Entrevista: Intelligent Music Project

 


Três álbuns em três anos significa que Milen Vrabevski e o seu projeto Intelligent Music Project não para e nem a pandemia reduziu o seu ritmo criativo. O mais recente é já o sexto e intitula-se The Creation e... bem pode ser considerada como a melhor criação do investigador clínico búlgaro. Por isso, voltamos à conversa com o homem que, para além da música, se tem destacado pelas suas atividades humanitárias e científicas que lhe tem valido inúmeros destacados prémios.

 

Olá, Milen tudo bem contigo? Mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade. Voltaste a ser rápido a lançar um novo álbum. E ao que parece, este pode ser o teu melhor álbum de sempre. Tens essa perceção ou não?

Eu estou bem, obrigado! E, obrigado pela tua atenção. Mais uma vez, é ótimo saber que ganhei este último Álbum do Ano com Life Motion, nº 3 com Every Time no teu Top 10 de canções e Ronnie Romero - Vocalista do ano com o meu grupo, Intelligent Music Project. Acho que fui rápido nos últimos três álbuns, pelo menos...: Sorcery Inside - fevereiro de 2019, Life Motion - fevereiro de 2020 e The Creation - fevereiro de 2021. Acho que isso é bastante rápido no pano de fundo do que está a acontecer no mercado hoje em dia. E continuo com uma avalanche de novas ideias. Já gravei 4 músicas novas, para um próximo projeto e estou a trabalhar agora na 5ª faixa. Talvez possa ficar em circulação por mais algum tempo (risos). Alguém da Alemanha sugeriu recentemente numa crítica, que deveria ter usado algumas sobras de Life Motion, por ter lançado The Creation tão cedo. Palpite errado. Bem, sim, muito fixe da tua parte, acho que The Creation é o melhor álbum que escrevi até agora...

 

Explica-nos como é que um médico no meio de uma pandemia, ainda consegue arranjar tempo para compor e gravar uma coleção de músicas tão boa?

Encontro sempre tempo para a música. É a minha paixão...

 

Desta vez Simon Phillips não está na bateria. Porquê? Tentaste uma abordagem rítmica diferente com Vassil Vutev, Bobby Rondinelli e Todd Sucherman?

Sim, foi. Este processo foi liderado pelo meu coprodutor musical Ivo Stefanov. Mudamos um pouco o nosso estilo, portanto, foi necessária uma nova abordagem rítmica. Às vezes, acho que estou a compor músicas para Ronnie Romero... Como foi o caso com I Know. É daí que vem a mudança.

 

Também há o regresso de Carl Sentance para dividir o microfone com os repetentes Romero, Payne & Grisman ...

Carl também é um nome "repetente". Eles estão entre as maiores vozes do nosso tempo. Eu escolho a mistura vocal mais adequada para cada faixa. É a minha tentativa de enviar uma mensagem mais convincente (verbal e musical) para os nossos fãs. Este é um estilo muito específico de fazer música. Também estou a fazer amigos enquanto lanço álbuns. Os meus vocalistas devem conhecer-me melhor, para melhor interpretar as minhas ideias. Felizmente, é exatamente isso que está a acontecer: tenho o prazer de trabalhar com um círculo próximo de amigos, que compartilham ideias semelhantes. É um passo mais perto da melhor abordagem em fazer música: a sinergia e a simbiose fazem as pessoas entenderem as nossas mensagens, não importa se elas falam inglês ou não.

 

Ronnie Romero disse que este álbum é como uma segunda parte do Life Motion. Concordas? Em que aspetos isso é verdade?

Também pode ser chamado de nº 6 na minha discografia. É a segunda vez de Ronnie como front-man da minha banda e ele é um vocalista muito inteligente (um engenheiro de formação), que facilmente entra no tema. Ele compreende totalmente a mensagem e torna-se imediatamente uma parte integrante dela. Seguindo os temas principais de Life Motion, sim, ele poderia dizer livremente que está no seu Volume 2 sobre fazer história com o Intelligent Music Project.

 

Em relação aos músicos búlgaros, trabalhaste com a mesma equipa que esteve contigo nos últimos anos ou arranjaram alguém novo desta vez?

Os mesmos elementos, que trabalham comigo há mais de 3 anos, estão novamente a bordo. Uma verdadeira banda All-Star… O núcleo é o meu coprodutor Ivo, com o nosso guitarrista - Bisser Ivanov, juntamente comigo. Toco e canto a versão inicial de cada música e começamos a atualizá-la juntos. Há um cantor melhor, Bobby Kosatka, que faz uma faixa real muito antes da versão final. Nunca comprometemos a qualidade - usamos instrumentos autênticos, desde o coro à orquestra sinfónica… O produto como um todo é feito na Bulgária.

 

Musicalmente podemos encontrar aqui algumas novas abordagens na composição que se distanciam um pouco dos teus álbuns anteriores. Eu acredito que foi intencional, mas de onde veio a inspiração?

Todas as novas ideias estão sujeitas a novas abordagens ao fazer o arranjo e formatar a composição. Vem de dentro, sem planeamento. Eu tenho aquelas audiovisões de todas as minhas faixas, que tento materializar da melhor maneira possível. Felizmente, trabalho com profissionais de primeira linha e nada é desperdiçado. Honestamente, não posso afirmar sob juramento que mudei intencionalmente o meu estilo. É mais provável que seja uma espécie de atualização, com base na minha longa experiência em fazer música. A tentativa de experimentar algo novo não é obrigatória. Eu apenas sigo o meu coração.

 

Poderá ser um caminho futuro a seguir?

De certa forma, sim. A nova demo que comecei é como uma sequência lógica dos meus dois álbuns anteriores. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, pois preparei um monte de novas surpresas para os nossos fãs em todo o mundo. Amanhã, por exemplo, iniciaremos uma jam session com Ronnie Romero no meu estúdio em Sofia. Um autêntico, de facto. Como nos bons velhos tempos de r’n’r, fechamos o estúdio e não entraremos em contacto com ninguém durante cerca de uma semana. Seremos apenas nós e nossas novas ideias musicais... Algumas peças muito boas estão prestes a surgir com certeza. Pela primeira vez, solicitei uma coautoria do meu círculo mais próximo de colaboradores e amigos: Ronnie, Bisser & Ivo. Essas pessoas-chave para o sucesso da nossa banda agora devem ter a oportunidade de compor juntamente comigo. Esta será a minha próxima atualização para o nosso público. Acredita em mim, és o primeiro com quem compartilho esta notícia e, como autor e produtor, estou muito animado com o resultado antecipado...!

 

Por exemplo, em Your Thoughts pudemos ouvir um pouco da influência dos Queen no trabalho vocal. São uma inspiração para ti?

Não tenho certeza! As minhas influências estão algures no fundo do meu subconsciente... estou apenas e escrever música, como eu a sinto e desde que tenha algo a dizer, algo a compartilhar... E se consideras a minha carreira de sucesso, podes seguir o conselho que acompanha todo o material. Por exemplo, nunca ouvi os Queen (que adoro) fazer orquestrações desse tipo. Além disso, o acorde final da balada anterior, Listen é uma abertura para Your Thoughts. Deve ser uma sequência lógica de mensagens, começando com o da 'testemunha empática' da sua própria vida para 'o novo caminho para a autoconsciência'... Eu gostaria que algumas das minhas estrelas favoritas e amadas da minha infância cantassem sobre estes assuntos muito importantes para qualquer jovem. Há 40 anos, seria muito importante para mim. Agora, pelo menos espero que os meus filhos cresçam com ideias sobre a vida, estou a pregar um sermão...

 

Existem alguns traços de jazz em Your Thoughts e em Let It Go. É a primeira vez que te envolves neste estilo?

Diria que apenas em Let It Go, mas que se desenvolve numa direção hard rock. Foi exatamente assim que imaginei a ideia inicial. Apenas interpreto diretamente o que vem à minha mente. Ou seja, sem me considerar um compositor, apenas anoto o que é enviado diretamente de cima...

 

Acredito que a maior parte do álbum, se não mesmo a sua totalidade, foi composta durante a pandemia. Esta nova realidade teve alguma influência na forma como olhas as músicas que compuseste?

Na verdade, o álbum foi feito num momento, comparativamente rápido, dentro de alguns meses até junho do ano passado. Deve ter sido influenciado por circunstâncias em que todos estivemos profundamente envolvidos no ano passado. Mas a nossa intenção é trazer de volta a esperança na vida, não importando os desafios que enfrentemos. Ficaríamos felizes em saber que fizemos as pessoas entenderem que não nasceram acidentalmente nesta vida, e muito na Terra depende da sua eficiência diária útil. Nesse sentido, foram dadas algumas respostas às questões levantadas durante a pandemia.

 

I Know foi o primeiro vídeo lançado. Por que escolheste essa música?

Porque a escrevi especialmente para Ronnie. Sabia que ele faria isso muito bem...! É sobre o medo e o mal do mundo e a nossa reação a ele, apesar de todas as dúvidas. Parecia ser um bom single piloto, com as mensagens certas, enfatizando também as mudanças no nosso estilo musical (ver detalhes abaixo).

 

Há mais vídeos planeados?

Claro. Começamos no próximo mês com Listen. Dedico-o a todos os casais com problemas reprodutivos. Durante duas décadas que tenho investido no combate a esse enorme problema e nunca lhe dediquei uma música. Acho que é uma boa oportunidade para mais visibilidade e compreensão desse problema, caso cantemos sobre isso. O próximo vídeo será The Story. Fizemos um ótimo documentário sobre ele, mostrando o caminho de uma ideia e a faixa final, realizado por estrelas mundiais: https://www.youtube.com/watch?v=w2fMnYWE2iw&t=913s

 

Sei que têm algumas datas programadas para maio. Estarão todos juntos em palco? Acreditas que conseguirás levar essa tarefa a bom porto?

Não sei, mas corro o risco... pretendo ficar com Ronni Romero, John Payne, Bobby Rondinelli e os meus colegas búlgaros. Abrimos na Roménia, depois vamos à Grécia, depois Bulgária, e esperamos um contrato com o Japão em breve...

 

Muito obrigado, Milen! Queres enviar alguma mensagem para os teus fãs e para o mundo?

Obrigada por esta oportunidade! Não se esqueçam de acreditar em vocês próprios. Cada um de vocês é uma instituição de boa vontade e abordagens criativas. Aprendam a viver com uma missão, portanto, a viver para os seus semelhantes. Não esperem nenhuma gratidão, apenas sejam gratos ao Universo por terem a oportunidade de ser úteis e dar lugar à parte Divina que todos nós possuímos.

 

I Know visto por Milen Vrabevski

A peça é sobre como escapar ao medo e da hesitação constante. Se continuam a dominar, bloqueiam a existência útil. Se anteciparmos que o mal existe no mundo, vamos imaginar que é como uma teia de aranha:

- Não demonstrem medo, não tremam, porque se fizerem isso a aranha é imediatamente avisada (e vem engolir-vos);

- Ser útil e eficiente, dando constantemente passos à frente (a mente deve ser desenvolvida a todo o momento, encontrando maneiras cada vez mais inovadoras de servir ao seu povo); os objetivos da vida tornam-na significativa e mantêm-vos acordados;

- Ainda têm o tesouro do bom senso, mesmo em tempos difíceis; as boas intenções de dar a melhor imagem deste mundo estão nas vossas mãos - gostaria de ser um bom exemplo disso;

- A raiva muitas vezes aproxima-se de vocês, mas não se esqueçam deste mundo de injustiças... Se fossem justo como imaginam, talvez ela não existisse. Em vez disso, deixem a vossa humildade dominar. Procurem não julgar ninguém, apesar dos desafios. Será assim que irão gerar energia para os superar. O vosso cérebro funciona corretamente quando não está sob a pressão de emoções negativas;

- Em conclusão - a mentalidade de um fugitivo não se encaixa. Temos que assumir as nossas responsabilidades.

E então, começarão a observar as mudanças em vocês próprios: a multidão já não é tão importante, a vossa opinião e sentimentos importam, a dúvida desaparece. Vocês transformam-se em crianças – visam o amor e a felicidade, como a realização dos sonhos, sem medo de começar...



Comentários