Entrevista: Marco Mattei

 


Out Of Control é o disco quer marca a estreia a solo de Marco Mattei, músico italiano actualmente a residir nos EUA. Antigo membro dos DeBlaise e da banda de tributo aos Rush, The Snowdogs, Marco Mattei conseguiu juntar um conjunto de excelentes músicos que ajudaram as suas criações a serem guindadas a um patamar superior. Fiquem, então, com as suas considerações.

 

Olá, Marco! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. Out Of Control é o teu primeiro álbum a solo, por isso, podes apresentar-te a ti e aos teu trabalho aos rockers portugueses?

Muito obrigado, Pedro, por me receberes! O meu nome é Marco Mattei. Nasci e cresci na Itália, ouvindo Prog Rock e Rock. Estudei guitarra com Max Rosati e toquei em várias bandas locais. Saí de Itália e vivi em seis países diferentes, em três continentes diferentes, explorando as diferenças culturais, agarrando as influências musicais e aprendendo o valor da diversidade. Atualmente, moro nos EUA e continuo a explorar diferentes estilos musicais como compositor, músico e produtor, colaborando com artistas de todo o mundo.

 

Quais são os teus objetivos e ambições com este álbum a solo?

Oh... essa é uma grande questão. O meu impulso criativo vem da necessidade de compartilhar perceções, pensamentos e sentimentos, refletindo sobre o que acontece na minha vida e no mundo... uma espécie de autoanálise que se traduz em música. Acho que o meu objetivo e ambição é compartilhar com o maior número de pessoas possível as mensagens de inclusão contidas no álbum através das músicas que adorei criar.

 

Este novo projeto é composto por vários nomes icónicos. Podes falar-nos sobre eles e do papel que tiveram no resultado final?

Eu escrevi a música e as letras do álbum e comecei a colaborar com vários grandes músicos para as gravar. Principalmente pessoas com quem trabalhei durante os anos. Para uma das canções, Would I Be Me, tinha em mente um som e um groove específicos. Perguntei a vários bateristas se eles podiam tocar ao estilo de Jerry Marotta, mas ninguém pôde. Portanto, tive a ideia maluca de perguntar ao próprio Jerry (imaginei que ele provavelmente seria o melhor para tocar ao estilo de Jerry Marotta... - risos) e, depois de ouvir a música, ele foi suficientemente gentil para concordar em tocá-la. Aí, ele sugeriu que Tony Levin deveria tocar o baixo nessa música. Estás a brincar comigo Jerry? Claro que Tony combinaria perfeitamente com a bateria de Jerry! Tinha outra música, Void, com uma parte de bateria muito técnica no final e achei que Chad Wackerman seria ideal para isso. E ele fez um trabalho incrível. Outra música, Picture In A Frame, tem assinaturas estranhas, mas eu queria que fluísse sem problemas. Pat Mastelotto é um mestre nisso. Resumindo, a contribuição desses nomes icónicos foi muito funcional para o projecto, para a sua música e para mim foi um sonho que se tornou realidade ter alguns dos meus heróis musicais a tocar as minhas músicas e a ajudar-me a realizar a minha visão musical.

 

Como definirias Out Of Control?

É um álbum de rock progressivo no sentido amplo da palavra, com influências de dream pop, folk e world music. O meu som é caraterizado por arranjos em várias camadas e uma grande variedade de instrumentos. Gosto da ideia de que múltiplas audições continuam a revelar novas dimensões para a música.

 

Este álbum e a banda foram criados durante os confinamentos? Que influência isso teve no teu trabalho?

O projeto começou antes do confinamento, mas a maior parte do álbum foi gravada durante o confinamento. 24 músicos diferentes de muitos países diferentes ao redor do mundo colaboraram no projeto. Portanto, a colaboração teria sido principalmente remota de qualquer maneira. Na verdade, acho que a situação de confinamento favoreceu o projeto, já que músicos que normalmente estariam em tournée tinham mais tempo disponível.

 

Como foi o processo de gravação com todas estas circunstâncias? Alguma vez sentiste o trabalho fora de controle?

Bem, quando tentas coordenar tantos músicos diferentes para colaborar remotamente, às vezes as coisas podem parecer fora de controlo. A tecnologia disponível hoje ajuda muito, mas devo dizer que o que a tornou uma grande experiência foi a musicalidade, o profissionalismo e a sensibilidade de todos que colaboraram. Eu sou muito grato a todos esses músicos incríveis e sinto-me humilde pelas suas habilidades e musicalidade.

 

E quanto às tuas bandas - DeBlaise e a banda de tributo aos Rush, The Snowdogs? Ainda estão ativas?

DeBlaise é uma banda que parou de tocar ao vivo quando saí da Itália para morar no estrangeiro. No entanto, nunca nos separamos. Mantivemos contacto e recentemente começamos a colaborar remotamente na música dos DeBlaise. Realmente espero que isso leve a algum lugar. Neste entretanto, todos os membros do DeBlaise, Gianni Pierannunzio, Duilio Galioto e Paolo Gianfrate estão presentes no meu álbum a solo. Os Snowdogs separaram-se, também quando saí de Itália, mas das suas cinzas Gabriele Ferrari criou uma nova banda de tributo aos Rush, chamada La Villa Strangiato. Eles são um dos melhores tributos ao Rush e têm estado em tournée pela Europa nos últimos dez anos. Continuei a colaborar com eles misturando e produzindo as suas gravações ao vivo.

 

Este será um projeto de apenas um álbum ou tens intenções de continuar esta aventura?

Certamente pretendo continuar esta aventura e já comecei a escrever o álbum seguinte.

 

Muito obrigado, mais uma vez, Marco. Projetos e ambições para o futuro? Podes contar-nos algo a este respeito?

Obrigado, para ti, novamente pelo convite. Como referi, comecei a escrever o álbum seguinte. Espero que, pelo menos parcialmente, seja gravado com mais sessões presenciais e já estou ansioso para ver como ficará!


Comentários