Entrevista: Lee Aaron


Liguem os rádios e estejam disponíveis para ouvir as melhores malhas de rock! Foi esta a proposta que a multiplatinada Lee Aaron escolheu para o seu 13º álbum de originais. Longe de qualquer supersticiosismo, a canadiana (e a sua banda, naturalmente) cometeu a proeza de construir este disco em apenas... um fim-de-semana! Dois dias de trabalho, de dedicação e de muito rock ‘n’ roll. O resultado é Radio On!, temática principal da nossa conversa com a Lee Aaron.

 

Olá, Lee! Este é o teu 13º álbum. Em primeiro lugar, o que podem os fãs esperar de Radio On!?

Radio On! é um disco de puro rock'n'roll com muitas mensagens positivas. O nosso único objectivo a trabalhar nas músicas foi divertirmo-nos e lembrar todas as ótimas músicas que nos influenciaram na adolescência e também, manter o processo de composição rápido para que não pensássemos demais nas coisas. O álbum leva-te numa viagem sonora de músicas que são graves e sujas a músicas que são mais introspetivas.

 

Este pode ser considerado um álbum representativo da tua carreira?

O álbum é uma representação de onde estou agora na minha carreira. Eu nunca olho para trás, estou sempre ansiosa, nunca tento capturar a 'mágica' de outro álbum ou época da minha carreira. Sinto que agora estou a escrever algumas das minhas melhores músicas e acho que Radio On! abraça influências (rock, blues, pop) que informam muitas partes da minha viagem musical ao longo dos anos, mas o resultado final ainda é um álbum de rock!

 

Estas são as músicas que devemos ouvir quando ligamos o rádio?

(Risos)! Sim! Radio On! é um lembrete de como as grandes estações de rock voltadas para álbuns costumavam ser, especialmente na América do Norte.

 

Radio On! foi escrito em apenas um fim-de-semana. Por que tomaram essa decisão?

Nós escrevemos os 2 álbuns de estúdio anteriores de Lee Aaron enviando arquivos para frente e para trás, mas neste processo algo se perde (para mim). Todos na banda são compositores e arranjadores experientes, portanto tive essa ideia maluca de nos reunirmos na mesma sala, trazer as nossas melhores ideias e ver que tipo de mágica poderia acontecer. E MUITA mágica espontânea aconteceu naquele fim-de-semana, e, ao invés de escrever algumas músicas, escrevemos um álbum inteiro de material. Isso também levou a banda, como uma unidade, a um novo nível de confiança e apreciação pelos talentos uns dos outros.

 

E como foi o processo de gravação? A pandemia atrasou alguma coisa?

Começamos a gravar as faixas básicas no After Life Studio em Vancouver em meados de março de 2020 - a semana em que a Covid explodiu na comunicação social em todo o mundo. O estúdio fechou após 3 dias de gravação. Foram 3 dias loucos tentando acertar todas os detalhes das pistas, o que conseguimos! Depois disso, todos nós nos colocamos na mesma plataforma de gravação - LOGIC Pro X - e terminamos as faixas em casa. Na realidade não tínhamos escolha. De uma forma estranha, foi uma bênção porque fez melhorar as minhas capacidades de edição e engenharia e também nos permitiu gravar um álbum de Natal (o álbum Almost Christmas que será lançado pela MetalVille neste Natal de 2021).

 

A respeito dos temas líricos o que assuntos são tratados neste álbum?

As letras variam de canções ao estilo "canções de amor" a observações políticas sobre o mundo. Um dos desafios que encontro à medida que estou a crescer e me torno uma artista mais madura é: "Como devo fazer para escrever músicas que não parecem estar a fingir ter 20 anos?" (Risos). A música Cmon é sobre uma segunda oportunidade num relacionamento e todos os sentimentos assustadores e emocionantes que vêm com isso. Devil’s Gold trata da superficialidade da cultura de consumo. Soul Breaker é sobre um indivíduo que é implacável e pisará em qualquer pessoa no caminho para seguir em frente. Há uma variedade de temas no álbum.

 

Se tivesses que avaliar todos os teus álbuns, em que posição colocarias Radio On!?

Sinto sempre que o meu trabalho mais recente é o melhor, portanto classificá-lo-ia no # 1!

 

Este álbum foi misturado por Mike Fraser. Ele foi capaz de capturar o som de Lee Aaron?

Com certeza!! Mike é bem conhecido pelo seu trabalho com os AC/DC, mas o que adoro nele é que faz o que é melhor para cada artista com quem trabalha. Ele não faz todos os discos que mistura soarem iguais. Ele consegue aqueles sons incríveis de guitarra quentes e gordos e tons vocais naturais, mas ele faz o que é apropriado para a música e artista. Adoro o que ele fez com o Radio On!. Efetivamente capturou a nossa energia 'ao vivo' e fez o álbum soar moderno sem soar com efeitos

 

Tens agora 40 anos de carreira. O que os fãs ainda podem esperar de ti?

Agora estou a passar por uma fase muito criativa. Parei de gravar e escrever durante 12 anos para criar os meus filhos e quando voltei em 2016 senti-me com muita energia para continuar a fazer discos de rock and roll. Tive todas essas ideias que permaneceram adormecidas por mais de uma década. Acabei de gravar 14 novas faixas para outro álbum de estúdio, além de estar a escrever um livro e a planear outra Ultimate Lee Aaron Collection, que refletirá o melhor dos meus primeiros anos na Attic Records e o meu trabalho de 2016 até agora. Portanto… muito trabalho!

 

Ao longo da tua carreira, recebeste muitos prémios. Qual ou quais consideras como o(s) mais importante(s)?

Essa é uma pergunta difícil. Em 2016, recebi o Arts Walk of Fame Award na minha cidade natal, perto de Toronto. É como o Hollywood Walk Of Fame do Canadá - com uma 'estrela' no passeio  - e comemora a minha contribuição para a indústria musical canadiana. Os outros que prezo são os 3 Toronto Music Awards de 'Melhor Vocalista Feminina'. Eles são escolhidos por voto do público (não um comité), por isso são significativos, porque fui escolhida pelos fãs.

 

O que acha que ainda precisas alcançar antes do final da tua carreira?

Gostaria de terminar o meu livro. É sobre as minhas aventuras rock'n'roll ao longo dos anos - algumas coisas incríveis, algumas coisas de partir o coração - e muito sobre a minha infância e as circunstâncias que me motivaram a ser uma cantora e compositora e a escolher o campo do hard rock. Acho que essas coisas são tão interessantes quanto a própria música.

 

Obrigado, Lee, foi uma honra fazer esta entrevista. Queres enviar alguma mensagem para os teus fãs portugueses?

Nunca me apresentei em Portugal e adoraria ir um dia!!! Espero ver-vos em breve!!!



Comentários