Entrevista: The Wring


Don Dewulf é a mente criativa por trás dos The Wring, coletivo de grande capacidade criativa na sua construção de um progressivo intenso, exploratório e desafiador. Impossibilitado de construir a sua banda, partiu à procura de músicos profissionais que conseguissem pôr em disco as suas ideias musicais. Foi assim que surgiu The Wring2 – Project Cipher um disco que já lhe granjeou a assinatura com a WormHoleDeath Records de Itália. Fomos conversar com o guitarrista e compositor canadiano para conhecermos melhor este projeto.

 

Olá, Don, tudo bem?

Olá, Pedro, muito bom poder estar contigo. Tudo bem aqui no Canadá. Espero o mesmo contigo.

 

Em primeiro lugar, importas-te de apresentar os The Wring aos rockers/metalheads portugueses?

The Wring começou em 2015. É o meu projeto de hard rock. No início era uma banda e lançamos um álbum em 2017 (autointitulado). Fizemos alguns espetáculos e divertimo-nos um pouco, mas os elementos perderam o interesse. Eu queria gravar mais músicas, mas não consegui encontrar ninguém localmente que pudesse ou quisesse fazer isso. Consegui recrutar alguns músicos convidados muito famosos para gravar o nosso lançamento de 2021, Project Cipher. São 7 músicas com um instrumental que cobrem vários géneros do metal ao progressivo e ao hard rock. Até um pouco de jazz. As músicas têm menos de 5 minutos, mas estão muito preenchidas com partes interessantes. A seção rítmica é matadora e os vocais são suaves e perfeitos.

 

Quais são as bandas que mais te inspiraram?

Existem muitas. Sou um grande fã de música e principalmente de metal. A minha primeira grande influência foram os Rush. Hemispheres, Permanent Waves e Moving Pictures ainda são 3 dos meus álbuns favoritos. Eu diria que a minha próxima grande influência foram os três primeiros discos do Megadeth. Rust In Peace também foi incrível, mas prefiro a crueza dos discos anteriores. Depois disso, surgiu a minha maior influência, os Opeth. Eles combinaram tantos estilos e abordagens que me permitiu ver o que era possível. O meu disco favorito é Blackwater Park, mas o novo, In Cauda Venenum, é incrível. Também sou um grande fã dos Tool. Podes ouvir Lateralus 1.000 vezes e ainda consegues ouvir algo diferente de cada vez.

 

O teu novo álbum foi lançado recentemente. O que nos podes dizer a este respeito?

Quando o novo álbum, Project Cipher, foi concluído, acreditei que tinha algo especial. As músicas são boas e as performances são excelentes. Tinha vontade de divulgar o álbum para o mundo. Contratei a AsherMedia para ajudar e Jon fez um trabalho incrível. Nunca teria imaginado que faria uma entrevista para uma publicação portuguesa!! É uma grande honra receber essas palavras gentis de todo o mundo. Devo também mencionar que recentemente assinei um contrato com a Wormholedeath Records da Itália. Eles adoraram o disco e acreditam que podem obter algum sucesso global com a sua distribuição. Muito excitante!

 

Entre o álbum anterior e este novo, passaram quatro anos. O que aconteceu?

Depois do primeiro disco, passamos um ano e meio em concertos. Nunca fizemos uma tournée, mas conseguimos alguns ótimos slots de abertura com Anvil, Diamond Head e Dead Daisies, entre outros. Depois disso, eu estava pronto para trabalhar no próximo álbum, mas a banda já não estava interessada. Passei mais ou menos um ano a trabalhar com alguns músicos locais para tentar reconstruir uma banda, mas ninguém entendeu a minha visão. Foi então que decidi utilizar músicos profissionais. A gravação e mistura/masterização levaram 10 meses ou mais e aqui estamos nós!!

 

Project Cipher é um álbum progressivo muito intenso. Como foi o processo criativo? Usaste a improvisação com frequência?

É engraçado que digas isso e eu considero isso um grande elogio. Alguns reviewers acham que não é "progressivo" o suficiente! Eu escrevi tudo para este álbum, exceto as letras de uma música. O meu processo é muito meticuloso. Todos os dias me sento com a minha guitarra e toco riffs que invento naquele momento. Se ouço algo que é bom, escrevo e altero o tempo e as notas para o tornar melhor. Depois, construo uma música em torno disso. Estou muito consciente das principais mudanças e mudanças de tempo e tento tornar cada momento interessante. Sem pontos mortos. Não deixo os riffs durarem muito e nada é improvisado. A maioria das partes da guitarra é feita pelo menos 4 vezes, às vezes mais, quando adiciono uma guitarra limpa para acentuar certas partes. Adoro o processo.

 

Este é, também, um álbum com uma diversidade incrível. Onde encontraste a inspiração para criar uma obra tão magnífica?

Obrigado, aprecio isso. Diversidade é o que estou constantemente a tentar criar. Não é um acidente. Se eu tiver um riff muito pesado na secção principal, quero um refrão mais jazz ou coros com um som maior e vice-versa. Eu gosto que as secções de pré-refrão e bridge se destaquem de uma maneira interessante. Tenho alguns livros de teoria do jazz que são uma fonte infinita de inspiração para ideias e mudanças melódicas interessantes. Eu quero que as minhas músicas soem como ninguém.

 

Importas-te de apresentar os músicos que participam no disco e de que forma a sua colaboração se tornou possível?

Uma vez que o formato de banda The Wring se dissolveu e não pude ressuscitá-lo localmente, o meu amigo e baixista, Jason Henrie, sugeriu que eu olhasse para o mundo. E apresentou-me a Thomas Lang! Enviei a Thomas as minhas novas demos e ele ficou animado para tocar bateria neste novo álbum. Nem pude acreditar! Muito bom! Depois perguntei-lhe se poderia recomendar um cantor e ele colocou-me em contato com Marc Bonilla. A mesma resposta: Marc gostou das músicas e acho que fez um trabalho incrível! Jason deveria tocar baixo em todas as faixas, mas compromissos pessoais impediram que isso acontecesse. Assim, pôs-me em contacto com Bryan Beller. Bryan foi incrível. A sua forma de tocar é incrível, mas também a sua camaradagem e conselhos. E mesmo que ele não seja "famoso", Jason Henrie é um baixista de classe mundial. Ouçam as suas partes em Cipher ou Dose, são incríveis. Jason Sadites também fez um excelente solo convidado em Dissension. Todas estas pessoas são fantásticas e foi uma honra tocar com eles.

 

Quais são os teus principais objetivos que gostarias de cumprir quando esta pandemia acabar?

Adoraria ter uma banda novamente e tocar estas músicas ao vivo. Acho que eles se irão adaptar muito bem. Também estou quase a terminar de escrever outro álbum. As demos estão cerca de 90% prontas e só tenho que decidir quem/como irei gravá-las. Dependendo de como o Project Cipher for recebido, a Wormholedeath pode ter algum interesse em se envolver noutro registo. Acho que o novo material é muito forte, vamos ver o que acontece!

 

Obrigado, Don, mais uma vez! Foi uma honra fazer esta entrevista. Queres deixar alguma mensagem para os teus fãs?

A honra é toda minha! A música só é boa se puder trazer alguma felicidade aos ouvintes. The Wring não é realmente metal, não é realmente progressivo, não é realmente rock clássico, definitivamente não é jazz; mas tem todas essas coisas lá dentro. Estou muito feliz que tantas pessoas estejam a entender e a gostar do que estou a tentar fazer. Os fãs deste tipo de música são os melhores!! Obrigado!!



Comentários