Entrevista: Age Of Wolves


De repente, uma abertura com tudo que os Iron Maiden nos costumam oferecer, desperta a atenção. Mas, rapidamente, os Age Of Wolves mostram que esse é apenas um dos muitos nomes que influenciam a sua criação. O coletivo canadiano é uma criação de Al Yeti Bones, músico com uma experiência acumulada ao longo de 25 anos. Com quem tivemos uma longa e sincera conversa.

 

Olá, Al! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. Age Of Wolves é um projeto muito recente, portanto, para começar, podes apresentar a banda aos metalheads portugueses?

Olá, irmão, obrigado por dedicares o teu tempo, meu amigo! Eu aprecio muito e valorizo ​​a comunidade global de metal de todo o meu coração, por isso é sempre um prazer falar às pessoas do outro lado do mundo sobre todas as coisas da música e do metal. Isso ainda sopra a minha mente, sempre! Então, o novo projeto é chamado Age Of Wolves, é composto por 4 membros, incluindo eu, e nós formamos a banda pouco antes da pandemia global atacar sem ter ideia do que o futuro nos reservaria. Recebi um telefonema de um velho amigo que queria continuar a fazer música com outros dois colegas de banda dele de um grupo anterior em que eles faziam parte. Perguntou-me se eu teria interesse em tocar, e eu tinha. Compareci em alguns ensaios e começamos a encontrar o nosso ritmo, escrevemos várias músicas rapidamente e pudemos dizer que era um bom ajuste. É uma banda de hard rock afinada com muitos tons graves Sabbathianos.

 

Após 25 anos de carreira, por que decidiste começar uma nova banda? Com que intenções nasceu este projeto?

Eu acho que para mim, a minha outra banda Gypsy Chief Goliath funciona bem com uma estrutura específica. Somos todos de cidades diferentes e não ensaiamos com muita frequência. Por isso, continua muito fresco, novo e excitante sempre que nos encontramos, o que é cerca de uma vez por mês. Portanto, se tivermos um espetáculo agendado, tendemos a aumentar a quantidade de ensaios que temos para nos prepararmos ainda melhor. E os espetáculos são sempre muito bem recebidos, portanto colocamos o nosso tempo e esforço nisso. Todos nós temos esse respeito uns pelos outros. Mas, admito, quando os outros elementos dos Gypsy Chief Goliath saíam para se juntar a outras bandas, porque a música é a vida deles e querem ficar o mais ocupados possível, também decidi preencher um vazio na minha alma. Muitas vezes, algo está em falta na minha vida criativa e na altura em que entrei e formei os Age Of Wolves, percebi que um aumento na produção musical era uma terapia muito necessária para mim. Eu gosto de fazer parte de algo que se está a construir a partir do zero. Para mim, dá propósito e significado ao que estabelecemos. As intenções da formação da banda são provavelmente diferentes para todos. Para mim, pessoalmente, queria apenas manter-me ocupado e criativo. Criar algo realmente bom, dar um empurrão e ver o que acontece a seguir. Definitivamente, não houve verdadeiras intenções no início. Acho que, para mim, sempre foi apenas fazer um álbum incrível para o qual possas olhar para trás e ainda gostar dele daqui a 20 anos. Nós fizemos isso.

 

O que procuras nos Age Of Wolves que não encontraste nas tuas bandas anteriores?

Acho que o que encontrei em Age Of Wolves foi inesperado para ser honesto. Encontrei uma camaradagem que não sentia desde o colégio e quando estava a tocar em bandas pela primeira vez. A reunião semanal e a prática consistente com outras pessoas na sala tornaram-me um melhor comunicador e coescritor. Da forma que as coisas funcionavam antes, escrevia muito sozinho. Foi bom sentir-me parte de um grupo coletivo na mesma sala uns com os outros, a fazer músicas da qual todos somos partes iguais. Se um riff ou linha melódica não funcionar, alguém diz isso e nós trabalhamo-lo. Se alguém não gosta dos vocais, nós mencionamos e retrabalhamos, etc... etc... etc... Em relação aos Gypsy Chief Goliath, quando escrevemos uma música, geralmente é uma melodia muito grande, que acaba por funcionar ou não. Estamos sempre a descartar ideias e isso leva-me a projetos a solo onde eu apenas pego numa compilação de demos e não penso em nada, e apenas sigo o fluxo e deixo tudo sair naturalmente. E criativamente, nesse ponto, tento não forçar nada demais. Com Age Of Wolves, o padrão de como escrevemos é diferente e coletivo, o que significa que geralmente estamos todos na mesma sala, a trabalhar juntos e a desenvolver ideias em músicas. Como eu disse, isso foi muito diferente para mim. Não fazia isso há muito, muito tempo. Portanto, acho que poderás dizer, que o que eu encontrei em Age Of Wolves e não em bandas anteriores, foi estar em contato com o meu amor precoce de como era estar numa banda. Temos que fazer um documentário real sobre a criação da banda e é a continuação de uma pandemia e confinamento. Para mim, são memórias que estamos a criar. Não apenas música.

 

Que nomes ou movimentos mais vos influenciaram em Age Of Wolves?

Porque eu normalmente canto e toco guitarra, e em Age Of Wolves eu basicamente só toco guitarra, no que diz respeito aos movimentos, as minhas influências estão profundamente enraizadas no rock clássico e proto-metal dos anos 70, ao lado de alguns grooves e melodias de jazz e funk. Para mim, é Aerosmith, Thin Lizzy, Black Sabbath, The Meters, Soundgarden, material progressivo experimental que talvez nem sequer entre na psique da banda. Estas são simplesmente as minhas abordagens. Eu olho para um riff e depois simplifico-o. Retiro tudo de volta e vejo e o que realmente está a acontecer ali e penso na minha cabeça de que forma pode o ritmo balançar? Será para a frente ou para trás? Terá uma primeira batida móvel variável, onde cria um compasso fora do tempo na música, ou será apenas rock and roll direto? Se isso é comunicado ao baterista ou não, não importa, porque vai sempre mudar quando todos colocarem as mãos nele. A menos que tenhas escrito a música inteira sozinho, não há muito espaço para mudanças, exceto certas cores adicionais que são trazidas por todos os outros. As ideias transformam-se sempre no que deveriam ser, independentemente. Pego no riff simples e depois de dar uma ideia rítmica na minha mente, se vai ser uma batida de rock direto, começo a adicionar elementos ao riff, que criam uma passagem melódica de três guitarras. Riff principal, um riff de harmonia acompanhado, e depois uma segunda harmonia superior que acaba por se traduzir numa 3ª e 5ª harmonia. Normalmente tenho que fazer overdub porque não consigo fazer tudo sozinho num espetáculo ao vivo. Mas esses elementos da minha forma de tocar guitarra, pessoalmente, sempre estiveram lá, já que uso as minhas influências na manga. O resultado é um som Hard Rock muito reconhecível. Eu aprendi há muito tempo que o riff não precisa ser complicado para soar complicado ou não precisa ser difícil de tocar para que soe avançado. Podes fazer exatamente o que expliquei acima e algumas ideias realmente magistrais e épicas podem ser geradas a partir daí.

 

O que vos inspirou a colocar o nome Age Of Wolves na banda? Tem algum significado especial?

Na altura estávamos a passar por um milhão de nomes diferentes e Age Of Wolves sistematicamente aparecia. Gostei dele quando o mencionei pela primeira vez e também gostei quando o escrevi no papel em forma de logotipo. Mandei isso para o nosso cantor Mike, que é um artista visual e um grande letrista e eu sabia que ele viu o poder contundente do nome quando escrito. Desenvolveu-o e deu vida ao logotipo e o nome adquiriu um significado interessante durante um confinamento e uma pandemia global e mandatos governamentais e a cultura divisiva que aparentemente atingiu o topo da nossa sociedade. Parecia que todos os outros nomes nunca teriam um momento no tempo que parecesse tão adequado como Age of Wolves. Por isso, mantivemo-lo.

 

Como definirias Age Of Wolves, o álbum de estreia, nas tuas próprias palavras?

Eu defino-o como um álbum do qual sempre quis fazer parte, mas não seria capaz de alcançar com qualquer outro grupo de pessoas além daqueles desta banda. É um álbum de rock and roll de ponta a ponta, uma ótima escuta do começo ao fim. É também uma das primeiras vezes na minha carreira que me sinto confortável a tocar quase todo o álbum ao vivo. Muitas vezes, a natureza do processo de composição de uma música para mim não permite que todas as músicas sejam bem traduzidas ao vivo. Mas, definitivamente, estas músicas podem ser traduzidas. Escrevemos a maioria deles na mesma sala juntos. Provavelmente todos menos um.

 

O álbum inteiro e a banda foram criados durante os confinamentos, certo? Portanto, definitivamente a banda e este álbum são um filho da pandemia. Consideras que isso pode ter melhorado o vosso trabalho?

“Filho da Pandemia”. Adoro! Irei usá-lo em algum momento, se estiver tudo bem? Sinto-me muito desorientado pela forma como tudo foi bem tratado durante uma pandemia. Literalmente nós formamo-nos alguns meses antes de eles nos fecharem. Depois disso, continuamos a mover-nos ou simplesmente permitíamos que desaparecesse. Achei que poderíamos continuar a avançar com o entendimento de que faremos isso apenas para nos divertir e ver como tudo muda depois que os mandatos fossem suspensos e os regulamentos voltassem ao normal. Onde várias bandas se separaram, contratamos um cineasta chamado Syx Langemann e rodamos um documentário que consistia em entrevistas e uma performance ao vivo quando podíamos ter apenas 50 pessoas no clube. O documentário serviu de banda sonora para os tempos em que estávamos. Tudo estava a acontecer ao mesmo tempo e não estávamos a tentar fingir ser o que não éramos. Éramos uma banda que se formou bem no início da pandemia e sem saber o que o futuro traria. Eu certamente queria documentar cada passo do caminho, porque era tudo muito novo e o início de uma banda de rock e apenas pensei, se as pessoas soubessem o que é realmente necessário... Apenas estar numa banda, muito menos fazer isso a um nível mais alto como outras bandas que conhecemos. Quer dizer, se isso pudesse ser documentado de alguma forma, acho que as pessoas fariam uma avaliação definitiva do que fomos capazes de realizar, quando todo mundo se estava a separar ou a ficar doente ou a tornar-se cada vez mais deprimido e introvertido. Estávamos a fazer um documentário, escrevemos e gravamos um álbum e lançamos uma cassete ao vivo.

 

Como foi o processo de gravação em todas estas circunstâncias estranhas?

O processo de gravação foi simples, mas às vezes, um pouco doloroso. Yin e yang. Não entendi o que é bom sem o que é mau na minha experiência de vida. Tínhamos recursos suficientes para fazer demos de 4 músicas pouco antes da pandemia. Assim que o confinamento aconteceu, comecei a adicionar as minhas guitarras e harmonias nas músicas, que ganharam vida própria quando as ouvi de volta. Falei com os rapazes e perguntei se poderíamos misturá-las corretamente e eles concordaram. Enviei as primeiras 4 músicas, para um amigo meu cujos estudos de direito tinham sido interrompidos por causa da pandemia e ele é um engenheiro de som (que se transformou num advogado) que tinha um pouco de tempo livre e misturou o primeiro lote de músicas para nós. Nessa altura, o nosso baterista e baixista (Dwayne e Ray) foram para um estúdio quando as coisas ficaram um pouco mais relaxadas aqui e gravaram mais algumas músicas. E porque eu tenho uma configuração em casa na minha cave, eu pude fazer as minhas guitarras aqui. Foi um momento stressante, porque não sabíamos o que estava a acontecer ou se íamos refazer este disco, ou o que fosse... Na altura não havia sinal de futuro na indústria, parecia que ninguém estava a fazer registos durante a pandemia, portanto não tínhamos certeza ao que isso tudo levaria. Mas a música foi escrita e nós fomos capazes de entrar nos nossos ensaios e fazer jams de acordo, obedecer algumas diretrizes aqui e ali, quebrar algumas regras aqui e ali, e antes que tivéssemos percebido, tínhamos completado o nosso álbum de estreia. Olhando para trás, não gostaria de ter feito de outra forma, porque a experiência de ter passado por isso, eu sei que é algo que vai ficar comigo por toda a minha vida. Posso ter escrito e gravado muitos registos no passado e continuarei a fazê-lo no futuro. Posso não me lembrar mais de casos tão vividamente, mas este, dadas as circunstâncias de como foi alcançado, sempre me lembrarei.

 

Quando se dá esta ligação à Pitch Black Records?

Bem... A Pitch Black Records era o selo da minha outra banda Gypsy Chief Goliath, há quase dez anos atrás. Tive uma ótima relação de trabalho com eles. Eles foram os melhores connosco. Tivemos uma jornada incrível juntos. Apenas um ótimo relacionamento com a Pitch Black. Queríamos dar um tempo e quando perguntei aos membros daquela época o que eles queriam fazer no futuro, ou quais eram os seus objetivos para a banda, todos falaram. O que era um tanto incomum naquela altura. E o consenso era que todos queríamos lançar pelo menos um álbum em vinil. Quem sabe, talvez um dia os Gypsy Chief Goliath consigam relançar os álbuns anteriores em vinil, gravamos tudo em fita analógica naquela altura, portanto seria bom fazer algo como uma “comemoração dos 20 anos” quando esse momento chegar (risos). Nós estamos agora com cerca de 12 ou 13 anos de banda, portanto, dentro de alguns anos talvez Gypsy Chief Goliath lance uma caixa de vinil. De qualquer forma, o meu relacionamento com a Pitch Black Records floresceu numa amizade muito real com Phivos, o dono da Pitch Black. Nós mantivemos contacto por algum tempo e tocamos fundo aqui e ali, e literalmente conversamos sobre tudo mesmo não tendo nada a ver com música. Principalmente família. Quando os Age Of Wolves fizeram o álbum, não consegui pensar num motivo para não entrar em contacto com a Pitch Black Records e ver se havia interesse. Eles sabem que eu trabalho duro, sabem que sou um vigarista e um triturador, e desenvolvi um bom grupo de seguidores ao longo de 25 anos a fazer música e eu sempre acreditei que uma editora faz parceria com bandas porque é um negócio. E é trabalho. Existem ainda algumas bandas que se sentam num sofá e esperam pela oportunidade de uma editora os encontrar e assinar e os colocar na frente de um milhão de pessoas e comece a alimentá-los com dinheiro. Isso, meus amigos, é o maior monte de merda que vocês podem pensar, porque no final do dia estamos a entrar numa parceria com uma empresa que tem mais recursos do que vocês. E se podem ter uma grande ética de trabalho como banda e a música é boa, então geralmente há uma editora que gostaria de trabalhar com vocês. Não para vocês. Isso sempre foi uma parceria. E eu acho que Pitch Black respeitou isso de mim e a minha abordagem e eu sempre respeitei isso na sua abordagem. São profissionais que têm os melhores interesses em mente e é alguém com quem vocês desejam ser parceiros.

 

Muito obrigado, mais uma vez, Al. Projetos e ambições para o futuro? Podes contar-nos o que têm em mente?

Obrigado pelo convite! Realmente gostei disto. Age Of Wolves Documentary Lockdown 2020/2021 estará disponível para transmissão no Amazon Prime muito em breve. Estou a resolver os detalhes do lado do upload e pode ser difícil para alguém como eu, que bate na tela do computador como um macaco, quando a internet está lenta. Quanto a projetos em andamento para o futuro, Gypsy Chief Goliath, a minha outra banda ainda está a fazer música. Faremos um espetáculo live stream e talvez um outro espetáculo ao vivo em algum lugar em breve. Também vamos reservar um tempo para escrever e gravar um novo álbum. Em breve teremos um novo lançamento na Ripple Music através da sua Turn To Stone Series, que estará em vinil. E estamos a lançar uma música para uma compilação de Vinil CCR que também deve sair no Ano Novo. Eu tenho um livro que escrevi sobre a indústria da música e os erros que cometi ao longo dos anos em que me atrapalhei com este negócio, através dos olhos de um empresário de banda, um membro, uma força criativa e também a olhar para as coisas do outro lado. Agora que estou há anos longe dos desejos de busca, vejo o que o sucesso significa para todos nós. Posso dizer que ter a minha família é a maior alegria. Isso mantém-me dedicado, antes de mais nada, a ser grato todos os dias e feliz por passar o máximo de tempo possível com eles. Sou grato por todas as oportunidades que surgem no meu caminho e sempre estarei a fazer algo no futuro. Eu sou uma pessoa ocupada. Não há como negar isso. Obrigado, novamente pelo tempo e pela oportunidade meu amigo!


Comentários