Entrevista: Rachel Flowers

 

A multi-instrumentista e compositora californiana Rachel Flowers mostra-se num novo trabalho de grande qualidade. Bigger On The Inside é um dos melhores exemplos de como fazer symphonic progressive rock de forma criativa e tocante nos dias de hoje. Um verdadeiro musical que se revela uma autêntica montanha-russa de emoções. Fomos falar com a artista que nos contou tudo a respeito deste seu novo trabalho.

 

Olá, Rachel! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. O teu terceiro álbum, Bigger On The Inside, já foi lançado. O que nos podes dizer sobre o making of desse álbum?

Obrigado. Comecei a escrever algumas das músicas para este álbum por volta de 2016 e 2017. Comecei a compor This Is The Way I Am em 2012, mas não tinha toda a tecnologia para ouvir a música como eu a imaginava. Assim que consegui as minhas bibliotecas de sons, pude terminar as composições. Estou muito feliz com isso.

 

O álbum foi lançado em outubro. Como têm sido as primeiras reações da imprensa e dos fãs

É muito emocionante ouvir as reações dos fãs e da imprensa. Tenho recebido muitas críticas positivas e várias das minhas músicas têm sido tocadas em muitos programas de rádio de todo o mundo!

 

Este é um álbum que te representa como compositor e multi-instrumentista - Bigger On The Inside?

Obrigado. Sempre quis criar música que demonstrasse o meu amor por grandes sons como o órgão e bibliotecas de samples de orquestra. É o que eu tenho ouvido na minha cabeça há algum tempo.

 

Neste álbum, foste responsável por todos os instrumentos, mas pergunto-te se tiveste a ajuda de alguns convidados?

Eu sou responsável por todos os instrumentos deste álbum. Às vezes, não tenho certeza se outros músicos tocariam a minha música da maneira que eu a ouço, portanto adoro poder tocar todos os instrumentos.

 

Sentes-te confortável a trabalhar dessa forma, com toda a responsabilidade sobre os teus ombros?

Na maioria das vezes, sinto-me muito confortável tendo toda a responsabilidade sobre os meus ombros. A única coisa que me impede é que as bibliotecas de sons que uso para recriar baterias e orquestras não são acessíveis aos cegos, pelo que tenho uma pessoa com visão que me ajuda a configurar os modelos orquestrais e, aí, posso, eu própria, ter acesso as amostras de som.

 

Referiste que te inspiraste em Ambrosia, Frank Zappa e Keith Emerson enquanto compunhas o álbum. Como conseguiste cruzar essas influências e algumas outras como os importantes momentos cinematográficos?

Gosto de pegar nas minhas técnicas favoritas de qualquer artista e misturá-las para criar o meu próprio som. É divertido trabalhar nessas coisas sozinha, experimentando no momento, trabalhando nas estruturas da música, até que esteja terminada. Sempre adorei os sons enormes de bandas sonoras de filmes, como Titanic, do falecido James Horner. Essa banda sonora usa muitas trompas, coros de sintetizadores, vários baixos orquestrais e vocais femininos angelicais. Depois houve o Three Fates Project que Keith Emerson fez com a orquestra sinfónica, pegando nas suas melodias clássicas e adaptando-as a um som orquestral. Eu também faria covers de músicas pessoais favoritas desses artistas como um exercício para praticar as minhas técnicas de produção. É muito emocionante!

 

Este álbum tem mais partes de guitarra elétrica. Por que escolheste este caminho?

Eu escolhi ter mais guitarras elétricas neste álbum, porque os meus álbuns anteriores eram mais dirigidos ao piano. Há dicas de guitarras nesses álbuns anteriores e, enquanto fazia versões de várias músicas de rock de artistas como King Crimson, comecei a compor mais com a guitarra. O que adoro na guitarra elétrica é a capacidade de dobrar notas, algo que um piano não faz. Posso criar o meu próprio vibrato, selecionar diferentes captadores para o tom que procuro e tocar acordes muito poderosos. Tanto o meu amplificador Vox Valvetronix quanto meu pod de guitarra permitem-me escolher qualquer som que imagine. É um instrumento empolgante de tocar!

 

Mas também, usas muitos órgãos. Que tipo de abordagem tentaste com isso?

Sim, adoro o órgão. Quando eu era pequena, ouvia o som de um enorme órgão de tubos! Teve um impacto poderoso em mim! Os pedais de baixo tocariam notas extremamente baixas além do piano! Eu queria recriar essa sensação com a biblioteca de samples de órgãos de tubos Garritan para chegar o mais perto que conseguisse. Na altura, o órgão Hammond era um dos meus favoritos, por causa do alto-falante Leslie, dos efeitos percussivos e dos cliques nas teclas. Os organistas de jazz tocavam muito blues e gospel com as suas mãos e pés e os organistas de rock traziam o lado agressivo, adicionando muita distorção! Emerson foi um artista que misturou esses dois elementos, e isso foi algo que eu quis homenagear com este álbum. O meu órgão Nord C2D é capaz de capturar o realismo dos efeitos do órgão Hammond de forma brilhante!

 

Além dos teus álbuns a solo, tens participações em alguns outros projetos. Estás a trabalhar com alguém atualmente?

Não, de momento não estou a trabalhar com ninguém, mas tem sido muito emocionante colaborar com várias pessoas nos seus projetos pessoais. Alguns dos artistas com quem consegui gravar são Marcelo Paganini, Michael Sadler dos Saga e também Stratospheerius.

 

Para apresentar este álbum tiveste datas agendadas no ProgStock e também a abertura para os Asia. Esses espetáculos chegaram a realizar-se? Como foi a receção das novas músicas?

Tocar nesses espetáculos foi muito bom e foi emocionante para sentir a reação do público ao meu crescimento como artista.

 

Sei que tens ideias para um álbum de jazz ou um álbum de fusão de jazz/hip-hop. Como estão as coisas neste momento?

As coisas estão a ir bem para esses próximos álbuns. O álbum de jazz está perto de ser concluído e pedi a um dos meus amigos que encontrasse alguns músicos para sopros de verdade para dar vida às músicas. O álbum de fusão de hip hop está a passar por várias mudanças de ideias, como organizar as músicas, o que vou me sentir confortável para lançar, etc.

 

Mais uma vez, muito obrigado. Queres acrescentar mais alguma coisa ou mandar alguma mensagem para os teus fãs?

De nada! Eu gostaria de dizer aos meus fãs, obrigado por apoiarem o meu novo álbum, e eu gostaria de manter a música a tocar. Continuo à espera que as coisas melhorem no Ano Novo.


Comentários