Entrevista: Foreign



Há seis anos atrás Ivan Jacquin surpreendia com o projeto Foreign e a primeira parte de uma trilogia que contava a história de um sapateiro judeu que teria recusado água a Cristo a caminho da crucificação. A primeira parte terminou no séc. X e esta segunda começa no encontro com Salah ad-Din (aqui representado por Zak Stevens). Em termos temáticos é uma história grandiosa e em termos musicais não lhe fica atrás. E mesmo com alguns percalços, Ivan Jacquin construiu mais uma opera rock sensacional. Fiquem com as palavras do próprio criador.

 

Olá Ivan! Obrigado pela disponibilidade e recebe os nossos parabéns pelo teu novo e excelente trabalho. Considerando que a primeira parte foi lançada há seis anos, durante quanto tempo estiveste a trabalhar neste disco?

Olá Pedro, é ótimo conversar contigo. Trabalhei na primeira parte durante dois ou três anos, porque a maioria das canções já tinha sido composta há muitos anos. Para este segundo álbum, quase todas as músicas foram compostas especialmente para ele e para os artistas, os cantores acima de tudo, com quem tinha em mente trabalhar. O orçamento foi o mais importante do que antes e tive grandes atrasos com alguns cronogramas de gravação de alguns músicos e o coral teve que ser reestruturado. Eu teria adorado trabalhar com 16 vocalistas como fizemos no primeiro disco, mas algumas indisponibilidades causaram muitos problemas. Assim, decidi manter as 8 pessoas disponíveis e a escolha foi muito boa, o resultado é ainda melhor do que com mais cantores.

 

Sendo esta a segunda parte, podes descrever um pouco da sinopse do conceito?

A história de Foreign é retirada de um mito alemão medieval de um sapateiro judeu que teria recusado um pouco de água a Cristo, que estava a caminho de ser crucificado. Como resultado, foi amaldiçoado a vaguear por todo o mundo até o fim dos tempos ou uma redenção potencial. Muitos livros já foram escritos sobre o assunto e eu fiz o mesmo, imaginando porque ele recusou esse último pedido a Jesus, criando o meu próprio personagem ou herói e pensando nas aventuras que ele teria vivido ao longo da sua situação imortal. A primeira parte cobre desde a era de Jesus até o século X. Já a segunda parte começa com o encontro com Salah ad-Din (cantado por Zak Stevens) durante a segunda cruzada quando ele conquistou Jerusalém em 1187 e o álbum termina em 1830 e na sua história de amor com Pauline Borghese, uma das irmãs de Napoleão. Muitas aventuras acontecem neste intervalo de tempo onde conhecerá Vikings, Cristóvão Colombo, Shakespeare, François I, Mona Lisa, Mozart… falando às vezes com Jesus e algumas outras visões nas ondas etéreas do seu cérebro…

 

E vai continuar em próximos lançamentos ou a história termina aqui?

Sim, Foreign é uma trilogia, portanto, haverá um terceiro e último álbum. Não sei quanto tempo demorará a criar o seu sucessor, mas acho que vai demorar o mesmo tempo que esta parte II. A história não acabou na minha cabeça e tenho muito pouco material musical para prever como será.

 

A maioria dos músicos que estiveram contigo na primeira parte voltam a estar presentes. E mais alguns! Como fazes a gestão de todos os convidados que tens neste álbum?

Sim, a maioria dos músicos que aparecem em ambos os álbuns são todos meus amigos e sou muito abençoado por ter esses músicos fantásticos comigo novamente. Com alguns deles já toco há mais de doze anos em bandas diferentes e todos os membros das minhas duas bandas principais estão aqui comigo, a tocar a minha música. A respeito dos outros músicos e artistas conhecidos, pesquisei um pouco no Facebook e em outros sites da internet e descobri alguns grandes artistas. Também tive a oportunidade de que alguns dos meus cantores favoritos aceitaram com grande entusiasmo participar nesta aventura. Antes de mais nada Zak Stevens (que me fez chorar muito quando recebi os seus vocais nas duas primeiras canções há alguns anos), Amanda Lehmann, Andy Kuntz e Leo Margarit deram o seu melhor para transcender as canções, fico muito grato a eles pelo envolvimento.

 

Uma vez que és o principal compositor e autor, que indicações deste aos teus convidados?

O meu objetivo é que cada um coloque o seu próprio estilo e emoções nas canções e personagens. A música, claro, é inteiramente escrita quando eles gravam as partes, mas não quero que ninguém toque nota por nota conforme está escrita. Procuro sentir todas as suas emoções através de harmonias e melodias... e estou muito feliz porque realmente funciona, especialmente com cantores que têm um personagem para representar.

 

Houve algum músico que quisesses ter neste disco, mas que não tenha sido possível?

Não muitos. Eu tinha uma visão muito clara de quem tocaria ou cantaria músicas específicas e exceto um ou dois cantores que não tiveram tempo de gravar, tive todos os que queria. Isso não significa que não adorarei trabalhar com outros artistas, é claro que espero colaborar com muitos músicos talentosos que amo por muitos anos no futuro.

 

Vivemos uma situação de pandemia. A construção deste álbum foi afetada por isso?

Não, na verdade não. Todas as faixas e todos os artistas foram gravados no final de dezembro de 2019 e eu reorganizei algumas das minhas partes de vocal e teclado no início de 2020, portanto nada foi atrasado por esta pandemia. Apenas me impediu de ir ao estúdio Bazement para estar presente no trabalho de mistura e conhecer Markus.

 

Como foi trabalhar com ele?

Foi muito confortável trabalhar com um homem que sabe perfeitamente o que deve fazer. Durante semanas compartilhámos e-mails, mandando-me testes para algumas músicas. Ele fez um trabalho incrível em toda a sonoridade do álbum, poderoso ou delicado, claro. Fez um trabalho incrível em todas as vozes, entendeu perfeitamente qual era o meu estado de espírito sobre cada música. No entanto, estava planeado que eu o iria visitar no seu estúdio na Alemanha assim que a mistura estivesse quase concluída, mas foi impossível por causa da Covid. Eu queria mesmo conhecê-lo, talvez para a terceira parte de Foreign dentro de alguns anos...

 

Por enquanto, é impossível, mas quando tudo isso passar, consideras possíveis alguns espetáculos ao vivo com todos estes membros ou Foreign é apenas um projeto de estúdio?

É uma pergunta recorrente, mesmo quando o primeiro álbum foi lançado. Na realidade não penso nisso porque não sou capaz de produzir nada tão grande. Teria que dar o trabalho a outras pessoas (tour-manager, diretores, roteiristas e fabricantes de roupas...) para fazer um espetáculo enorme sobre a história. Mas não tenho orçamento para isso e reunir a maioria dos artistas que fizeram parte dos 2 álbuns parece ser muito difícil de imaginar... Mas, talvez um dia, nunca se sabe…

 

Como está a situação com as tuas outras bandas/projetos?

Atualmente, toco teclas e vocais no meu trio eletroacústico chamado Amonya (com Jeannick Valleur nos vocais e percussões e Laurence Conort nas flautas, que também toca em Foreign Part I e II) e estamos no processo de gravação de Inward Hell, o quarto álbum dos Psychanoia (banda de rock progressivo). Podes ver todas as informações, sons e vídeos no facebook ou youtube sobre as duas bandas. Vários projetos musicais e colaborações estão a caminho, talvez um álbum solo, vou ver como decorrerão as coisas no próximo ano.



Comentários