Entrevista: SchwertMann

 

Bart Schwertmann é a fantástica voz que tem dado vida aos não menos fantásticos temas dos Kayak. Agora que a banda neerlandesa anunciou a sua tour final, Schwertmann dedicou-se ao seu projecto a solo há muito começado e idealizado, mas sempre adiado. E partindo das suas experiências negativas em termos de saúde, construiu a sua obra conceptual de relevo – Theater Of Grief. Com isto em vista fomos falar com o vocalista que nos explicou pormenorizadamente tudo a respeito deste disco, do seu passado e do seu futuro.

 

Olá, Bart! Em primeiro lugar, obrigado pela disponibilidade. Depois do lançamento álbum Out Of This World dos Kayak, o que fizeste?

Heey Pedro, obrigado por teres notado o Theater Of Grief de SchwertMann, é uma honra estar em Via Nocturna! Após o lançamento de Out Of This World, concentrei-me totalmente no meu próprio álbum Theater Of Grief. Devido aos confinamentos e falta de espetáculos, acabei por ter essa oportunidade. Além disso, colaborei com Marco Bernard e Kimmo Prösti em álbuns de The Samurai Of Prog.

 

SchwertMann é o teu novo projeto. Quando e porque decidiste avançar para ele?

Quando o covid começou e todos os espetáculos foram cancelados, decidi usar esse tempo incomum de não tournée para entrar em estúdio e cumprir o meu desejo há muito acalentado: terminar e gravar o álbum conceitual que eu já havia começado a escrever antes do covid.

 

O que tinhas em mente quando estavas a escrever essas músicas? O estilo musical dos Kayak foi uma influência ou tentaste fugir disso?

Sempre tive o desejo de fazer um álbum com um conceito ou um tema. E deparei-me com um evento pessoal na minha vida. Há alguns anos, muito antes de ingressar nos Kayak, eu já vinha a lutar com sérios problemas nas costas. A investigação médica finalmente mostrou que era uma hérnia. Fiquei muito tempo impossibilitado de me apresentar ao vivo no palco e também perdi o meu emprego no atendimento a deficientes. Durante o processo de reabilitação que se seguiu, descobriu-se que também havia um esgotamento negligenciado. Estruturalmente tinha trabalhado muito duro e muito por um período muito longo. Não liguei aos sinais que o meu corpo e a minha mente me deram. Esse anúncio desagradável, mas esperado, foi um grande alerta para mim. Ficou imediatamente claro que eu tinha que fazer várias coisas de maneira diferente na minha vida. E tive que me reinventar. Fui à procura de um novo e melhor eu. Usei o processo de luto pelo qual passei como diretriz para o álbum Theatre Of Grief. Comecei com uma tela vazia onde tinha em mente fazer um álbum variado. Para mim não há limites na música, portanto, basicamente, tudo pode acontecer. Para este álbum eu procurei os extremos. Não acho que os Kayak tenham tido um papel significativo ao escrever a música, simplesmente porque várias peças já tinham sido escritas antes de me juntar à banda. Além do facto de que toda a formação teve um papel no álbum (já agora, os elementos fizeram um excelente trabalho). A minha música e a música dos Kayak têm pouco em comum, acho eu, exceto que a música de ambos pode ser muito melódica. Muitas vezes escolho uma abordagem firme para a música. Regularmente escrevo as minhas músicas a partir de riffs de guitarra (pesados) e progressões de acordes na guitarra. Eu sei que Ton Scherpenzeel escreve a maioria das suas maravilhosas músicas no piano. No entanto, escrevi a música Supernatural Forces nas teclas do piano depois de termos terminado a tournée dos Kayak de 2019. Mais tarde, adicionei os riffs de guitarra. As minhas músicas são geralmente muito mais curtas do que as músicas dos Kayak.

 

A pandemia tem algo a ver com isso?

A pandemia deu-me a oportunidade e tempo para completar o Theater Of Grief em paz. Se o covid 19 não existisse e não houvesse uma pandemia, provavelmente teria usado esse tempo para fazer uma tournée (risos). Portanto, a pandemia também teve uma pequena vantagem para mim.

 

Como foi o processo de gravação nessas circunstâncias estranhas?

Após a fase de pré-produção, o meu produtor Niels Lingbeek e eu tocamos todas as partes básicas nas faixas de bateria programadas criadas no software de bateria (guitarras e teclas básicas primeiro). Depois disso, geralmente tocava baixo. Quando o baixo foi tocado para nossa satisfação, os músicos convidados entraram em cena. Pensamos cuidadosamente sobre quem era adequado para tocar cada música. Devido aos confinamentos, os músicos convidados tiveram que gravar a maioria das suas partes no seu próprio estúdio. O baterista Peter Ten Wolde já havia tocado as suas fantásticas faixas de bateria antes do Covid, assim como o guitarrista Robbert Hanenberg e o teclista Ard Offers. Marcel Singor, Kristoffer Gildenlöw e Ton Scherpenzeel tocaram as suas partes nos seus próprios estúdios. O baterista Hans Eijkenaar tocou a sua faixa de bateria no Sound Vision Studio em Arhem. O baterista Dirk Bruinenberg veio ao nosso estúdio e tocou a sua faixa de bateria no Mastersound Studio Muntendam sob estritos regulamentos Covid. Entretanto, recebemos uma grande parte das gravações via transferência. Eu indiquei aos músicos onde a parte relevante deveria começar e terminar. Tudo no meio foi gratuito para o músico convidado em questão, carta branca porque tenho total confiança nas habilidades de cada músico. No início do processo de gravação, antes do Covid eu era mais rígido e queria ouvir as partes exatamente como tinha em mente. Aos poucos, abandonei essa forma de pensar e passei a confiar cada vez mais nas qualidades dos músicos convidados e de Niels. Estou mais do que satisfeito com o que conseguiram! Depois de todas as partes instrumentais terem sido tocadas, avaliamos os arranjos finais e decidimos que instrumentos chegaram ao mix final. Por fim, fiz os vocais principais e de apoio. Niels então fez as misturas finais, que geralmente são 90% do resultado final. Geralmente concordávamos rapidamente sobre o que ainda precisava mudar. Não tive nenhum problema com a exclusão rigorosa se isso beneficiar o resultado final.

 

Theater Of Grief é um épico conceptual. Podes contar-nos em que consiste a história?

Como disse antes, sofri uma hérnia e burnout. Por esta razão eu atravessei um processo de reabilitação e luto. Usei o processo de luto como uma diretriz para o conceito de Theater Of Grief. Basicamente, trata-se principalmente de atingir o fundo do poço e reconstruir a tua vida novamente. Acho que a pessoa torna-se uma pessoa diferente, quando por um processo de luto.

 

É referido como tendo aqui a tua melhor performance vocal de todos os tempos. Como reages a essas afirmações? Como trabalhaste esse aspeto desta vez?

Em primeiro lugar, adoro que as pessoas tenham notado que eu forcei os meus limites vocais! Se ouvires os vocais do álbum, há muita variação. Eu usei técnicas e níveis de som muito diferentes para tornar as diferentes atmosferas nas músicas ainda mais claras. Por exemplo, usei sussurros, rapping, belting e overdrive. Uma voz pode ser uma ferramenta muito forte para expressar emoções diferentes. E principalmente é sobre Emoções que este álbum trata. So Tired é uma das minhas músicas favoritas do álbum. Vocalmente, há muitos extremos interessantes nesta música. Num momento o vocal soa suave, frágil e vulnerável. No momento seguinte, soa muito alto, gritante e raivoso, como se todo o inferno se tivesse soltado. Eu adoro quando isso acontece na música. Durante a gravação, não tenho efeitos como reverb ou compressão ativados. Eu quis gravar com a voz que ouço na minha cabeça. Todos os vocais são gravados completamente simples e secos. Gosto de brincar com a compressão natural da minha voz. Não facilitei as coisas vocalmente e aceitei alguns novos desafios. Basicamente, permiti-me deixar qualquer coisa acontecer vocalmente e estou muito grato por isso ainda ser possível aos 51 anos.

 

Em relação ao processo criativo com quem trabalhaste?

Basicamente, escrevi a maioria das músicas, exceto Antelope e So Tired, que foram co-escritas com Niels Lingbeek. Fiz a composição, pré-produção e gravação dos vocais e do baixo no meu próprio estúdio. Prefiro trabalhar sozinho e em paz no meu próprio estúdio. Levo o tempo que for necessário para escrever e elaborar uma música. Normalmente, as ideias surgem rapidamente e imediatamente tenho uma ideia sobre no que se deve tornar e como deve soar. Geralmente demora um pouco mais de tempo para elaborar os arranjos. Quando estou satisfeito, envio a ideia da música ao meu produtor Niels Lingbeek. Niels dá a sua opinião e tem sempre boas ideias para levar a música a um nível mais alto. Se nós os dois estivermos felizes com a ideia da música, gravaremos. No caso de So Tired, não sabia muito bem o que fazer. Tinha uma ideia em mente para uma música com diferentes atmosferas. Um pouco maníaco-depressivo, pode dizer-se. Na altura não me sentia bem, mas senti a necessidade de colocar o meu estado de espírito daquele momento numa música. Depois de gravar os efeitos vocais bizarros, senti que faltava algo na ideia. No que me dizia respeito, a música já estava no lixo, mas Niels ouviu ali uma boa música. Niels mandou-me para casa com a tarefa de criar outros riffs de guitarra para as passagens pesadas. O próprio Niels escreveu o refrão. Eu escrevi alguns riffs ao estilo Queensryche e isso juntou tudo. Niels Lingbeek e eu conhecemo-nos da minha primeira banda Galaxy. Niels foi guitarrista na última formação dos Galaxy e também escreveu músicas e letras para a banda. Depois da separação dos Galaxy, continuamos a escrever e gravar músicas juntos. Niels entrou mais no seu papel como meu produtor e eu tornei-me mais o artista. Niels está sempre a juntar as próprias ideias brilhantes, tornando-o muito melhor do que era. O som que Niels pode criar é incrível. É capaz de reproduzir as músicas e ideias que tenho a um nível muito alto. Acho que formamos uma grande equipa juntos, estamos sempre à procura do melhor resultado possível. Eu sei que às vezes posso ser muito exigente e entrar muito nos detalhes de estúdio durante a gravação, mistura e arranjo. Às vezes, as pessoas ficam loucas por trabalhar comigo porque não me satisfaço facilmente. Niels mantém a cabeça fria e tem muita paciência. Estou-lhe muito grato por isso.

 

E quanto aos músicos? Quem está contigo neste lançamento?

Tive a honra de trabalhar com alguns velhos e novos amigos da música, todos eles ridiculamente bons no que fazem. Ard Offers (Perfect Storm/Galaxy) e Niels Lingbeek (Galaxy) são dois velhos amigos da minha primeira banda Galaxy, ambos músicos muito talentosos e ainda amigos íntimos. Eu toquei com Peter Ten Wolde em Boulevard e Vanderlinde. Peter é um baterista insanamente versátil e uma pessoa muito fixe. Eu vi o virtuoso guitarrista Robbert Hanenberg a tocar numa banda de versões há uns anos atrás. Sempre achei que ele tocava muito bem na divisão de bandas de versões. Pedi-lhe o solo de Panic Mode. Ele superou-se. Fui avisado por um colega cantor sobre o baterista Dirk Bruinenberg (Maiden United/Elegy), um baterista de metal muito bom. Além de uma bateria matadora em Supernatural Forces ele também fez a percussão nessa faixa. Marcel Singor (Kayak/Fish/Ayreon), Kristoffer Gildenlöw (Kayak/Pain Of Salvation), Ton Scherpenzeel (Kayak/Camel/Earth And Fire) e Hans Eijkenaar (Kayak/Anouk/The Voice) ofereceram os seus serviços musicais altamente qualificados para Theater Of Grief, formando juntos a atual linha de sucesso dos Kayak. Estou grato por ter esta liga de cavalheiros extraordinários a bordo.

 

Todas estas músicas foram compostas nos últimos anos ou vêm de ao longo da tua carreira?

A maioria das músicas de Theater Of Grief foram escritas há algum tempo, apesar disso, não acho que essas músicas tenham perdido nada em expressividade. Eu acho que isso é principalmente porque as letras são pessoais e baseadas em eventos e circunstâncias da minha própria vida. Além das músicas deste álbum, na verdade escrevi muitas músicas depois disso, talvez para um próximo álbum.

 


Este é apenas um projeto para um único álbum ou tens a intenção de continuar a criar mais coisas para outros álbuns a solo?

Eu gostaria de gravar mais alguns álbuns. Já existem muitas músicas, mas também estou sempre ocupado a escrever material novo.

 

Muito obrigado, mais uma vez, Bart. Projetos e ambições para o futuro? O que nos podes adiantar?

Por enquanto o meu foco é, até maio, na tournée de despedida europeia que vamos fazer com os Kayak. Enquanto isso, um álbum será lançado em maio pela minha primeira banda Galaxy, chamado Runaway Men. Este álbum contém gravações de 25 anos atrás, música Neo-Prog muito bonita. Eu também tenho vários outros lançamentos este ano, inclusive com The Samurai Of Prog e Cyril Whistler’s Tears Of The Wolf. Depois de maio, considerarei o meu futuro musical. Na altura fico livre para o mercado e abro-me a novos desafios musicais. Talvez eu monte uma banda em torno do Theatre Of Grief e faça uma tournée com ela. Também não descarto que possamos tocar ao vivo o álbum que ainda não foi lançado dos Galaxy. Seguidores da Via Nocturna, fiquem atentos porque tudo pode acontecer num futuro próximo!


Comentários