Entrevista: Gerald Gradwohl Group


Baixo, bateria, guitarra e saxofone. É esta a estrutura do projeto austríaco Gerald Gradwohl Group, liderado pelo guitarrista e professor Gerald Gradwohl (músico que chegou a trabalhar com os Tangerine Dream) que volta a mostrar uma fantástica abordagem ao seu jazz rock de fusão no sexto álbum da carreira, Episode 6. Este é um disco com uma genuína vibe live, ou não fosse ele gravado ao vivo em estúdio e cujo lançamento acabou por ser acelerado pela pandemia, como nos confirmou o guitarrista austríaco.

 

Olá, Gerald. Obrigado por esta oportunidade. Em abril lançaste o teu 6º álbum, Episode 6. O que nos podes dizer a respeito deste novo trabalho?

Olá e obrigado pelo convite! O meu plano original era gravar o novo álbum em 2021, mas como a Covid fechou tudo, mudei os meus planos, terminei as músicas inacabadas que tinha e gravei no verão de 2020. É o resultado da colaboração de longa data com os meus colegas músicos Harry, Thomas e Jojo. Somos uma banda e não apenas um projeto - acho que se pode ouvir isso no álbum.

 

Para este álbum manténs a mesma banda que gravou o Raw em 2016. Como isso influenciou a homogeneidade das criações e a criatividade interna?

Como disse antes, somos uma banda e fizemos muitos espetáculos nos últimos anos, portanto pude compor e arranjar as músicas com isso em mente, o que obviamente afeta a escrita de uma forma positiva. Todas as músicas foram compostas durante um período em que fizemos espetáculos regulares.

 

O que causou este longo hiato - 5 anos - entre esses dois álbuns?

Normalmente eu tenho um intervalo de cerca de 3 anos entre os álbuns - não sei exatamente qual é o motivo, mas acho que é porque penso sempre sobre o sentido de fazer outro álbum em tempos de streaming, Spotify e todas essas coisas de streaming. É difícil financiar uma gravação quando não tens rendimento suficiente com a venda de CDs. Antigamente era possível ganhar dinheiro suficiente com um álbum para financiar o próximo, mas receio que agora isso tenha acabado!

 

No entanto, durante esse tempo, estiveste sempre ativo. O que fizeste exatamente?

Toco em vários projetos e dou aulas numa universidade na Áustria, o que torna a vida como músico muito mais fácil e eu gosto de ensinar. Além disso, faço parte da Dancing Stars Orchestra que é a banda/orquestra do programa de TV ao vivo Dancing Stars - este é um trabalho de cerca de 2 meses todos os anos. E toco em projetos diferentes com cantores ou submeto os amigos em seus projetos, o que às vezes é bastante desafiante, pois não tens muito tempo para preparar as coisas.

 

De que forma este álbum mostra a vossa evolução enquanto banda?

Não é fácil definir, mas faço discos há anos e este parece ter um certo fluxo embora os estilos variem muito - tocamos jazz, rock, funk e tudo o mais... mas são sempre quatro elementos a curtir a música juntos e acho que vocês podem sentir isso.

 

Disseste que o objetivo deste álbum era capturar o som ao vivo. Achas que esse objetivo foi alcançado?

Sim, absolutamente - é assim que soamos num espetáculo! Embora eu tenha feito alguns pequenos overdubs em casa (na guitarra, por exemplo), isso é o que tu ganhas quando vem a um espetáculo.

 

Portanto, este álbum foi gravado ao vivo em estúdio?

Sim - apenas alguns overdubs de guitarra em casa em 2 faixas e alguns sons, por exemplo. Coisas que não eram tão importantes para fazer enquanto se toca ao vivo no estúdio.

 

Vários nomes foram usados ​​para classificar a tua música. Mas, nas tuas próprias palavras, como a classificarias?

Oh, meu Deus - eu tenho tantas influências que afetam a minha forma de tocar e escrever, mas eu chamaria a música de Jazzrock com influências Funk, o que a define muito bem. Tocamos música com mudanças (acordes) principalmente com um som de rock e ampliamos as melodias como músicos de Jazz ou Funk. Portanto, como vês, não é fácil de descrever. Talvez a palavra perfeita seja Fusion, que significa uma mistura de estilos diferentes, mas como isso é frequentemente confundido com o jazz comercial de "elevador" que podes ouvir em grandes shoppings/lojas, eu não o uso!

 

E quanto aos Tangerine Dream? Ainda estás a cooperar com eles?

Não. Edgar Froese morreu em 2015 e não tenho ligação com a formação atual.

 

Que planos tens em mente para promover este álbum (se a situação pandémica o permitir, é claro)?

Foi é tão difícil! Eu tive que mudar os meus espetáculos de apresentação 2 vezes, o que é mau. Temos alguns espetáculos na Áustria no outono de 21 e espero que possamos fazê-los. Planeio sempre fazer mais espetáculos na Europa, mas como todos os músicos de jazz vivos estarão em tournée em 2022, acho que não será fácil conseguir espetáculos...

 

Obrigado, Gerald, mais uma vez. Gostaria de deixar alguma mensagem para os teus fãs ou acrescentar algo mais?

Obrigado pela entrevista! Se possível, comprem os discos (Episode 6 também está disponível em vinil) - esta é a única forma de os amantes da música apoiarem os artistas. Eu sei que o streaming é uma coisa muito agradável, mas NÃO traz nenhuma receita digna. E, por favor, vão aos concertos - é aí que está a verdadeira música! Obrigado e cumprimentos.



Comentários