Review: Quando Penso Em Ti Meu Fado (ZARA TEJO)


Álbum |
Quando Penso em Ti Meu Fado

Artista | Zara Tejo   

Edição | Independente

Lançamento | 10/setembro/2021

Origem | Portugal

Género | Cantautor, world music, soft jazz

Highlights | Quando Penso em Ti Meu Fado, Agora Canto e Sou Feliz, Cantarei, Tu Sabes Que é Amor, Meu Trigueiro Amor, Mãe-Terra

Para fãs de | Amélia Muge, Filipa Sousa, António Zambujo, Lena D’Água, Eugénia Melo e Castro

Apreciação

Será possível, num mesmo álbum, juntar fado, música tradicional alentejana, colorações tão distintas que vão de África à América do Sul, pinceladas de jazz e até um pouco de rock? Parece difícil, mas Zara Tejo parte para este seu quarto álbum com a criatividade em alta e nada parece parar a cantora alentejana. E ainda adiciona a componente pedagógica de defesa do ambiente! Um conjunto de convidados ajuda a engrandecer este disco, sendo que, se nos permitem, destacaremos o dueto com Ernesto Leite e as participações do grupo de Cante Planície Dourada bem como um coro de crianças. Quando Penso em Ti Meu Fado, longe do que o título deixa antever, não é um disco de fado. É um disco de canções que contam histórias. É um disco de uma viagem que tem diversos cenários e paisagens. É um disco com arranjos baseados no pormenor e no detalhe e onde as texturas de piano e os dedilhados acústicos transportam o ouvinte para um mundo de genuína emoção. [86%]

 

Tracklist

1 - Quando Penso em Ti Meu Fado

2 - Agora Canto e Sou Feliz

3 - Um Amor Que é Só Teu (com Ernesto Leite)

4 – Cantarei (com Planície Dourada (Cante Alentejano))

5 - Luz no Luar (com Miguel Vital)

6 – Destino

7 - Tu Sabes Que é Amor

8 - Dias Sem Tempo (com Frederico B.C.)

9 - Meu Trigueiro Amor (com Planície Dourada (Cante Alentejano))

10 - Sei Por Onde Vou

11 - Sigo o Coração

12 - Mãe-Terra

13 - Mãe-Terra (incidental)

 

Convidados

Miguel Vital - faixa 03

Ernesto Leite - faixa 05

Frederico B.C. - faixa 08

Grupo de Cante “Planície dourada” - faixas 4 e 9

Coro - faixas 12 e 13

Oriana Jurczyc Duarte

Sarah Caxias

Madalena Pinheiro

Afonso Pinheiro Martina Soto

Berta Montblanch

Matilde Mourato

Andressa Amparo

Comentários