Entrevista: FarCry

 


Depois de High Gear (2009) e Optimist (2011), a situação não se tornou muito otimista para os FarCry e a banda cessou funções, independentemente, da qualidade desses dois trabalhos. Entretanto, o guitarrista Pete Fry resolveu regressar à música e surge Balance com uma nova formação a mostrar-se bem equilibrada dentro de um hard rock melódico com alguns apontamentos de AOR. Foram estes os tópicos abordados na conversa com o líder do projeto.

 

Olá, Pete, obrigado pela tua disponibilidade e parabéns pelo novo álbum Balance. Depois de dois álbuns bem-sucedidos, que expetativas tens para este?

Excelente pergunta! Acho que verdadeiramente não tinha nenhuma expetativa, mas em vez disso tive apenas um fogo que se reacendeu para criar depois de trabalhar com o novo vocalista Bob Malone. Ele tinha muitas boas ideias, com algumas canções próprias, bem como algumas colaborações muito sólidas entre nós. Eu só precisava voltar a fazer música!

 

Costuma dizer-se que o terceiro álbum é o mais importante. Sentes isso? Ou sentiste algum tipo de pressão ao escrever Balance?

Sem nenhuma pressão e, de facto, logo que Balance começou a ganhar forma, senti como se estivesse de volta a casa, como deveria ser.

 

No entanto, apesar desses dois excelentes álbuns, a banda separou-se em 2013, dois anos depois de um álbum chamado Optimism. Acredito que a situação não fosse, na altura, muito otimista. Agora, olhando para trás, de que forma analisas o que aconteceu?

A maior parte disso foram os meus próprios desafios pessoais e mudar o foco da minha vida em todos os aspetos. Tive que reavaliar a minha direção e, assim que mudei de rumo, soube que tinha que fazer mais música.

 

O que motivou o vosso regresso agora com um novo álbum e novas músicas?

Depois de Bob e eu termos começado a escrever e produzir demos de novo material, simplesmente não podíamos parar e sabíamos que precisávamos de o lançar.

 

Ou seja, a história dos FarCry ainda não foi totalmente escrita?

Definitivamente não, apesar dos meus sentimentos em contrário em 2013 (risos). Sinceramente sinto que esta é a versão mais coesa da banda até agora e temos toda a intenção de a manter assim!

 

Algum dos membros anteriores ainda está contigo nesta nova reencarnação dos FarCry ou recrutaste alguns novos membros?

Infelizmente, por um motivo ou outro, tivemos que fazer muitas mudanças devido principalmente aos ex-membros da banda que enfrentaram mudanças nas suas vidas, musicais ou não. Ainda me dou muito bem com todos e não tenho nada além de respeito por tudo que eles fizeram com a banda. Todos nós fazemos isso por amor à música, ao invés de alimentar egos ou questões monetárias.

 

E as músicas são totalmente novas e escritas especificamente para este álbum ou foram buscar algumas aos vossos tempos passados?

Bob trouxe quatro canções para a mesa e, honestamente, não tenho certeza se as escreveu antes de começarmos a trabalhar no álbum ou não. Eu escrevi I’ll Find A Way no início dos anos 90 e, por algum motivo, nunca a gravei. Fora isso, tudo foi escrito para o novo álbum.

 

Então, desta vez, o processo de escrita não esteve todo sob a tua responsabilidade?

Bob Malone, o nosso novo vocalista, fez uma grande parte da composição deste álbum, tendo contribuído com 4 músicas compostas exclusivamente por ele. Colaboramos em outras 4, eu próprio escrevi 2 (uma das quais provavelmente será uma faixa bónus) e o meu bom amigo Steve Newman escreveu I Am Your Man.

 

Com este regresso, como definirias o som apresentado por esta nova versão dos FarCry?

Na maior parte, é puro rock melódico. Tocamos no AOR e ficamos um pouco mais pesados aqui e ali, mas tudo gira em torno do hard rock melódico.

 

Quais são os principais objetivos que gostariam de cumprir quando esta pandemia acabar?

Queremos trazer tudo ao vivo para todos aí fora... estamos prontos para arrasar!

 

Obrigado, Pete. Queres enviar alguma mensagem para os vossos fãs?

Acho que antes de mais, a todos os fãs dos dois primeiros álbuns... Obrigado pela paciência! Para todos os nossos novos ouvintes, o melhor ainda está por vir, keep it loud! Eu, Bob, Jon, Leo e Rich mal podemos esperar para rockar estas músicas (e algumas das nossas faixas mais antigas) ao vivo!


Comentários