não tem mais nada a ver com isso, exceto que eles regularmente me surpreendem. E falar com Peter sobre um solo de guitarra seria uma blasfémia, eles são sobrenaturais.

 

Qual é o significado desse logotipo esculpido em madeira? Quem teve a ideia, quem a criou e com que fins?

Se te estás a referir ao logotipo esculpido em madeira apresentado no facebook, esse é um presente de Pascal - um fã - para mim, e é um trabalho tão excelente, que não encontro palavras para descrever o quão profundamente o seu trabalho me impressionou.

 

Em que ponto está o relançamento de todo o vosso catálogo antigo?

Do lado do vinil, o último lançamento foi Kaleidoscope, o próximo a vir é Visons Fugitives, que já estava planeado para este ano e agora está previsto para 2021. Em digibook o próximo relançamento será Dances Of Death. Se tudo correr bem, este estará disponível em novembro/ dezembro deste ano.

 

Após o adiamento da data de lançamento do álbum, como se estão a preparar para voltar aos palcos nesta situação de Covid?

Bem, este pequeno pedaço de RNA mudou tudo agora e eu não gosto de fazer nenhum prognóstico a respeito de futuros espetáculos ao vivo. Vamos ver se serão novamente possíveis em 2021, nesta altura ainda não sei.


Comentários