Entrevista: Sonny Vincent



Nome histórico do punk rock, Sonny Vincent tem-se desdobrado em lançamentos com os mais diversos projetos e com a colaboração dos mais diversos atores. Ainda recentemente, num coletivo 50% nacional, lançava Caveman Logic com os The Limit e já publica Snake Pit Therapy. Um disco que, mais uma vez, tem uma percentagem lusa (João Pedro Ventura toca bateria num tema, Paulo Vieira fez um solo de guitarra noutro e houve partes gravadas em estúdios nacionais) e do qual o ex-Testors fala de forma entusiasta.

 

Olá, Sonny, tudo bem desde a última vez que conversamos? Agora estás a promover o teu novo álbum a solo. Snake Pit Therapy está agendado para setembro via Svart Records e agora tens uma banda totalmente diferente. Quem está contigo nesta nova aventura?

Olá, Pedro, prazer em falar contigo novamente! Eu estou bem. É frustrante lidar com a pandemia e as restrições de viagens, mas continuamos a lutar. Sim, eu tenho um novo álbum a sair em setembro: Snake Pit Therapy. A ilustre formação deste álbum sou eu próprio na voz e guitarra e vou listar aqui algumas informações sobre os músicos:

Paul Blaccard - Corpse Grinders - bateria em 90% das canções (os Corpse Grinders foram uma banda dos anos 70 de Nova York com Arthur Kane dos The New York Dolls)

Jimmy Recca - The Stooges - baixo na música Japan Mofo

João Pedro Ventura - Dawnrider - bateria em Japan Mofo

Alex Schwers - Slime - bateria em The End Of Light e Higher Than Charlie (Alex é da principal banda punk alemã Slime (triplo status de platina))

Bobby Bretton - bateria em The Rain Is Black Again

Jamie Garner - Leatherwoods - baixo e guitarra aqui e ali no álbum

Tim Shapland - baixo e guitarra em The End Of Light e Higher Than Charlie

Paulo Viera - solo de guitarra em Another Land

Jack De Angelo - baixo em 90% das canções (Jack é um CBGB e ex-aluno de Max em Kansas City)

As bases das canções foram gravadas antes da pandemia em diferentes estúdios na Flórida, Alemanha e Portugal. Além de produzir este álbum, escrevi a música e as letras. O álbum foi misturado e masterizado por Paulo Vieira (Paulo também trabalhou no álbum dos The Limit). Uma lista completa de créditos está impressa no álbum.

 

O que nos podes dizer sobre este novo álbum? Podemos dizer que é um disco típico de Sonny Vincent?

Este álbum tem uma sensação desesperadora, muita crueza e energia frequentemente encontradas nas minhas músicas, mas eu queria fazer algo em termos de alguns das temáticas das letras. Algumas músicas/letras do álbum têm um aspeto afirmativo, até mesmo "esperançoso". Mas, claro, em algumas faixas ainda aparecem sentimentos de angústia e descontentamento!

 

Mas também é diferente do teu lançamento mais recente com os The Limit. Qual foi a tua abordagem para a Snake Pit Therapy?

Sim, tens razão. Em muitos aspetos, é diferente do Caveman Logic. A minha abordagem em álbuns é entrar em mim mesmo e escrever músicas de acordo com o que estou a sentir. Na realidade não esboço nenhuma ideia em termos de direção ou estilo. Não faço planos concretos de antemão. Apenas gosto de viver dentro de cada música. Mas desta vez, como disse, tive a ideia de ter algum conteúdo esperançoso e afirmativo em algumas músicas. Geralmente, eu não planeio "abordagens" ou mapeio uma direção ou conceito. É por isso que, no meu catálogo, podes encontrar algumas músicas que soam como o ruído de uma lata vindo de um telefone antigo, indo muito rápido como uma serra circular a cortar aço. Mas ao seu lado, encontras uma balada muito bem produzida, exuberante e linda. Todos os dias são diferentes. Assim como as nossas experiências como pessoas. Às vezes, nós, como humanos, ficamos maravilhados e deslumbrados com as maravilhas e a beleza do mundo; outras vezes, vemos toda a feiura ao redor e desejamos que a humanidade simplesmente caísse num grande buraco! Portanto, como muitas pessoas, eu oscilo entre essas duas impressões e exploro entre elas.

 

Nos últimos anos lançaste álbuns com nomes diferentes (SV & Rocket From The Crypt; SV & Spite; SV & The Bad Reactions, Totally Fucked), mas também apenas como “Sonny Vincent”. Quais são as principais diferenças entre todos esses projetos?

Não sou uma pessoa muito metódica ou pedante. Para cada projeto, seja uma tournée ou um álbum, eu reúno um grupo de músicos e tenho a tarefa de trazer algo honesto. Às vezes, essa honestidade resulta num pontapé no cu, enquanto outras vezes embala profundamente na compaixão. Às vezes pode ser um pouco escuro, enquanto outras vezes envolve aspetos de alegria e diversão. Portanto, não há realmente uma grande diferença entre cada projeto em termos de como é feito, apenas a introdução de novas personalidades que têm uma influência orgânica profunda no destino final e na música. Ser um artista a solo deu-me muita liberdade e também a oportunidade de trabalhar com muitas pessoas diferentes.

 

Exclusivamente como Sonny Vincent, e corrige-me se estiver errado, o teu último álbum foi Cyanide Consomme em 2014? Existe alguma conexão estilística ou lírica entre esse álbum e este novo?

Cyanide Consomme não é realmente o meu último álbum, houve algumas coisas entre eles. Mas, em comparação com trabalhos como o que fiz alguns anos atrás, Snake Pit Therapy definitivamente reivindica a sua própria geografia. Eu já não estou num "grupo" genuíno desde os Testors (em meados dos anos 70) e depois Sonny Vincent And The Extreme (início dos anos 80). O meu último álbum antes de Snake Pit Therapy, não era material recém-gravado, foi um lançamento do meu material formativo de quando era jovem. Nunca imaginei que isso fosse lançado. Esse álbum foi lançado em 2020 e é chamado Diamond Distance & Liquid Fury - Sonny Vincent: Primitive 1969-76. Foi lançado pela Hozac Records. Tem as primeiras gravações das minhas bandas Fury, Distance e Testors. Esse álbum surpreendeu Bobby Liebling quando toquei para ele. Sentamo-nos numa estação de comboios em Portugal e toquei no meu telemóvel. Na minha juventude, eu era mais o que eles chamam de um rockeiro pesado ou um gajo do rock pesado, mas era a minha própria variação. Depois do álbum Cyanide Consomme, fiz um álbum de material totalmente novo, que também foi lançado em 2014 com Rat Scabies (The Damned), Glen Matlock (Sex Pistols) e Steve Mackay (The Stooges) chamado Spiteful. Fazer isso foi uma explosão num estúdio equipado com material vintage. Com Snake Pit Therapy eu estava ciente do facto de que há muito tempo que não fazia um álbum novo de verdade e estava numa expedição para produzir resultados!

 

Como foi o processo de escrita? Foi tudo responsabilidade tua ou os teus colegas de banda tiveram alguma contribuição

No passado escrevi composições colaborativas em três músicas. Uma, com Maureen Tucker (The Velvet Underground) chamada Me Myself And I, outra música com muitos anos atrás com Captain Sensible (The Damned) chamada Cinematic Suicide, que está no meu álbum Pure Filth, e uma música com John Reis (Speedo dos Rocket From The Crypt) no álbum Vintage Piss, chamada It's Not Your Fault. Mas, além dessas três músicas e do álbum Caveman Logic dos The Limit (que produzi com Bobby Liebling), eu escrevi e compus todas as músicas dos meus álbuns. Há muita satisfação em tocar com vários músicos ao longo dos anos. A personalidade e o caráter de cada músico contribuem enormemente para o resultado da música. Mas é diferente de uma "banda" definida.

 

Que vídeos já estão disponíveis para este álbum? Por que escolheste essas músicas em particular?

Houve dois avanços lançados no YouTube e várias outras plataformas - The End Of Light e Stick. Escolhi essas músicas para serem representadas em formato de vídeo na altura certa (embora Paul Blaccard tenha ajudado na primeira escolha)! Um cineasta de Hamburgo, Alemanha, chamado Alfred After, foi o criador de The End Of Light e eu o criador de Stick.

 

O que tens planeado para promover este álbum ao vivo?

Por agora, não há planos para espetáculos ao vivo. Antes da Covid, havia muitos planos, mas tudo isso foi adiado, por enquanto.

 

Obrigado, Sonny, mais uma vez. Queres enviar alguma mensagem para os teus fãs ou acrescentar algo mais a esta entrevista?

Quero reconhecer que as pessoas estão a passar por tempos difíceis em todo o mundo. Tenho muita empatia e preocupação em como isso é difícil e desafiador para todos. É tão difícil para as famílias, crianças em idade escolar, idosos, ou seja, para todos. Acho que os fortes devem continuar a apoiar os seus amigos e entes queridos, tentar ser criativos e trazer alívio e alegria para as outras pessoas que estão a passar por momentos difíceis. Os amantes da música podem contar com a comunicação global que a música oferece, reproduzam-na ALTO!



Comentários