Entrevista: Michael Kratz


É um nome estranho, TAFNATNO, mas tem uma explicação engraçada. E que pode se descoberta na entrevista que o músico dinamarquês, Michael Kratz, nos concedeu a propósito do lançamento deste seu mais recente registo. Um registo feito em pandemia, embora, nas palavras do músico, isso possa até ser vantajoso.

 

Olá, Michael! Obrigado por esta oportunidade! Novo álbum lançado - quais são os teus sentimentos neste momento?

Olá, Pedro! Apenas sentimentos felizes. Acho que TAFKATNO se tornou no que eu esperava e recebemos algumas boas críticas. Estou muito feliz.

 

O teu álbum de estúdio anterior, Live Your Life, foi lançado em 2018. Começaste imediatamente a trabalhar nestas novas músicas?

Sim, gravamos algumas músicas que chegaram ao TAFKATNO logo após o lançamento de Live Your Life. Tínhamos uma boa energia e queríamos acompanhar esse sentimento. O resto do álbum foi gravado no final de 2020.

 

O trabalho neste álbum foi feito apenas por ti ou Kasper Viinberg também colaborou?

Kasper e eu geralmente trabalhamos juntos e ele tem sido uma grande parte de todo o álbum. Gravamos quase 100 músicas juntos.

 

Naturalmente, em situação de pandemia, quanto menos envolvidos melhor, portanto não deve ter sido problema para ti…

Não tem sido um problema. É muito fácil compartilhar sessões e arquivos com qualquer pessoa em qualquer lugar. Acho que é ainda mais rápido trabalhar desta forma. Apenas não nos sentamos e conversamos todo o dia em estúdio quando todos estão a trabalhar em locais diferentes.

 

No entanto, tens alguns convidados no álbum. Podes apresentá-los?

Christian Warburg tem sido o meu braço direito durante anos no palco e em estúdio. Ele também está a tocar com Paul Young. Torben Lysholm, dos Pangea, tem sido o meu guru de masterização em muitos projetos, portanto achei boa ideia deixá-lo tocar no álbum. Ele acabou por tocar apenas numa música - How Can A Man. Simplesmente ficamos sem tempo. Ele será uma grande parte do próximo álbum. Bruce Gaitsch enviou-me algumas músicas há alguns anos e decidimos gravar algumas músicas juntos. Lançamos My Guitar em 2019. Uma música escrita por Gaitsch e Cormac Neeson. Para o TAFKATNO, tínhamos muitas ideias para músicas. Na verdade, estávamos a falar sobre fazer um álbum completo, mas a pandemia acabou com esse plano. Pelo menos por enquanto. Na verdade, não conheço Janey Clewer. Mas sei que é uma cantora fantástica e, claro, casada com Bruce Gaitsch. Ela fez alguns vocais incríveis em Let’s Do Something Good. E, claro, tive que perguntar aos meus amigos dos Mindfeels, se eles tocariam comigo na faixa de introdução. Eles fizeram, como sempre, um trabalho incrível.

 

O que procuras quando envias um convite para um determinado músico?

Frequentemente, temos uma ideia do que queremos nas faixas e às vezes posso ouvir um determinado músico que gostaria de adicionar à música. Às vezes, apenas para algumas partes de uma música, um solo etc. Geralmente eles dizem que sim para tocar.

 

O álbum tem um nome estranho. Qual é o significado e como aparece esse nome TAFKATNO?

Desde o lançamento de Live Your Life, que começamos a gravar outro álbum conhecido como o próximo. Portanto, quando o álbum ficou realmente pronto, já não era o próximo. Tornou-se no The Album Formerly Known As The Next One=TAFKATNO.

 

Também tens uma música com o estranho título de 10 Minutes (00: 37-00: 47). O que aconteceu exatamente nesses 10 minutos?

É uma música para os meus filhos. Eles nasceram às 00h37 e 00h47, então são os 10 minutos mais importantes da minha vida.

 

Nas tuas próprias palavras, como definirias TAFKATNO, especialmente em comparação com os teus lançamentos anteriores? Podemos dizer que é uma continuação natural do teu som?

Sim, acho que é uma continuação natural. Não procuramos um som específico. É assim que soa quando Kasper e eu estamos a criar música juntos. E, claro, varia dependendo de quem toca o quê nas músicas.

 

Obrigado, mais uma vez, Michael. Queres acrescentar mais alguma coisa ou enviar uma mensagem para os teus fãs?

Obrigado, Pedro e muito obrigado a todos que estão a ouvir as músicas.


Comentários