Entrevista: Brandon Teskey

 


Dois álbuns de grande categoria no mesmo ano e com projetos diferentes. Não é comum nem é fácil de acontecer, mas foi o que se passou com Brandon Teskey. Com a sua banda Until de Sun, lançou o espetacular Drowning In Blue e, um pouco mais tarde, a solo, lançou Screaming Into The Void. Ambos muito bem recebidos pela equipa de Via Nocturna e pelos amantes do rock de tendências blues e jazzisticas. Embora em coletivo e a solo, as matrizes não sejam propriamente as mesmas, a qualidade de grandes canções mantêm-se. E, pelos vistos, um novo álbum dos Until The Sun já está a caminho. Confiram com esta entrevista com o extraordinário guitarrista Brandon Teskey.

 

Olá, Brandon! Como estás? Obrigado, por esta nova oportunidade! Recentemente falámos a respeito do teu álbum com os Until The Sun. Como é que este novo álbum a solo surge? É uma continuação do trabalho da tua banda ou não tem nada a ver com isso?

Olá, é um prazer. Obrigado pelo teu tempo para falar novamente comigo. Sim, o meu novo álbum a solo é um pouco diferente do material de Until the Sun. Embora haja vocais em quatro das músicas, no geral é muito mais instrumental e, embora ainda desafiadoramente enraizado no blues, tem mais diversidade de estilos, incluindo jazz, fusion e rock.

 

Screaming Into the Void é o teu segundo álbum a solo. Em que pontos é semelhante ou diferente do primeiro?

O meu primeiro álbum solo, The Chime, provavelmente tem uma pegada mais rock e eletrónica no geral. Também tem diversidade de influências estilísticas, mas Screaming Into The Void é provavelmente um pouco mais bluey e jazzístico. Acho que cresci como músico desde a produção do meu primeiro álbum. Quando o comecei, estava naquela altura em que comecei a dar o salto como guitarrista. A cada álbum tento esforçar-me como músico e escritor e melhorar. Outra grande diferença entre este álbum e o meu primeiro, foi que no primeiro, exceto a bateria, fiz tudo sozinho. Toquei baixo em todas as partes, mas no meu novo álbum, trabalhei com um grupo de músicos de classe mundial, que incluí teclados e saxofone em algumas das músicas. Com este álbum estou muito focado em criar uma obra de arte completa do início ao fim, ao invés de apenas uma coleção de boas músicas.

 

Sentes-te mais livre para compor fora dos Until The Sun? O que há de diferente entre os dois projetos?

Não necessariamente mais livre, já que eu escrevi a maioria das coisas nos lançamentos anteriores dos Until The Sun, mas Until The Sun é mais uma banda de Blues Rock e o meu material a solo vai em direções diferentes musicalmente. Provavelmente, para o meu material a solo, estou mais num cruzamento entre Miles Davis e Jimi Hendrix.

 

Quando, no processo de composição, decides que uma música poderá ser para um álbum a solo ou para Until The Sun?

Há algumas das músicas que desafiadoramente poderiam ter ido para qualquer um dos lados, como When The Sun Goes Down, To Not Go Blind ou Spider's Web. Portanto, há algum cruzamento estilístico, mas, geralmente, se a música que estou a escrever é uma faixa instrumental ou se desvia para a arena do jazz fusion, planeio como um lançamento a solo. Eu também gosto de incluir alguns blues e rock nos meus álbuns a solo e essas músicas podem ir para qualquer lado.

 

De que forma a pandemia afetou a criação deste álbum?

Provavelmente aumentou um pouco o meu foco. Foi um momento desafiadoramente estranho para todos. Pode ter aberto a disponibilidade de alguns dos outros músicos que tocaram neste disco, que de outra forma estariam em tournée.

 

Como decorreu o processo de gravação no Arizona? Tudo como planeado?

Correu bem. Estava a trabalhar com músicos excelentes, portanto apelas lhes mostrei a música, dei instruções mínimas e deixei que eles fizessem o que sabem fazer melhor. As músicas, melodias, progressões de acordes e letras (se fossem músicas com vocais) já as tinha escrito antes, mas todos os solos e camadas foram, na sua maioria, improvisados. Foi gravado no Minds Eyes Studio durante um período de cerca de cinco ou seis dias antes de começarmos a misturar. Eu usei as minhas duas guitarras principais na maior parte do álbum. Uma Fender Stratocaster 1965 e uma Gibson Les Paul Custom 1969. Liguei a um Marshall Plexi e Fender Vibroverb e esse foi o meu som principal. Para a música To Not Go Blind usei uma Gibson L-1 acústica com 100 anos de idade.

 

Podes apresentar mais detalhadamente o que apresentas neste álbum?

Claro, a primeira música, Screaming Into The Void começa com uma introdução psicadélica que leva a uma música de rock. A segunda música, Vertigo On The Heights Of Desire, é mais uma balada de jazz rock. A terceira música, que eu canto, chama-se When The Sun Goes Down e é uma melodia simples de blues rock. E continua assim. Algumas músicas inclinam-se de uma forma ou de outra estilisticamente, mas todas elas fundem esses elementos.

 

Incluíste três versões. Porque esses temas em particular?

Sim, três das músicas do álbum são covers. A primeira é uma música de Freddy King, Side Tracked, que é uma música de blues muito boa. Sempre gostei dessa música e nunca recebeu a notoriedade de alguns de outros instrumentais de Freddy King, como Hideaway ou Stumble, que todos fizeram covers. Por isso, achei que seria uma boa música de blues para fazer. Autumn Leaves foi a primeira música de jazz que aprendi. A minha avó disse-me que era a sua música favorita há alguns anos, portanto, incluía parcialmente para ela e porque gosto da música. Aprendi como um instrumental de Jazz, mas eu queria tocá-la como uma balada de rock acústica com canto. A terceira música é uma de John Coltrane, Equinox, que é uma das minhas favoritas dele.

 

Quem são os músicos que te acompanham neste álbum?

Além de mim, o meu baterista dos Until The Sun, Chris Tex tocou bateria, Jon Nadel, da banda de fusão Marbin tocou baixo em tudo. Alyssa Swartz, também dos Until The Sun, cantou em duas das músicas e fez backing vocal em algumas outras. Will Kyriazis tocou teclado e Danny Markovitch dos Marbin tocou saxofone em Equinox.

 

Mais uma vez obrigado, Brandon. Queres acrescentar algo mais ou enviar uma mensagem para os teus fãs?

Obrigado, mais uma vez, por falares comigo! E para os fãs, apenas obrigado por ouvirem e por todo o apoio. O novo álbum está disponível em todos os lugares em que a música digital é vendida, portanto confiram se ainda não o fizeram e espero que gostem! Atualmente, acabei de terminar outro álbum dos Until The Sun. É um álbum ao vivo composto principalmente de material novo que também será lançado como um vídeo de concerto. Estou muito animado com isso. Acredito que é a melhor coisa que fizemos como banda até agora e isso também será lançado em breve.


Comentários