Entrevista: Tony Mitchell

Sem perder tempo Tony Mitchell regressa aos discos com Hot Endless Summer Nights. Um título eighties, uma capa igualmente influenciada por essa década dourada e uma sonoridade que também se inspira nela. De tal forma que este é o trabalho mais meticuloso do músico em termos de pesquisa. Fomos perceber de que forma foi feito o trabalho deste novo registo.

 

Olá, Tony! Como estás? Espero que tudo esteja bem contigo! É o caso para dizer que nunca paras de trabalhar e não perdes tempo. Cerca de um ano depois de Church Of A Restless Soul, novo álbum lançado, Hot Endless Summer Nights. Sabendo que para o anterior trabalho começaste com 28 músicas, das quais 13 foram incluídas no álbum, algumas das restantes estão agora neste novo álbum?

Olá, novamente Pedro meu amigo! Não, olhando para trás, para aquelas músicas eu fiz a escolha certa. As músicas não se encaixavam no fluxo de Church Of A Restless Soul e estavam fora do que eu estava a tentar alcançar com este. Elas estão seguras na caixa de unreleased & B-sides.

 

Portanto, quando começaste a trabalhar nesta coleção de canções? Logo após o lançamento de Church...?

Sim, assim que Church foi lançado, comecei a trabalhar. Tive uma visão muito clara de como queria que este álbum seria e precisava trabalhar nisso enquanto estava fresco.

 

Voltaste a trabalhar sozinho, como das outras vezes?

Sim, como sempre! Tenho trabalhado nesta fórmula desde que comecei a escrever quando tinha 14 anos, apenas uma guitarra, um amplificador, um ditafone e uma imaginação selvagem.

 

E no que diz respeito aos músicos, quem está contigo agora? A mesma equipa?

Não exatamente a mesma equipa. Embora adore o que Paul Hume & Tim Manford trouxeram para o 1º e 2º álbuns, eu precisava de uma abordagem de guitarra diferente. Queria uma onde mais retro ao estilo dos anos 80, por isso tive a honra de ter Miles Meakin dos Midnight City/Life Of A Hero na guitarra solo, Nigel Bailey dos Bailey/3 Lions/Dirty White Boyz no baixo e backing vocals, Daniel Sings dos No Hard Feelings/Whyte Lyze no sax e o The Rogues Gallery Rock Choir de Mitchell nos vocais de apoio.

 

Precisamente, esse grande The Rogues Gallery Rock Choir está novamente presente. Qual é o seu input desta vez?

Oh sim, como sempre! Qualquer desculpa serve para ter os meus amigos músicos/cantores e família de volta para se juntar à festa. Apenas escolhemos as nossas peças e empilhamo-las dezenas de vezes para criar essa vibração gospel.

 

A pandemia afetou de alguma forma o ritmo de criação deste novo álbum?

Não, muito pelo contrário! Naquela altura, o confinamento estava a começar a diminuir, pelo que para mim não foi diferente, já que, de qualquer maneira, geralmente estou trancado no meu estúdio.

 

Hot Endless Summer Nights é considerado o teu trabalho mais ambicioso até agora. Porquê? O que adicionaste de novo desta vez?

É mais uma abordagem ambiciosa tecnicamente, já que tive que tocar os teclados e passei muito tempo a pesquisar e a procurar os sintetizadores mono/poli dos anos 80 certos para cada faixa individual. Além disso, tive que me transportar de volta no tempo para arrancar essas inspirações e experiências que tive no final dos anos 80. Assisti a filmes dos anos 80 e ouvi ótimas bandas sonoras de nomes como Vince DiCola, John Cafferty, John Parr, Survivor, etc.

 

É verdade que viajaste de costa a costa captando os sons da cultura americana que incluíste nas tuas canções? Onde é que esse aspeto é mais visível neste álbum?

Sim, escrevi e propositalmente registei isso com um sabor definitivo dos anos 80 em mente. Em 1989, fechei um grande contrato de publicação com a Warner Chappell e viajei pelos EUA com o meu manager para encontrar possíveis investidores para escrever para TV, filmes e o lançamento de álbum. Durante esses meses aprendi muito e ganhei uma valiosa experiência, tocando ao vivo e gravando em vários locais. E de qualquer forma sempre gostei do estilo AOR, porque na altura estava numa banda chamada Fantazia e tocávamos canções originais por todo o Reino Unido. Eu sempre tive uma ligação com esse estilo de música. Os anos 80 não tiveram apenas uma vasta gama de música de alta qualidade, mas também bandas sonoras de filmes matadores, como provavelmente podes ouvir em certas faixas.

 

Por que escolheste um título como Hot Endless Summer Nights? Parece um título festivo em tempos de crise, não concordas?

Essa é uma ótima maneira de olhar para as coisas e, sim, encaixa-se com uma festa num momento de crise, acho eu. É muito mais simples do que isso, Hot Endless Summer Nights é enquadrado como uma relação que tive com a cena musical dos EUA nos anos 80 e a escala absoluta de como isso teve impacto em mim naquele momento.

 

Considerando que és uma pessoa sempre envolvido em diversas áreas, podes dizer-nos em que projetos estás agora?

Pediram-me para escrever/gravar e tocar em vários projetos e também estou a trabalhar em mais coisas minhas. No ano passado, encontrei uma mala de couro marrom cheia de fitas que tinham ideias que eu estava a escrever para Kiss Of The Gypsy. Quando as ouvi, percebi exatamente o que estava à procura na altura. Talvez os vá gravar como um lançamento KOTG com uma torção. Sempre quis escrever e gravar um álbum de Natal, álbum que acabei de começar, mas não estará pronto até o próximo Natal. Também estou a brincar com a ideia de escrever, gravar e lançar um álbum a solo de rock cru pois as ideias que tenho até agora são muito promissoras.

 

Obrigado, mais uma vez, Tony. Queres acrescentar mais alguma coisa ou deixar alguma mensagem para os teus fãs?

Só quero agradecer a todos que me apoiaram durante estes anos e que continuam a fazê-lo. Ainda me surpreende que agora, mais do que nunca, estou a ganhar novos fãs de todas as idades graças à maravilha da internet e partilha. Isto significa muito, portanto, obrigado por comprarem os álbuns que me permitem continuar a criar mais músicas para lançamentos futuros. Mantenham a bandeira do rock hasteada, meus amigos hardrockeiros.


Comentários