Entrevista: Kens Dojo

 


Ken Ingwersen é um artista que não para. Mas o mundo parou e os projetos previstos para os Wonderworld ficaram suspensos. Com todo o tempo do mundo pela frente a solução foi fazer renascer o seu projeto que há 11 anos tinha lançado Reincarnation: os Kens Dojo. O norueguês assumiu a grande maioria do instrumental, mas chamou um teclista, três bateristas e oito vocalistas que se dividem pelas 10 faixas que compõem o novo e excitante The Future Looks Bright. Fomos falar com o guitarrista sobre este lançamento e muito mais...

 

Olá, Ken, como estás? Muito tempo se passou desde a última vez que falamos, na altura a respeito dos lançamentos dos Wonderwold. O que tens feito durante este período?

Olá! Sim, já faz algum tempo! Depois do terceiro álbum com os Wonderworld fizemos vários espetáculos e também fizemos espetáculos com Ken Hensley. O plano era escrever e lançar um novo álbum em 2020, mas obviamente a pandemia acabou com isso. Assim, voltei ao projeto Kens Dojo e decidi que era uma boa oportunidade de fazer outro álbum.

 

Agora estás de volta com este projeto e um novo álbum, mas, antes de mais, como estão as coisas nos Wonderworld? A banda ainda está ativa?

Sim, a banda ainda está ativa! No entanto, como vivemos em países separados, não nos encontramos... desde o último espetáculo que fizemos com Ken Hensley em Jacarta em dezembro de 2019. Depois de Ken ter, infelizmente, falecido no ano passado, estivemos a trabalhar num álbum tributo a ele e a todos os anos em que tocamos juntos. Portanto, provavelmente haverá um novo álbum dos Wonderworld este ano. Já gravamos a maior parte do material.

 

Nos Wonderworld eras um dos principais compositores. O que diferencia Kens Dojo de Wonderworld a este nível?

Bem, isso não é totalmente verdade. Wonderworld é muito mais uma colaboração entre Roberto e eu. Obviamente, também o Tom contribui, mas quanto a compor as músicas, somos Rob e eu. No caso de Kens Dojo, sou principalmente eu a criar as letras e música, com algumas exceções. Portanto, é um processo diferente. Demoro um pouco mais para fazer tudo sozinho, porque não tenho um parceiro de treino. Por outro lado, posso mudar e adaptar a música com mais liberdade até conseguir o que procuro. Portanto, é bom e mau. Mas principalmente Wonderworld é muito mais um esforço da banda, Kens Dojo é puramente um projeto a solo!

 

Podemos dizer que Kens Dojo é um projeto mais pessoal?

Exatamente. 100% um álbum a solo! Poderia ter chamado apenas Ken Ingwersen, mas decidi continuar o álbum que fiz em 2010 sob o nome de Kens Dojo. Naquela altura eu gostava muito de artes marciais, por isso o nome foi inspirado nisso, mas é principalmente uma outra maneira de dizer Kens Playground. Um lugar onde posso me divertir.

 

O álbum intitula-se The Future Looks Bright, mas a capa não mostra um futuro brilhante. Que mensagem estás a tentar enviar com este álbum?

Bem, a capa pode ser interpretada de várias maneiras. Como uma visão negativa do futuro, ou uma visão dos jovens de hoje, que vivem num mundo virtual sem captar o que está a acontecer. Ou pode ser sarcasmo: o futuro parece brilhante (mas parece mesmo?). Portanto, deixo para o ouvinte/espetador interpretá-lo. No entanto, o álbum foi lançado em junho de 2021, após mais de um ano de isolamento e confinamento depois da pandemia. Portanto, é/foi um período um pouco mais otimista, onde as vacinas passaram a atingir números elevados na população e os números de casos e óbitos foram diminuindo. Esperançosamente, só vai melhorar a partir daqui, mas são tempos incertos.

 

Apesar de seres um guitarrista e um compositor, não focaste este álbum na guitarra. Em algum momento sentiste essa tendência?

Verdadeiro. Eu sou um fã de músicas adequadas com grandes cantores. Eu gosto de música instrumental ocasional, mas como um álbum completo, nunca funcionaria para mim. Fico entediado com álbuns desse tipo. Se nem eu me gosto de ouvir, como posso esperar que os outros escutem as minhas merdas! Não, mas falando sério, eu gosto da variedade de alguns instrumentais, cantores diferentes, moods e estilos diferentes.

 

E tens bastantes convidados nos vocais. Podes apresentá-los? Como se processou a escolha?

Certo! Åge Sten Nilsen é um companheiro norueguês com quem tenho o prazer de tocar há anos. Provavelmente ele é mais conhecido por Wig Wag ou Ammunition para os não noruegueses. Chesney Hawkes juntou-se a mim para uma música neste álbum, bem como no primeiro álbum. Um cantor e compositor incrível, com quem trabalhei em várias ocasiões. Truls Haugen é na verdade o baterista dos Circus Maximus, mas ele é um péssimo multi-instrumentista e um ótimo cantor. Ele anda a pedir-me há anos para fazer os vocais numa música quando eu estivesse pronto para fazer outro álbum. Por isso escrevi essa música com ele em mente. Tenho Andrew Freeman dos Last In Line, Offspring, Lynch Mob a cantar numa música. Acho que ele tem uma voz incrível e já o tinha visto ao vivo em Oslo há alguns anos com os Last In Line. Tenho Scott Foster Harris dos LA Guns numa música e Rasmus Andersen dos Diamond Head está a fazer outra faixa. Há também alguns nomes menos conhecidos, como Brandon Baumann (Diamond Lane) e Ray van D (Stonebreaker) no álbum. Para todos os cantores, escrevi a música primeiro e só depois comecei a imaginar quem poderia fazer justiça à música. Assim, escolhi a dedo todos os elementos para as músicas específicas e todos eles forneceram o que eu precisava em termos de alcance e qualidades.

 

De qualquer forma, também tens duas músicas instrumentais. Podes contar-nos um pouco da tua inspiração para essas músicas?

Cuarentas Dias foi uma música que deu o pontapé inicial no disco. Quando a pandemia atingiu o mundo, descobri que tinha muito mais tempo disponível. Na altura andava pela floresta e selva, a tirar fotos e a pilotar um drone. Por isso decidi escrever uma música com uma “sensação de voar” para minhas aventuras com drones. O título da música significa 40 dias em espanhol e é a origem da palavra quarentena, que foi uma das palavras a que nos acostumamos em 2020. Basicamente vem da idade média, quando as pessoas vinham de navios para um novo porto, onde não tinham permissão para entrar em terra nos primeiros 40 dias. A música em si é inspirada e é uma espécie de tributo a Gary Moore, um dos maiores guitarristas de todos os tempos. O Longhaired Blues tem uma história diferente. Foi escrito há anos atrás, como uma dedicatória a um velho amigo meu que se suicidou. Naquela altura, acabei de a lançar no MySpace. Quando comecei a trabalhar em The Future Looks Bright, pensei nessa música, fui aos arquivos e comecei a trabalhar nisso. Achei que poderia usar a gravação antiga, mas acabei por gravar o solo da guitarra do zero. Achei que poderia fazer um trabalho melhor, desta vez.

 

No que diz respeito aos outros instrumentos, quem esteve contigo nas gravações?

Tenho alguns bateristas que uso no álbum. Sturla Nostvik fez 4 faixas, Bjorn Olav Lauvdal, meu colega da anterior banda Street Legal fez 3 faixas e o meu atual colega dos Wonderworld, Tom Arne Fossheim, fez a faixa-título. Nos dois instrumentais fiz a programação da bateria. Também tenho um amigo meu, Dag Selboskar (Da Vinci) a tocar teclados em Sun Goes Down. O resto sou eu. Todas as guitarras, baixo e os teclados restantes e muitos backing vocals.

 

The Future Looks Bright surge 11 anos após Reincarnation. Todas estas músicas são novas ou existem algumas músicas antigas?

A maioria das músicas foi escrita durante 2020. No meu disco rígido tinha algumas músicas mais antigas, como Longhaired Blues já anteriormente mencionada e também a música que escrevi com Chesney Hawkes. Há também uma música que eu não escrevi, que é uma faixa mais antiga.

 

I Wait For Nothing é a única música que não foi escrita por ti. Como aparece neste álbum?

Sim. É dessa faixa que estou a falar. Ela foi escrita pelos meus bons amigos, Svein Finneide e Jens Thoresen. Escreveram-na originalmente como uma música country-pop, e foi gravada em Nashville por uma nova estrela feminina, assinada com a BMG há uns anos atrás. Ela parecia um milhão de dólares e tinha uma ótima voz. Lembro que eles nos ligaram do estúdio a tocar a versão no telefone e parecia incrível. Estávamos absolutamente certos de que esse seria um grande sucesso! Na semana seguinte, a BMG ligou-nos a dizer que ela tinha sido retirada da editora. Nunca a lançaram e desde então nunca mais vi essa rapariga. Achei que era uma música muito boa para não chamar atenção, portanto decidi refazê-la, escrever um riff para ela, com um ritmo e mood diferente e lançar a minha própria versão.

 

E outras duas foram coescritas com os vocalistas. Qual foi o teu envolvimento nessas músicas?

Gone foi uma música que eu coescrevi com Chesney Hawkes há alguns anos atrás, quando escrevemos várias músicas juntos para a indústria pop. Chesney escreveu toda a letra desta música e uma grande parte da música no total. Acho que naquela altura percebemos que era muito escuro e depressivo chegar ao mercado pop. Mas nós sempre gostamos da música e encontrei um lar para ela neste álbum. Never Forget foi uma história diferente. Eu tinha a música, a melodia e alguma letra sem sentido que enviei para Andrew Freeman. E disse-lhe para fazer o que quisesse com ela. Ele gostou do meu guião vocal, manteve a melodia principal e parte da letra. Mesmo que não tivessem nenhum significado quando eu a “escrevi”, ele fez um trabalho brilhante ao transformá-la numa letra adequada!

 

Para além de Kens Dojo e Wonderworld, estás atualmente envolvido em mais algum projeto? Se sim, o que nos podes revelar?

Sim, estou envolvido num projeto chamado Zelbo, que deve ser lançado pela Frontiers ainda este ano. É uma coisa bastante diferente do que eu normalmente faço, mas gostei. Não escrevi nenhuma das músicas desse projeto, mas toco guitarra e baixo e produzi e misturei o álbum. O projeto é baseado em Dag Selboskar, o tecladista dos Da Vinci, e temos Sturla na bateria, que também fez várias faixas no meu álbum. E temos um cantor incrível chamado Frode Vassel para completar a banda. Foi muito divertido gravar, portanto fiquem atentos!

 

Mais uma vez, Ken, obrigado. Foi uma honra fazer esta entrevista. Queres deixar alguma mensagem para os teus fãs ou acrescentar algo mais a esta entrevista?

O mesmo para ti! Eu gostaria apenas de agradecer a todos que me contactaram e disseram que gostaram da música e apreciaram o álbum. Significa muito para mim obter feedback das pessoas, quando durante um ano moras numa caverna, a produzir música no teu próprio pequeno mundo. Isso mantém-me inspirado para continuar a lançar mais músicas no futuro, com certeza!

Comentários