Entrevista: Marius Danielsen



A terceira e última parte da opera metal Legend Of Valley Doom criada por Marius Danielsen (Darkest Sins, Eunomia) e pelo seu irmão Peter está aí e promete grande entusiasmo. Uma incrível lista de convidados dá vida e voz a um conjunto de temas onde o metal e a magia se cruzam de forma superior. Um álbum cuja conceção foi acelerada pelo confinamento, mas cujo lançamento, nas mais diversas formas previstas pela editora Crime Records, tem sido adiado devido... à pandemia. Assuntos para conversar com o guitarrista e vocalista norueguês.

 

Olá, Marius, obrigado pela oportunidade e parabéns pelo teu novo álbum... Esta é a conclusão da trilogia, certo? Há surpresas neste final?

Obrigado! Sim, este é o último capítulo da trilogia. Talvez em algum momento no futuro eu revisite o universo que criei e conte mais histórias!

 

Quando começaste a trabalhar nesta terceira parte? Em algum momento sentiste que não serias capaz de levar esta incrível aventura até um bom final?

Comecei a trabalhar na Parte 3 em fevereiro de 2020. Um mês depois chegou o confinamento e eu estava cheio de uma quantidade incrível de criatividade e tempo. Assim, usei todo o tempo que pude encontrar para criar o melhor álbum que poderia fazer. Eu tinha a história e a direção da música na minha cabeça desde a Parte 1, mas a única música que tinha dos velhos tempos era March Into The Storm, que o meu irmão tinha escrito em 2009. Reescrevi-a com novas letras e adicionei algumas coisas na música. Sempre achei que poderia dar um bom final, mas também foi muito difícil, porque fiquei muito feliz com a maneira como consegui tornar a Parte 2 melhor do que a Parte 1. E, de alguma forma, acho que consegui tornar a Parte 3 melhor do que a Parte 2. Portanto, estou feliz!

 

Podes descrever sucintamente o que acontece neste novo capítulo?

Na Parte 2, eles pegaram um dos sete artefactos antigos. Estas são armas mágicas e relíquias que precisam estar juntas para poder derrotar o Lorde das Trevas na batalha final. A parte 3 trata da procura dos restantes seis artefactos e lutar contra exércitos do mal em todo o mundo.

 

É também um projeto magnífico - como conseguiste trabalhar com tamanha diversidade de convidados?

Obrigado! Comecei a fazer networking com outros músicos quando tinha 15 anos e é algo que, desde essa altura, tenho feito todos os dias graças às redes sociais. As canções são muito diversas, o que requer diversas vozes e instrumentistas também.

 

E foi fácil ter todos eles a colaborarem contigo?

Alguns são mais acessíveis do que outros, é claro. As maiores estrelas que não usam as redes sociais são as mais difíceis. Porque aí precisas convencer um agente sobre o projeto antes mesmo que o artista ouça uma nota.

 

Existe algum músico ou vocalista que gostasses de ter nos teus álbuns épicos que ainda não tenha sido possível?

Eu tenho o sonho de um dia trabalhar com Bruce Dickinson e Tobias Sammet. Até agora não foi possível. Eu até conheci Bruce Dickinson pessoalmente duas vezes e uma das vezes perguntei-lhe. Ele disse que na altura não estava a fazer metal operas (risos)! Tobias Sammet também é uma pessoa muito ocupada, mas espero que um dia tenha tempo para fazer uma música comigo.

 

Para além de todos os convidados, o cerne da criação e da instrumentação está baseado apenas em ti e no teu irmão, certo?

O meu irmão e eu trabalhamos muito próximos e as músicas estão 100% completas quando se trata de arranjos e melodias vocais, etc., antes de enviar para os convidados. Eu deixo os convidados dos solos de guitarra fazerem o que fazem melhor. Eu não dou nenhuma orientação, além de ficar dentro dos acordes (risos). O baixo e a bateria também podem lá colocar as suas assinaturas, mas também permanecendo fiéis às minhas ideias das demos. E os vocalistas estão 99,9% do tempo vinculados ao guia vocal que lhes enviei.

 

Li algures que a primeira música desta jornada épica foi escrita quando tinhas 17 anos! Essa música está na primeira parte? Como encaras isso agora e analisas o caminho que percorreste?

Uma das primeiras músicas que escrevi foi chamada The Legend Of Valley Doom. Ela evoluiu ao longo dos anos. Adicionei mais partes e reescrevi as letras na demo de 2009 e o meu irmão adicionou o refrão para a versão final que saiu do álbum em 2015.

 

O lançamento em vinil foi adiado devido à situação de pandemia. Quando podem os fãs ter acesso a ele?

A última notícia que tive foi junho, portanto espero que cheguem aqui em breve. Estou ansioso para ouvir todos os três em vinil e ter uma maratona de Legend Of Valley Doom.

 

Qual é o ponto de situação dos vossos outros projetos, Eunomia e Darkest Sins?

O segundo álbum do projeto do meu irmão Eunomia está a caminho e, na minha opinião, é um grande passo. Tenho a honra de o misturar e masterizar, por isso estou ansioso por isso. Também fiz guitarras rítmicas e alguns solos de guitarra. À data destas respostas, só falta gravar um vocalista e acho que ele gravará neste fim de semana. A bateria será gravada em meados de junho. Quanto a Darkest Sins, temos algumas músicas que estão prontas para serem gravadas. Mas, como uso toda a banda no meu projeto Legend Of Valley Doom, tanto em estúdio quanto ao vivo, ultimamente concentramo-nos nisso. Mas espero que possamos fazer outro álbum em breve.

 

Mais uma vez, obrigado, Marius, foi uma honra fazer esta entrevista. Queres deixar alguma mensagem para os teus fãs ou acrescentar mais alguma coisa?

Por favor, inscrevam-se no meu canal de YouTube e procurem-me em todas as redes sociais. Muitas coisas fixes virão no futuro.



Comentários